Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2006 - 07h58

Princesa Kiko doa cordão umbilical de herdeiro do trono japonês

Publicidade

da Efe, em Tóquio
da Folha Online

A princesa japonesa Kiko, que deu à luz um filho, o primeiro herdeiro ao Trono a nascer na família imperial em 41 anos, anunciou seu desejo de doar o cordão umbilical a um banco de sangue.

25.mai.2006/Reuters
Princesa Kiko, que deu à luz um menino nesta quarta-feira
Princesa Kiko, que deu à luz um menino nesta quarta-feira
O chefe da equipe médica que atende à princesa, Masao Nakabayashi, afirmou que Kiko, 39, aceitou a retirada do sangue do cordão umbilical para "ajudar outras pessoas".

Segundo Nakabayashi, diretor do hospital Aiiku, de Tóquio, o cordão umbilical pode ser doado a um banco de sangue, que aproveitaria as suas células-mães. Elas contêm todo o potencial genético necessário para a produção dos componentes do sangue e da medula espinhal, e são utilizadas para combater doenças graves como a leucemia.

A Rede de Bancos de Sangue de Cordões Umbilicais do Japão, que reúne 11 instituições em todo o país, disse hoje que chegam a 3.000 os transplantes realizados a partir do material armazenado, segundo a agência de notícias Kyodo. Nem o doador nem o receptor conhecem as identidades um do outro.

Trono

A notícia do nascimento de um menino põe fim a um longo período de especulações sobre uma crise na linha de sucessão ao trono.

O menino é o terceiro na linha, atrás de seu tio --o príncipe herdeiro Naruhito, 46-- e seu pai, o príncipe Akishino, 40.

O nascimento aconteceu cerca de uma hora depois da divulgação da notícia de que Kiko iria ser submetida a uma cirurgia de cesárea em um hospital particular de Tóquio.

O menino, cujo nome ainda não foi anunciado, nasceu às 8h27 (20h27 desta terça-feira, no horário de Brasília), com 2,558 kg, informou o palácio.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Nascimento do filho da princesa Kiko pode mudar sucessão no Japão

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a princesa Kiko
  • Leia o que já foi publicado sobre a linha sucessória japonesa
  • Leia o que já foi publicado sobre o Japão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página