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Entenda as regras do salto com obstáculos

30/09/2000 - 23h42

da Folha Online

A prova de salto de obstáculos avalia a potência, a habilidade e a obediência do cavalo no salto, além da capacidade de condução da montaria.

Em competições oficiais, os obstáculos não podem ultrapassar 1,60 m de altura.

Um competidor é punido se cometer faltas, como derrubar ou desviar de um obstáculo, refugar (recuar antes de dar um salto), ultrapassar o tempo limite, errar o percurso ou cair do cavalo.

Cada obstáculo derrubado equivale a quatro pontos de penalização. Se o cavalo recuar, o ginete é punido com a perda de três. Em relação ao tempo, cada meio segundo além do limite (98 segundos) significa meio ponto retirado. Se não completar uma passada, o atleta é desclassificado.

O vencedor é o conjunto que cometer o menor número de infrações, terminar o percurso no tempo menor ou alcançar o maior número de pontos, conforme o tipo de competição. O empate de dois ou mais conjuntos leva a um novo percurso para desempate.

Os obstáculos

Altura: 1,50 m a 1,60 m
Largura: 1,50 m a 2,20 m
Vertical: varas sustentadas por ganchos instaladas no paraflanos.
Oxer: dois obstáculos dispostos em ordem crescente para serem transpostos em um salto.
Triplo: três saltos seguidos.
Rio ou fosso: colocado logo após um arbusto ou obstáculo vertical, seguido de um tanque de água.
Cancela: semelhante a uma porteira.
Muro: simula uma parede. É feito com madeiras leves.
Duplos: dois saltos seguidos.
Tríplice: três obstáculos em ordem crescente que devem ser transpostos num único salto.
Encosta: são três obstáculos, mas com a barra do meio mais alta.

Glossário

Amazona: atleta feminina.
Cadência: o passo natural, o ritmo e a progressão de um cavalo.
Cego: cavaleiro ruim, que não enxerga as distâncias.
Chupeta: salto sem sincronia entre o cavaleiro e cavalo. O animal salta antes do previsto, deixando o cavaleiro "atrasado".
Georgete: salto sem sincronia em que o corpo do cavaleiro é projetado à frente.
Matungo: cavalo ruim.
Piaffer: marchar no mesmo lugar.
Passage: "piaffer" prolongado e em câmera lenta.
Recuo: movimentar o cavalo para trás.
Refugo: quando o cavalo pára diante de um obstáculo (ou em outro ponto da pista).
Turning: fazer o cavalo dar uma volta em torno de si mesmo.
Zerar: cumprir o percurso sem faltas.

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