Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2000 - 11h08

Primeiro-ministro iugoslavo renuncia ao cargo

Publicidade

da Reuters
em Belgrado (Iugoslávia)

O primeiro-ministro iugoslavo, Momir Bulatovic, importante aliado do ex-presidente Slobodan Milosevic, renunciou hoje, provocando a queda do Parlamento, informou em um comunicado o governo federal.

A renúncia, que a agência de notícias estatal Tanjug afirmou ter ocorrido após conversas com o novo presidente, Vojislav Kostunica, marcou um crescimento das forças políticas anti-Milosevic, depois que o Parlamento sérvio concordou em ser dissolvido e convocar eleições para dezembro.

"De acordo com as disposições da Constituição iugoslava, o governo federal continuará a cumprir suas obrigações até a formação de um novo governo federal", disse o comunicado.

A queda do ministério de Bulatovic abre caminho para os partidários de Kostunica ganharem ministérios e reforçar o controle do país, depois da revolta popular que forçou Milosevic a deixar o poder.

Líder do Partido Socialista do Povo de Montenegro, Bulatovic, foi um seguidor fiel de Milosevic na última década, primeiro como presidente de Montenegro, república-irmã da Sérvia na Federação Iugoslávia, e depois como primeiro-ministro.

Bulatovic também foi um feroz oponente do presidente de Montenegro, Milo Djukanovic, que fez a aproximação da pequena república com o Ocidente, provocando a desconfiança de Milosevic.

  • Leia mais sobre a crise na Iugoslávia

    Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página