Home > Em cima da hora > Basquete

Brasil perde prorrogação e França segue invicta na Olimpíada

22/09/2000 - 02h06

da Folha Online

A seleção brasileira de basquete feminino sofreu sua segunda derrota nos Jogos de Sydney, ao perder para a França por 73 a 70 na prorrogação, em uma partida em que poderia ter vencido sem a necessidade do tempo extra.

Uma péssima apresentação na prorrgação sacramentou a derrota brasileira. O Brasil errou os três primeiros ataques e perdia por cinco pontos restando cinco segundos de jogo.

Janeth marcou 22 pontos, mantendo-se como a maior cestinha do torneio, mas, nos momentos decisivos, não recebeu a bola para decidir. Alessandra, que foi expulsa por faltas, marcou 18, assim como as francesas Yannick Souvre e Isabelle Fijalkowski.

O Brasil segue em terceiro no grupo, atrás da Austrália e da própria França, que estão invictas.

O equilíbrio deu a tônica do jogo, nos primeiros períodos.

No primeiro tempo, uma bola perdida pelo ataque brasileiro deu a tênue vantagem, na virada do jogo, por dois pontos para a França.

No segundo, melhor, o Brasil passou à frente e teve diversas chances para deslanchar no placar. Não o fez e deixou as francesas se recuperarem no final.

Quando faltavam 33 segundos, Janeth tentou roubar a bola, mas os árbitros deram bola francesa. A França ganhou o ataque e empatou a partida, 63-63.

Faltando 14 segundos, o Brasil foi ao ataque e Alessandra, debaixo da tabela, encestou a bola, mas cometeu a falta antes. A França ganhou o ataque e teve mais cinco segundos para tentar a vitória, mas não conseguiu marcar, mantendo o empate.

A partida foi, então, para a prorrogação, a primeira do basquete em Sydney-2000.

O Brasil começou muito mal, desperdiçando seus três primeiros ataques, até que Helen marcou de três pontos, diminuindo a vantagem francesa que já era de quatro.

No ataque seguinte, a França errou de três e o Brasil retomou o controle do placar, com um bom trabalho de pivô de Cíntia Tuiú.

Faltando 50 segundos, Janeth recebeu um toco e a França abriu três pontos no placar. Helen errou de três e as francesas ampliaram a vantagem. Na sequência, uma série de erros de chutes de trás da linha dos três, deram a vitória à França.

Leia mais sobre Sydney-2000 na Folha Online

Grupos de
discussão
Enviar
por e-mail
02/10/2000
12h20 Seleção feminina de basquete destaca união e superação

10h41 Jogadoras minimizam papel do técnico na conquista do bronze

09h12 Confusão com uniforme marca desembarque da seleção feminina

01/10/2000
00h54 Sem susto, EUA vencem a França e conquistam o ouro

30/09/2000
22h37 Janeth foi a cestinha do torneio olímpico

22h29 Lituânia bate Austrália e é tri-bronze

11h23 "Bronze teve gosto especial", dizem jogadoras

11h10 Depois do susto, EUA jogam pela honra

11h08 Lituânia luta pelo 'tricampeonato' do bronze

11h02 "Paciência foi a palavra-chave para conseguir o bronze", diz Barbosa

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.