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Entenda as regras do salto com obstáculos
30/09/2000 - 23h42
da Folha Online
A prova de salto de obstáculos avalia a potência, a habilidade e a obediência do cavalo no salto, além da capacidade de condução da montaria.
Em competições oficiais, os obstáculos não podem ultrapassar 1,60 m de altura.
Um competidor é punido se cometer faltas, como derrubar ou desviar de um obstáculo, refugar (recuar antes de dar um salto), ultrapassar o tempo limite, errar o percurso ou cair do cavalo.
Cada obstáculo derrubado equivale a quatro pontos de penalização. Se o cavalo recuar, o ginete é punido com a perda de três. Em relação ao tempo, cada meio segundo além do limite (98 segundos) significa meio ponto retirado. Se não completar uma passada, o atleta é desclassificado.
O vencedor é o conjunto que cometer o menor número de infrações, terminar o percurso no tempo menor ou alcançar o maior número de pontos, conforme o tipo de competição. O empate de dois ou mais conjuntos leva a um novo percurso para desempate.
Os obstáculos
Altura: 1,50 m a 1,60 m Largura: 1,50 m a 2,20 m Vertical: varas sustentadas por ganchos instaladas no paraflanos. Oxer: dois obstáculos dispostos em ordem crescente para serem transpostos em um salto. Triplo: três saltos seguidos. Rio ou fosso: colocado logo após um arbusto ou obstáculo vertical, seguido de um tanque de água. Cancela: semelhante a uma porteira. Muro: simula uma parede. É feito com madeiras leves. Duplos: dois saltos seguidos. Tríplice: três obstáculos em ordem crescente que devem ser transpostos num único salto. Encosta: são três obstáculos, mas com a barra do meio mais alta.
Glossário
Amazona: atleta feminina. Cadência: o passo natural, o ritmo e a progressão de um cavalo. Cego: cavaleiro ruim, que não enxerga as distâncias. Chupeta: salto sem sincronia entre o cavaleiro e cavalo. O animal salta antes do previsto, deixando o cavaleiro "atrasado". Georgete: salto sem sincronia em que o corpo do cavaleiro é projetado à frente. Matungo: cavalo ruim. Piaffer: marchar no mesmo lugar. Passage: "piaffer" prolongado e em câmera lenta. Recuo: movimentar o cavalo para trás. Refugo: quando o cavalo pára diante de um obstáculo (ou em outro ponto da pista). Turning: fazer o cavalo dar uma volta em torno de si mesmo. Zerar: cumprir o percurso sem faltas.
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