Pensata

Gilberto Dimenstein

22/02/2010

Candidatos, não enganem os jovens

da Folha Online

Dilma Rousseff comprometeu-se a transformar a juventude em eixo de sua campanha --o que considero um interessante avanço nas campanhas eleitorais. A juventude é nossa maior bomba social. Vale a pena prestar atenção nos sonhos dos jovens, captados pela Datafolha (www.dimenstein.com.br).

O jovem tem, basicamente, três sonhos: 1) emprego, 2) habitação e 3) estudo.

Isso significa que, para não enganar os jovens, os candidatos precisam dizer que a juventude é uma tarefa que envolve diferentes níveis de governo e começa desde o berço.

Afinal, quando chega à adolescência, o indivíduo já está marcado pela inviabilidade. Muitos nem sabem ler e escrever direito.

Investir, de fato, na juventude significa educação em tempo integral, fazendo da escola um polo articulador de ações de cultura e saúde. Significa emergencialmente melhorar a qualidade do ensino médio, hoje uma catástrofe e ligado cada vez mais a cursos profissionais.

O resto não passa de enganação. Ou de obra de marqueteiro.

Gilberto Dimenstein é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

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