Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2006 - 08h07

Bento 16 celebra missa para 230 mil pessoas na Alemanha

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 230 mil pessoas se reuniram nesta terça-feira na esplanada de Islenger Feld, em Regensburg (Alemanha), para acompanhar a missa presidida pelo papa Bento 16, na qual o sumo pontífice disse que a ciência precisa se referir a Deus para entender a origem do mundo.

"O que existe na origem? A razão criadora, o espírito que opera em tudo e proporciona o desenvolvimento, ou a irracionalidade que, despojada de toda razão, produz estranhamente um universo ordenado de maneira matemática, assim como o homem e sua razão?", perguntou.

Reuters
Papa Bento 16 acena para fiéis, cerca de 230 mil, reunidos em Regensburg (Alemanha)
A fala do papa foi uma censura à teorias que chamou de "irracionais", que explicam a existência da humanidade como resultado do acaso.

"Neste caso, seria então apenas o resultado casual da evolução e, portanto, no fundo, também algo irracional", disse Bento 16, que durante sua carreira na Igreja católica foi professor de teologia dogmática na Universidade de Regensburg, na católica e conservadora Baviera.

Ainda nesta desta terça-feira, Bento 16 deve se reunir com cientistas e depois terá um encontro ecumênico com representantes das igrejas protestantes e ortodoxas.

Essa é a primeira visita de Bento 16 a Regensburg. O papa chegou ontem à noite à cidade, saindo de Marktl am Inn, sua terra natal. Ele ficará em Regensburg, onde vive seu irmão, Georg, 82, até quinta-feira, quando irá a Friesing e depois Munique, para em seguida retornar a Roma.

Leia mais
  • Erramos: Bento 16 celebra missa para 230 mil pessoas na Alemanha

    Especial
  • Veja galeria de imagens da viagem do papa à Alemanha
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa Bento 16
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página