Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2006 - 10h30

Primeiro-ministro iraquiano deve realizar visita ao Irã

Publicidade

da Folha Online

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki, anunciou neste sábado que planeja realizar uma visita ao Irã na próxima segunda-feira (11), poucos dias após o vice-primeiro-ministro do país, Barham Saleh, ter ido ao país vizinho.

Segundo comunicado do gabinete do governo do Iraque divulgado hoje, Al Maliki ficará dois dias no Irã.

A viagem "irá confirmar o estabelecimento de relações equilibradas e amistosas, baseadas no interesse comum e no respeito à soberania dos dois países sem nenhuma interferência em assuntos internos", diz o comunicado.

Saleh visitou a capital do Irã, Teerã, como chefe de uma delegação que incluiu representantes dos ministérios de Estado para Assuntos Externos, do Comércio, do Planejamento e das Finanças.

Maliki, que é xiita, tem laços próximos com o Irã --país majoritariamente xiita.

Em julho de 2005, o ex-primeiro-ministro iraquiano, Ibrahim al Jaafari, fez uma visita ao país --a primeira desde a invasão americana de 2003, que derrubou o ditador do país, Saddam Hussein.

O Iraque vem buscando reaproximação com o Irã desde a queda de Saddam. Entre 1980 e 1988, a guerra ocorrida entre os dois países deixou mais de um milhão de mortos em ambos os lados.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob Tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página