Home > Em cima da hora > Atletismo

Chinesa leva ouro em prova dramática na marcha de 20 km

27/09/2000 - 23h30

das agências internacionais

A chinesa Wang Liping ganhou a medalha de ouro na marcha atlética feminina de 20 km das Olimpíadas de Sydney nesta quarta-feira, depois de uma competição dramática.

Wang venceu com o tempo de 1h29min05s, depois que as três atletas que lideravam a competição foram sendo desclassificadas uma a uma, já no final da prova.

A australiana Jane Saville foi a última a ser desclassificada exatamente quando estava entrando no estádio, onde termina a prova, sob os aplausos da multidão.

Quando ela percebeu que tinha recebido a terceira e última advertência por tirar os dois pés do chão ao mesmo tempo, a campeã dos 10 km nos Jogos da Comunidade Britânica de 1998 começou a chorar. Ela saiu da prova imediatamente, inconsolável.

"Eu vi o juiz tirar o cartão vermelho e pensei: "não, não!"... nada pode me consolar, só a medalha de ouro'', disse Jane.

A prata ficou com a norueguesa Kjersti Plaetzer (1h29min33s), enquanto a espanhola Maria Vasco ficou com o bronze (1h30min23s).

Enquanto elas celebravam seu inesperado sucesso no Estádio Austrália, a chinesa Liu Hongyu e a italiana Elisabetta Perrone ficaram amargamente decepcionadas.

Liu, campeã mundial e dos Jogos Asiáticos, foi desclassificada quando liderava a prova a 15 minutos do final.

Perrone ficou na liderança, mas também foi desclassificada. Depois de parar, inconformada, ela causou total confusão voltando à prova e ultrapassando a australiana para voltar a liderar a prova.

Parecia que a italiana, medalhista de prata das Olimpíadas de 1996 na marcha de 10 quilômetros, estava determinada a cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, mesmo desclassificada.

Mas logo que ultrapassou a australiana Perrone deixou a prova voluntariamente.

Desclassificações são comuns em provas de marcha, ocorrendo frequentemente nos últimos metros. A prova masculina dos 20 km, na última quinta-feira (21), também foi controversa.

O mexicano Bernardo Segura completou a volta olímpica depois de chegar em primeiro lugar, mas tinha sido desclassificado nos últimos passos.

O ouro foi para o polonês Robert Korzeniowski, que havia sido eliminado na marcha de 50 km nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, depois de entrar no estádio em segundo lugar.

Saiba quem já subiu ao pódio em Sydney

Confira a programação de hoje na Olimpíada

Confira o quadro de medalhas

Leia mais notícias sobre Sydney-2000 na Folha Online


Grupos de
discussão
Enviar
por e-mail
05/10/2000
16h41 Maurice Greene recusa US$ 500 mil para participar de competição

01/10/2000
06h56 EUA continuam com a hegemonia no atletismo

06h38 Atletismo tem o nível técnico mais baixo desde Londres-1948

05h53 Brasil frustra expectativa e ganha apenas uma prata

04h24 Etiópia é recordista de vitórias na maratona

04h21 Etíopes dominam a prova mais desgastante do atletismo

30/09/2000
19h00 Brasileiros querem terminar maratona entre os dez melhores

13h25 Para Quirino, medalha de prata é de ouro

08h36 Norte-americanos vencem o revezamento 4 x 400 m masculino

08h17 Russa ganha o salto em altura no desempate

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.