Pensata

Gilberto Dimenstein

23/12/2009

Desinformação ajuda Serra

Se alguém quiser saber a relação entre eleições e escolaridade, basta ler o artigo publicado por Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.

Segundo seu artigo, se os eleitores fossem mais informados, a eleição presidencial já estaria empatada --com Dilma e Serra em torno de 37%.

Chega-se a essa conclusão a partir de uma informação: o número de eleitores que votariam, com certeza, num candidato indicado por Lula. Ocorre que uma percentagem deles não sabe que Dilma é candidata de Lula --isso depois de tantas imagens dos dois juntos, bombardeadas há tanto tempo.

Daí se vê como é difícil, devido à baixa escolaridade, ter debates mais profundos. Se uma parte do eleitorado nem sabe que Dilma é a candidata do Lula (outros, aliás, nem sabem que ela é candidata), imagine quantos estarão informados para entender e acompanhar os debates sobre o futuro do país.

Isso ajuda a fazer das campanhas basicamente shows, com poucos debates --e cada candidato tenta tirar maior proveito da desinformação.

Gilberto Dimenstein é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

FolhaShop

Digite produto
ou marca