|
28/12/2004
MARCELO BERABA
A tragédia na Ásia ainda é a manchete de todos os jornais, que têm números de mortos e desaparecidos atualizados.
Folha - "Vítimas na Ásia são mais de 23 mil".
"Estado" - "Já são 24 mil os mortos pelas ondas gigantes".
"Globo" - "Mortes em maremoto na Ásia sobem para 23 mil".
Os jornais brasileiros destacam o drama da família da diplomata carioca Lys Amayo D'Avola, até ontem dada como desaparecida na Tailândia com o filho de dez anos. A morte dos dois foi confirmada hoje.
Outro drama, a guerra do tráfico no Rio que já incendiou oito pessoas, não teve espaço nas capas dos jornais de SP.
Redundância
São redundantes o editorial "Tragédia na Ásia" e a coluna "Terra em transe", certamente escritos pelo mesmo jornalista. Não é a primeira vez que ocorre.
A pesquisa histórica e o enfoque filosófico justificam um artigo e a chamada na primeira página do jornal, mas não a repetição.
Tragédia na Ásia
> A Folha informa que Lia Amayo Rodrigues de Jesus, tia da diplomata Lys Amayo desaparecida na Tailândia, é atriz e participa da novela da Globo "Senhora do Destino". "Globo" e "Estado" informam que a mãe da diplomata, Tereza Amayo, é que é atriz e trabalha na novela.
A Folha informa que a família de Lys no Rio passou o dia evitando a imprensa, mas "Globo" e "Estado" trazem aspas da mãe da diplomata.
Folha e "Estado" têm análises diferentes sobre as conseqüências da tragédia na economia da região atingida: na Folha, "Impacto econômico na região será pequeno" (A9); no "Estado", "Desastre natural é catástrofe econômica" (A15). É possível que os dois tenham exagerado.
Banco Santos
A Folha continua melhor na cobertura dos desdobramentos da intervenção no Banco Santos e no histórico de seus problemas e irregularidades. O "Estado", no entanto, informa hoje que "Congresso pode investigar o Banco Santos" e que "CVM anuncia abertura de inquérito".
A coluna do Luís Nassif, "O Banco Santos e o BC", aponta mais caminhos para a cobertura da Folha.
"Dinheiro"
Segundo o "Estado", "Nova tabela do IR prevê corte de até 6,8% na alíquota".
"Esporte"
Segundo o "Globo", Romário anunciou que pára de jogar: "O adeus de Romário: 'Parei'".
|