Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

01/05/2007 - 02h30

Octavio Frias de Oliveira

"Com a partida do senhor Octavio Frias de Oliveira, a Folha acabou de criar o seu mais importante caderno: 'Saudades'."

CARLOS GASPAR (São Paulo, SP)

"A grandeza do trabalho de Octavio Frias de Oliveira encontra poucos paralelos na história da imprensa brasileira. Sua luta pela independência, liberdade de expressão e pluralidade permanecem como legado não apenas dos jornalistas, mas de todos os brasileiros que buscam construir uma nação mais justa. A cidadania brasileira perde um líder e um exemplo esforço e comprometimento com valores que permanecem além da pessoa.
Solidarizo-me com a dor da família e tenho certeza de que vocês saberão fazer jus e dar continuidade aos princípios que Octavio Fria de Oliveira sempre defendeu, materializados no seu monumental empreendimento, o Grupo Folha."

RICARDO YOUNG, presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (São Paulo, SP)

"Prezado Luis Frias, em nome da Bolsa de Valores de São Paulo _Bovespa, gostaria de manifestar a nossa solidariedade à família Frias e aos colaboradores do Grupo Folha por ocasião do falecimento do empresário Octavio Frias de Oliveira. Como publisher do Grupo Folha, Frias teve atuação fundamental para a redemocratização do Brasil. Por meio das páginas da Folha de S.Paulo, que transformou no maior e um dos mais importantes jornais do país, Frias sempre defendeu ideais que visavam o fortalecimento da sociedade civil, da livre iniciativa e do desenvolvimento da nação.
O jornalismo brasileiro e o país sentirão a falta de Frias, de sua coragem e da sua lucidez. Entretanto, temos a certeza de que o legado de sua obra ficará eternamente marcado em nossa história, como um exemplo para as demais gerações."

RAYMUNDO MAGLIANO FILHO, presidente da Bovespa (São Paulo, SP)

"Com a morte de Octavio Frias de Oliveira, o Brasil perdeu um cidadão e empresário dos mais notáveis, que contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da imprensa brasileira e o conseqüente fortalecimento da democracia no país."

ROBERTO EGYDIO SETUBAL, presidente do Banco Itaú Holding Financeira (São Paulo, SP)

"A Federação Israelita do Estado de São Paulo, em nome da comunidade judaica paulista, presta seu tributo e manifesta seu pesar pelo falecimento de Octavio Frias de Oliveira, um grande homem, que sempre esteve a serviço da ética e da liberdade em sua constante luta pela conquista da democracia.
Todos sentimos a perda dessa personalidade, que, com seu espírito empreendedor, fez da Folha um dos mais influentes jornais do país. Que sua memória seja abençoada."

JAYME BLAY, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

"A Fundação Editora da Unesp lamenta a perda de Octavio Frias de Oliveira, editor que inaugurou uma nova fase do jornalismo nacional, marcado prioritariamente pela postura crítica, espírito investigativo e pluralidade de idéias. O Brasil perde um homem que deixa como legado um jornalismo que foge do consenso e do lugar-comum. Nossos pêsames ao Grupo Folha e aos familiares."

JOSÉ CASTILHO MARQUES NETO, diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp (São Paulo, SP)

"Expresso à família Frias e ao Grupo Folha, em meu nome e em nome da direção da Rhodia, os sentimentos de pesar pelo falecimento de Octavio Frias de Oliveira, um exemplo de cidadão que contribuiu fortemente para o progresso da nossa sociedade como dirigente de um dos mais importantes grupos de comunicação do Brasil."

MARCOS A. DE MARCHI, presidente Rhodia América Latina (São Paulo, SP)

"Nos anos 60, quando foi implantada a única reforma tributária de verdade de que se tem memória, com a criação do sistema de débito e crédito fiscal do ICM, fiquei amigo de Luiz Arrobas Martins, secretário da Fazenda de São Paulo, quando eu era secretário da Fazenda da Bahia.
Numa vinda a São Paulo, visitei o senhor Octavio Frias de Oliveira, juntamente com Arrobas, e, ao cumprimentá-lo como 'insigne jornalista', ele me respondeu, já então, que era, na verdade, empresário. Foi essa visão que fez da Folha um grande jornal e uma grande empresa."

BORIS TABACOF, vice-presidente do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose (São Paulo, SP)

"Com profunda tristeza recebi a notícia do falecimento de Octavio Frias de Oliveira. Além de sua árdua luta pela democracia brasileira, já sabida por todos que o conheceram, foi fundamental na área da saúde, auxiliando a consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) e programas de interesse de toda a população. Sua contribuição foi enorme, inestimável.
O jornalismo perde um líder. O Brasil perde um de seus maiores exemplos de correção, sinceridade, obstinação e visão de futuro. Perde uma referência, um exemplo."

LUIZ ROBERTO BARRADAS BARATA, secretário de Estado da Saúde de São Paulo (São Paulo, SP)

"Com o passamento de Octavio Frias de Oliveira, São Paulo e o país perdem um importante ícone do jornalismo brasileiro. Empreendedor, apaixonado pela vida e pelo trabalho, Octavio Frias de Oliveira figurará em nossa história como uma das principais referências na luta pela redemocratização do Brasil. Aos familiares, amigos e profissionais com quem ele convivia, as minhas sinceras condolências."

ALFREDO COTAIT NETO, secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

"Envio meu pesar à família Frias pelo falecimento do empresário e publisher do Grupo Folha, Octavio Frias de Oliveira, um homem de coragem, pioneiro e à frente do seu tempo. Sempre com respeito à pluralidade de opinião, Octavio Frias de Oliveira foi incansável na luta pela liberdade de idéias, de expressão e de imprensa e preocupava-se com as questões sociais. Com sua perseverança e determinação, fez do Grupo Folha um dos mais importantes e respeitados do país."

FLORIANO PESARO, secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (São Paulo, SP)

"Ao Grupo Folha e aos familiares, desejo expressar meus sentimentos pela perda de um dos maiores homens públicos desse país. Como jornalista e empresário, Octavio Frias de Oliveira escreveu uma história singular de honra, coragem e criatividade a favor da liberdade e do futuro do Brasil."

JOSÉ POLICE NETO, vereador pelo PSDB-SP e líder do governo na Câmara Municipal de São Paulo (São Paulo, SP)

"A Universidade São Marcos presta sua solidariedade à família de Octavio Frias de Oliveira e aos seus colaboradores do Grupo Folha. Com espírito empreendedor e sempre aberto às novidades, Octavio Frias construiu um grupo de comunicação que perfila entre as excelências de liberdade de expressão e de gestão empresarial do Brasil moderno."

ERNANI BICUDO DE PAULA, reitor (São Paulo, SP)

"A ousadia de investir na transformação e a coragem de empreender são marcas que o empresário Octavio Frias de Oliveira deixa para as gerações que o sucederão. E esse legado se traduz naquela que, para nós, empresários e profissionais de comunicação corporativa, é sua maior obra: a Folha, testemunho diário de uma vida plena de realizações a serviço do Brasil."

JOSÉ LUIZ SCHIAVONI, presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação _Abracom (São Paulo, SP)

"Lamento profundamente a dolorosa informação do falecimento do publisher da Folha, Octavio Frias de Oliveira. Manifesto minha solidariedade com pesar a todos seus familiares e a todos do Grupo Folha. Sua humildade, bondade e inteligência servirão de exemplo para gerações futuras. Peço a Deus que acolha em sua infinita bondade o 'seu Frias'."

ANTONIO JULIO PEDROSO DE MORAES, diretor, editor responsável da Tribuna do ABCD (São Caetano do Sul, SP)

"Durante os oitos anos em que convivemos, o 'seo' Frias me deu algumas das melhores lições de jornalismo e de vida que eu tive _e pelas quais lhe sou eternamente grato. Abraço amigo ao Otavio, ao Luís e à Cristina."

TEODORO GOTTFRIED MEISSNER, jornalista (Vinhedo, SP)

"É com enorme pesar que recebemos a notícia do falecimento do publisher do Grupo Folha, Octavio Frias de Oliveira.
Nós, jornalistas, gostaríamos de expressar a inestimável contribuição que o empresário deu para o desenvolvimento da imprensa e da comunicação no país na segunda metade do século. Sem dúvida, o seu notável desempenho no passado nos deixou importante legado para a realização, hoje, de nossas atividades.
Recebam nosso respeito e consideração."

RICARDO VIVEIROS, Oficina de Comunicação (São Paulo, SP)

"Todos os brasileiros ficaram órfãos com o passamento de Octavio Frias de Oliveira. Eu o conheci na década de 60, quando saímos do 'Correio Paulistano' e fundamos o 'Notícias Populares', que, mais tarde, foi comprado pelo Grupo Folha e depois substituído pelo 'Agora'.
À família e ao Grupo Folha, que a partir de hoje herdam a responsabilidade de continuar esta obra genuinamente brasileira, minha solidariedade e meus sentimentos por prantearmos Octavio Frias de Oliveira."

JOSÉ RENATO DOS SANTOS (São Paulo, SP)

"A trajetória de Octavio Frias de Oliveira expressa a crença de que o otimismo da vontade pode prevalecer sobre o pessimismo da razão.
O senhor Frias fará falta no universo da imprensa brasileira e, em especial, para os que tiveram o privilégio de com ele conviver. Com muito pesar."

PEDRO DEL PICCHIA, jornalista (São Paulo, SP)

"Nossas condolências à família enlutada e a todos do Grupo Folha."

CLARICE PEREIRA E LINK TEAM, Link Portal da Comunicação (São Paulo, SP)

"Meus pêsames ao Brasil, à família de um grande brasileiro, com quem tive a honra de trabalhar por mais de 20 anos na Sucursal da Folha, em Brasília, e a todos os que continuam a manter cada vez mais vivo o sonho do querido amigo Frias."

RUBEM AZEVEDO LIMA (Brasília, DF)

"Na condição de ex-colaborador da Folha e 'Datafolha', venho manifestar minhas sinceras condolências aos filhos Luís Frias e Otavio Frias Filho, e aos membros da família, do notável empresário e insigne jornalista Octavio Frias de Oliveira, devido ao seu falecimento. Que Deus o tenha!"

PAULO SERGIO MORAES DE MOURA (São Paulo, SP)

"Envio nosso sentimento de profundo pesar a todos da família Frias e aos colaboradores da Folha pelo passamento do grande cidadão brasileiro Octavio Frias de Oliveira."

GERMINAL POCÁ, diretor de Relações com Investidores da Sanepar _Companhia de Saneamento do Paraná (Curitiba, PR)

"Grande homem público, na mais autêntica acepção do termo, Octavio Frias de Oliveira contribuiu como poucos para a construção de uma sociedade brasileira democrática ao transformar a Folha num espaço ímpar de debate e reflexão sobre os temas relevantes do país e do mundo.
Em nome do conselho diretor e dos filiados da Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma), envio nossa mensagem de solidariedade e condolências à família Frias."

CIRO MORTELLA, presidente executivo da Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (São Paulo, SP)

"À sra. Dagmar Frias de Oliveira e aos filhos Maria Helena, Otavio, Maria Cristina e Luís, envio o meu mais sincero pesar pelo falecimento de Octavio Frias de Oliveira. Trata-se de uma perda inestimável para o jornalismo e para a democracia brasileira. Sua inteligência e independência, aliadas à argúcia com que conduziu um dos mais importantes grupos jornalísticos, tornou-o um dos personagens mais relevantes da vida política, econômica e empresarial brasileira. É uma perda para todos nós que defendemos a pluralidade, o contraditório e a defesa enfática dos interesses do país."

SERGIO MACHADO, presidente da Transpetro (São Paulo, SP)

"Venho apresentar meus pêsames à família de Octavio Frias de Oliveira e ao Grupo Folha. Aproveito para agradecer publicamente a esse grande homem por ter criado um jornal tão democrático como a Folha."

PAULO BETTI, ator (São Paulo, SP)

"Gostaria de manifestar meus profundos sentimentos pelo passamento do grande brasileiro e criador Octavio Frias de Oliveira. Que sua brilhante trajetória possa servir de guia, referência e exemplo permanentes para o futuro do jornalismo em todo o mundo."

DANIEL TAUBKIN (São Paulo, SP)

"Não o conhecia pessoalmente, nem sou personalidade, nada disso, mas admirava Octavio Frias de Oliveira pela coragem com que defendeu seus ideais e a busca pela liberdade de expressão, tão vilipendiada em nosso país."

MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

""Seu' Octavio, descanse, pois o senhor merece! Meus sentimentos a toda a família."

VITOR ALESSANDRO DE PAIVA PORTO (São José dos Campos, SP)

"A Folha sempre esteve presente na minha vida, desde a infância, razão pela qual, como leitora diária, tenho o sentimento de pertencer, mesmo numa outra esfera, mais extensa e expandida, do coração desse jornal.
E é na condição de pertencimento indireto no Grupo Folha que compartilho com todos os profissionais o sentimento de perda de um grande ser humano, digno da nossas admiração e respeito. Estamos consternados.
Abraço solidário a todos, especialmente aos familiares do 'seu Frias'."

ÂNGELA LUIZA S. BONACCI (São Paulo, SP)

"Externo meus sentimentos aos familiares e aos que trabalham na Folha por tão triste evento. Um abraço e parabéns pelo seu excelente trabalho na Folha."

MAURIZIO MARCHETTI (São Paulo, SP)

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página