Home > Em cima da hora > Tênis

Com 'time dos sonhos', Austrália fica sem ouro no tênis

27/09/2000 - 06h43

da Folha Online

Quando foram anunciados os jogadores que iriam compor as chaves olímpicas do tênis, a Austrália, um dos países que mais fanáticos pelo esporte, declarou que contava com o "Dream Team", o time dos sonhos do tênis masculino.

Com Patrick Rafter, Lleyton Hewitt, Mark Philippoussis e Andrew Ilie, nas simples, e Mark Woodforde e Todd Woodbridge nas duplas, os australianos estavam certos de que abocanhariam não uma, mas várias medalhas.

As primeiras rodadas foram avassaladoras. Hewitt, 20 anos e quarto colocado no ranking, caiu na primeira, diante do bielo-russo Max Mirnyi, o parceiro com quem havia ganho o Aberto dos EUA, duas semanas antes.

Ilie, 78 do mundo, foi eliminado pelo espanhol Fernando Vicente, também na rodada inicial.

Na segunda rodada, foi a vez do "queridinho" da torcida australiana, Patrick Rafter, que havia sido cotado para levar a tocha na cerimônia de abertura da Olimpíada. Rafter perdeu para o canadense Daniel Nestor, por 2 sets a 0.

Todas as esperanças "aussies" foram parar nas mãos do "bad boy" Mark Philippoussis, criticado pelo próprio Rafter desde que desistiu de defender a Austrália na semifinal da Copa Davis, contra o Brasil, em julho último.

Acusado de falta de patriotismo, Philippoussis perdeu para Ievguêni Kafelnikov, nas quartas-de-final, e deu adeus à medalha na chave de simples.

Restava a teen Jelena Dokic, que é de origem iugoslava, que foi até a semifinal, mas perdeu para a russa Elena Dementieva e não teve chances na disputa do bronze diante da experiente Monica Seles.

Na final das duplas, Woodforde e Wodbridge, os Woodies, tinham tudo para, literalmente, salvar a pátria. Depois de vencerem o primeiro set, perderam três sets para os canadenses Sebastien Laureau e Daniel Nestor, e tiveram tendo que engolir a medalha de prata, a única da Austrália no tênis olímpico.

Confira as chaves de Sydney
  • chave masculina
  • chave feminina
  • chave de duplas masculinas
  • chave de duplas femininas

    Leia mais notícias sobre Sydney-2000 na Folha Online

    Grupos de
    discussão
    Enviar
    por e-mail
  • 30/09/2000
    01h11 Guga conquista o ouro na modalidade arquibancada

    28/09/2000
    04h37 Irmãs Williams arrasam holandesas e conquistam o ouro

    02h52 Kafelnikov confirma o favoritismo e fica com o ouro no tênis

    27/09/2000
    19h15 Espanhóis comemoram bronze nas duplas com beijo

    15h56 Kafelnikov é favorito na decisão do ouro

    06h43 Com 'time dos sonhos', Austrália fica sem ouro no tênis

    04h20 Canadenses surpreendem e batem Woodies na final das duplas

    00h55 Arrasadora, Venus conquista ouro em 55 minutos

    00h04 Bronze nas duplas vai para a Espanha, com Corretja e Costa

    26/09/2000
    23h37 Di Pasquale vence suíço e fica com o bronze

    Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.
    É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.