Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

30/03/2007 - 02h30

Ambiente



"O fechamento do porto da multinacional Cargil em Santarém (PA) foi comentado na primeira página de diversos jornais europeus por trazer impactos ambientais negativos à região. Mesmo assim, o fato teve pouca repercussão na mídia nacional, incluindo a Folha. Será que isso evidencia o nosso descaso para com assuntos internos dessa natureza, obviamente tão importantes para nosso país como também vitais para o resto do mundo?"

MAURO GOLIN (São Paulo, SP)




Racismo



"Gostaria de lembrar que a Lei do Ventre Livre, lei nº 2.040, foi promulgada em 28 de setembro de 1871 pelo visconde do Rio Branco e assinada pela princesa-regente Isabel, em nome do imperador dom Pedro 2º. Assim, independentemente de comprovações, um negro que tenha sido escravo e, conseqüentemente, açoitado, um dia que fosse, deveria ter, no mínimo, uns 136 anos de idade. Logo, se a ministra está se referindo a casos específicos e atuais, ela não deveria generalizar. Por outro lado, se ela se refere a um momento histórico de nosso país, haja amargura para durar tantos anos, não é mesmo? Ainda mais num país tão pardo e, por isso mesmo, tão miscigenado quanto o nosso."

OCTAVIO FERRAZ BROCHADO DE ALMEIDA FILHO (São Paulo, SP)



"Muito se tem falado sobre a entrevista da ministra Matilde Ribeiro à BBC Brasil, com alguns achando que ela deveria ser demitida. Eu acho que não precisa demitir, o que é preciso é acabar com essa Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial por ser absolutamente desnecessária, inoportuna e destituída de qualquer finalidade.
Uma das perguntas do jornalista foi que ela mencionasse realizações concretas de sua secretaria nos quatro anos de sua existência. A única que ela mencionou foi que o Prouni distribuiu 200 mil bolsas para alunos carentes, das quais 63 mil para negros e 3 mil para indígenas. Se a proporção de negros e índios é muito parecida na população brasileira, por que o número de bolsas dos negros foi 20 vezes superior ao dos indígenas? Foi uma evidente prova de racismo, um exemplo de promoção da desigualdade racial."

JOÃO HENRIQUE RIEDER (São Paulo, SP)




Vices



"Não é de hoje que ouço aqui e ali que o rejeitado prefeito paulistano, Gilberto Kassab, não recebeu nem um voto sequer. Engano. Quem votou em José Serra também o fez em Kassab, uma vez que a chapa era formada por candidato a prefeito e a vice, respectivamente do PSDB e do PFL. Está mais do que na hora de deixarmos de paternalismo (lá se vai quase um quarto de século que eleições diretas são periódicas) a assumir nossa responsabilidade como eleitor.
Longe de ser arquiteto de obra pronta e sem querer entrar no mérito do quão reles tem sido a administração Kassab, a saída de Serra para disputar a Presidência ou o governo paulista eram favas absolutamente contadas. Então quem não quisesse Kassab à frente do município que não elegesse Serra. Ele, por sua vez, que avaliasse esse pormenor, se fosse o caso (fato é que faltavam elementos...). Incrível que depois de Sarney, Itamar e Alckmin o eleitor ainda não tenha aprendido que vice existe _e é eleito por nós, sim!"

LUÍS PEREZ (São Paulo, SP)




TV estatal



"Não consigo entender a falta recursos para a saúde e educação (segundo o presidente, setores com os quais não se pode brincar). As rodovias estão em situação precárias, enfim, alega-se que falta recursos em todos os segmentos. No entanto, o governo resolve criar um canal de TV estatal para propagandear suas mentiras a um custo que não se sabe quanto, pois o cabide de emprego ainda não foi quantificado.
As obras do Pan no Rio de Janeiro ainda não acabaram e o orçamento já extrapolou em mais de 600%. Um erro de orçamento nessa proporção na iniciativa privada ocasionaria a demissão por justa causa de toda a diretoria responsável e, para completar a casta privilegiada, políticos e ministros se concedem um aumento porque o que recebem não é o suficiente para sua manutenção. E nós mortais temos que nos sujeitar (nos virar) com R$ 350."

SILVANO ANTONIO CASTRO (São Paulo, SP)
 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página