Pensata

Gilberto Dimenstein

08/03/2010

Veja quem vai mandar em você

Os jovens de classe C são mais independentes e valorizam mais os estudos do que os jovens de classe A e B. Isso significa que é apenas uma questão de tempo ( pouco tempo) para esse segmento ocupar os principais postos de liderança no Brasil.

Colhi esses dados numa pesquisa sobre as tendências do chamado consumidor emergente, realizada pelo Datafolha com o Data Popular --a pesquisa completa está no www.dimenstein.com.br.

A pesquisa tem de tudo: do acesso à internet, passando pela moda, até questões religiosas. O que me chamou mais atenção é o valor nesse grupo para a educação como a grande chave de desenvolvimento pessoal. Traduzindo: eles vão cobrar cada vez mais qualidade das escolas públicas. Coisa que inexistia até pouco tempo atrás.

Mais: segundo a pesquisa, a imensa maioria dos chefes de famílias da classe C (70%) já tem ensino médio --e 19% tem ensino superior. Ou seja, é gente mais crítica capaz de fazer cada vez mais barulho.

Gilberto Dimenstein é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

FolhaShop

Digite produto
ou marca