NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Carlos Heitor Cony
cony@uol.com.br
  30 de janeiro de 2001
  O lixeiro e o rock
   
   
 

Num romance mais ou menos autobiográfico, contei o episódio que aconteceu comigo por ocasião de um Congresso Eucarístico em São Paulo. No encerramento, perante um milhão de pessoas reunidas no Vale do Anhangabaú, o entusiasmo da multidão dava vivas a Jesus Sacramentado. E o representante do papa proclamava pelos alto-falantes que o triunfo da Fé só teria igual quando todos estivéssemos no céu, gozando a beatitude divina por toda a eternidade.

Fui encarregado de sair, antes de se encerrar a cerimônia, para ir buscar o bonde especial que nos levaria de volta ao seminário. De batina e sobrepeliz, corrri pelas ruas laterais e desertas, para desencavar o tal bonde que estava à nossa espera. De repente, esbarrei com um lixeiro da Limpeza Pública que varria o chão atapetado de flores por onde passara a procissão triunfal de um milhão de crentes.

Ele estranhou o rapaz de batina correndo pela rua como se fosse um ladrão, um batedor de carteira. Decidi parar e comentar o que estava acontecendo. O triunfo de Jesus Sacramentado. Agora, só no céu teríamos espetáculo igual.

O lixeiro não tomara conhecimento de nada. Estranhava muita flor esmagada nas ruas, o silêncio nas ruas desertas. A menos de 200 metros, um milhão de fiéis aclamavam e reclamavam o Reino dos Céus.

O mesmo se deu comigo, agora, por ocasião do Rock in Rio. Foi um triunfo dos metaleiros, dos disso e daquilo, nem no céu dos entendidos teremos espetáculo igual.

Segurando minha vassoura, faço meu ofício tentando limpar um lixo que, honestamente, não me incomoda.



Leia colunas anteriores
23/01/2001- O diabo perderá o emprego
16/01/2001 - O anticristo

09/01/2001 - Secretárias
02/01/2001 - Erros fatais
26/12/2000 - Papo furado


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.