Pensata

Gilberto Dimenstein

18/10/2008

Nicéia Pitta vai ajudar Marta?

O jornalista Ricardo Noblat informa em seu blog que Nicéia Pitta gravou depoimento para ser usado na propaganda eleitoral, destinado a atacar Gilberto Kassab --a idéia é forçar a associação de Kassab com Celso Pitta e, ainda por cima, estimular suspeitas de vínculos com bandalheiras. Temos aqui pelo menos três possibilidades, caso o depoimento vá para o ar --todas graves.

Primeira possibilidade: Nicéia Pitta tem dados concretos para sustentar que Kassab estaria envolvido em mazelas da gestão Pitta --e, aí, faz um serviço ao eleitor, ao revelar falcatruas. Pode-se até perguntar por que ela faz essas denúncias e, até agora, nunca tinha mencionado o nome de Kassab em irregularidades --mas isso é outro problema.

Segunda possibilidade: ela apresenta insinuações sem provas. Mas, aí, Marta Suplicy, que já saiu prejudicada depois que provocou a vida pessoal de Kassab, corre o risco de ser sócia de um vale-tudo, capaz de atingir sua imagem. Certamente, terá de agüentar mais direitos de resposta.

Terceira possibilidade: Nicéia vai ao ar e apenas fala o que todos sabem, que Kassab foi secretário de seu ex-marido, com quem tem conhecidas diferenças por questões de dinheiro. Mais uma vez, Marta corre o risco de se associar com o jogo baixo de uma eleição.

Gilberto Dimenstein é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

FolhaShop

Digite produto
ou marca