Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2006 - 08h33

Em 5º aniversário do 11/9, Al Qaeda ameaça fazer novos ataques

Publicidade

da Folha Online

O egípcio Ayman al Zawahiri, homem mais importante da rede terrorista Al Qaeda depois do líder Osama bin Laden, fez novas ameaças aos Estados Unidos e seus aliados, principalmente Israel e países do golfo Pérsico, e disse que ações semelhantes às ocorridas em 11 de Setembro contra Nova York já estão em andamento.

As novas ameaças da Al Qaeda coincidem com o quinto aniversário dos ataques terroristas contra os EUA, há exatos cinco anos, nos quais morreram cerca de 3.000 pessoas.

AP
Trecho de vídeo divulgado pela Al Qaeda; rede faz novas ameaças em aniversário de 11/9
O "braço direito" de Bin Laden pediu a todos os muçulmanos que intensifiquem seus ataques contra os EUA e instou a rejeição da população libanesa à resolução 1.701 do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que definiu o cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista libanês Hizbollah --cujo conflito de 34 dias deixou cerca de 1.400 mortos [1.200 deles no Líbano].

As ameaças de Al Zawahiri foram veiculadas em duas transmissões distintas --pelas redes de TV CNN e Al Jazira--, embora aparentemente façam parte da mesma gravação, com imagem e áudio.

O novo vídeo da Al Qaeda aparentemente possui técnica mais sofisticada. A gravação, com duração de uma hora e 16 minutos, possui legenda em inglês e parece ter sido feita recentemente, pois, entre outras coisas, Al Zawahiri cita o seqüestro de dois soldados israelenses levado a cabo pelo Hizbollah em 12 de julho último, ação considerada o estopim dos conflitos entre o grupo xiita e Israel.

"Eu peço que eles [líderes ocidentais] não percam tempo defendendo suas forças no Iraque e no Afeganistão. Estas forças estão fadadas ao fracasso... Vocês precisam reforçar suas defesas em duas regiões (...) no golfo Pérsico, onde vocês também serão derrotados no Iraque e sua política econômica será atingida", disse Al Zawahiri.

"O próximo [alvo] é Israel. A 'jihad' está se acirrando e colocará fim à supremacia dos cruzados sionistas", acrescentou.

A ameaça de ataques contra o golfo Pérsico -- principal região exportadora de petróleo no mundo-- reforça ameaças anteriores de Bin Laden de atacar plataformas de petróleo na região.

A Al Qaeda já havia qualificado países aliados aos EUA no Oriente Médio de "infiéis e traidores" e usou esse "pacto" com o Ocidente para justificar seus ataques.

Em fevereiro último, membros da Al Qaeda realizaram um ataque frustrado contra a maior plataforma de petróleo da Arábia Saudita. O grupo ameaçou realizar novas ações.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Ataques de 11/9 são considerados ápice do terrorismo global

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os cinco anos do 11/9
  • Enquete: EUA podem sofrer novo ataque como os registrados em 11/9?
  • Veja galerias de imagens do 11 de Setembro
  • Veja como foi o ataque às torres gêmeas em NY
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página