Home > Em cima da hora > Vôlei

Brasil conquista o bronze no feminino e repete feito de Atlanta

29/09/2000 - 23h49

da Folha Online

A seleção brasileira feminina de vôlei repetiu hoje seu feito de Atlanta-96 e conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Sydney.

As brasileiras venceram os Estados Unidos na disputa do terceiro lugar por 3 sets a 0 (25/18, 25/22 e 25/21) e conseguiram a revanche contra a equipe que tirou aquela que seria a primeira medalha do Brasil entre as mulheres em uma Olimpíada, nos Jogos de Barcelona-92.

Na ocasião, os EUA venceram o Brasil na disputa do bronze por 3 sets a 0. Na Olimpíada seguinte, em Atlanta, finalmente uma mulher do país conquistaria uma medalha. O Brasil venceria a Rússia e conquistaria o bronze no vôlei feminino, depois de as duplas de vôlei de praia terem conquistado o ouro e a prata.

No jogo de hoje, o Brasil encontrou poucas dificuldades para vencer as norte-americanas, que não têm tido grandes resultados no cenário internacional nos últimos anos.

No último Grand Prix, os EUA ficaram em sexto lugar, enquanto o Brasil foi terceiro. No Mundial, o Brasil foi quarto colocado e as norte-americanas ficaram em um modesto 13º lugar.

Contando com grande atuação da atacante Leila, que faz aniversário neste sábado, e com boa variação de jogadas de ataque, com Virna e Érika, o Brasil passou fácil pelo primeiro set, fazendo 25 a 18.

No segundo, as norte-americanas reagiram e acertaram seu bloqueio, principalmente com Danielle Scott. As brasileiras demoraram para se encontrar no set, mas no final conseguiram virar para fechar em 25 a 22.

Desestabilizadas, as jogadoras dos EUA foram uma "presa fácil" no terceiro set. O Brasil chegou a abrir sete pontos de vantagem em 24 a 17. Os EUA salvaram três match points e cehegaram a fazer 24 a 21, mas no final o Brasil fechou o último set em um ataque de Virna explorando o bloqueio.

Brasil: Janina (8), Fofao (1), Leila (13), Valewska (5), Virna (16), Erika (16), Ricarda (líbero). Entraram: Elisangela (1), Karin, Kely, Kátia.

Estados Unidos: Scott (11), Bown (7), Walsh, Ah Mow (3), Cross-Battle (15), Tom (8), Sykorar (líbero). Entraram: Noriega (5).

Local: Enterteinment Centre, em Sydney
Juiz: Stoyan Stoyanov (BUL)

Leia mais sobre vôlei na Olimpíada de Sydney

Conheça as jogadoras da seleção brasileira de vôlei

Conheça os jogadores da seleção brasileira de vôlei

Leia mais notícias sobre Sydney-2000 na Folha Online



Grupos de
discussão
Enviar
por e-mail
01/10/2000
02h14 Campeã, Iugoslávia nunca havia conquistado um título internacional

01h44 Iugoslávia faz 3 a 0 na Rússia e conquista o ouro no masculino

30/09/2000
23h33 Itália vence Argentina e conquista "bronze de consolação"

22h48 Prioridade é substituir "veteranas"

22h46 Leila anuncia despedida da seleção

09h55 Itália tenta um "bronze de consolação" contra a Argentina

08h00 Rússia e Iugoslávia decidem a medalha de ouro no masculino

02h29 Cuba vira contra a Rússia e conquista inédito tricampeonato olímpico

00h45 Vítória brasileira é revanche dos Jogos de Barcelona-92

00h21 Medalha é "presente" para Leila e Walewska

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.