Pensata

Gilberto Dimenstein

14/10/2009

USP revela talentos da escola pública

A Universidade de São Paulo selecionou estudantes de escolas públicas para passarem um ano em seus laboratórios, todos devidamente acompanhados por pesquisadores. O resultado será visto neste final de mês. É mais uma demonstração do desperdício de talentos

Apesar das desconfianças iniciais no meio acadêmico e até da burocracia da secretaria da educação, os estudantes demonstraram muito interesse e desenvolveram uma série de experiências a serem exibidas, no campus, no final deste mês. Um dos projetos será simplesmente patenteado.

A escola pública é, no geral, ruim. Pior ainda, como todos sabemos, na área de ciências, em que faltam laboratórios e professores. Com isso, perdemos a chance de gerar inovação e riqueza. A USP está ensinando, nesse caso, como se podem nutrir talentos.

Apesar de exemplar, é quase nada para melhorar o ensino de ciências no Brasil em geral e nas escolas públicas em particular.

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Coloquei no www.catracalivre.com.br uma série de locais na cidade de São Paulo para fazer experiências científicas sem pagar nada.

Gilberto Dimenstein é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

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