Pensata

Kennedy Alencar

16/01/2009

Começa o principal teste de Lula

O histórico de Lula dá provas de que ele passou nos principais testes que enfrentou em seis anos de governo. Agora, quando a crise econômica internacional começa a mostrar seus efeitos mais tenebrosos sobre o Brasil, o petista se submeterá ao seu principal exame como governante.

Lula teve responsabilidade em 2003, quando sacrificou prestígio político para fazer um duro ajuste fiscal e monetário. Em seguida, conseguiu massificar a rede de proteção social. Adotou políticas de incentivo a crédito contraditórias com a dureza do Banco Central. Essas políticas consolidaram um mercado interno que ajuda o país a amenizar a crise. Apesar da elevação de gastos públicos no primeiro mandato, a dívida pública caiu cerca de vinte pontos percentuais na comparação com o PIB (Produto Interno Bruto).

Na política, o presidente superou o mensalão. Reelegeu-se depois de comer muita grama. Quase fracassou. Seu segundo mandato vinha de vento em popa até a drástica mudança no cenário econômico mundial. O Brasil vai sofrer bastante. O presidente sabe disso.

A gerência da crise neste primeiro semestre será fundamental para a fotografia histórica de Lula. As demissões atingem o público que tem turbinado a alta popularidade presidencial. A base social de Lula começa a pagar o preço da crise.

O carisma de Lula o ajudará a preservar a popularidade em meio à tormenta? Os mais pobres jogarão a conta da crise no colo do presidente? O presidente emergirá da crise como alguém que fez o Brasil pagar o menor preço possível? Ou será visto como um comandante do Titanic? Ele chegará a 2010 com capital político suficiente para ter chance concreta de fazer a sucessora, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil)?

Há muitas pedras no meio do caminho do petista.

Lula tem dito que perderá quem apostar no seu enfraquecimento político. Confiante, tem falado reservadamente que nasceu vencendo desafios. O trajeto de sucesso do sertão de Pernambuco ao Planalto Central lhe dá certa razão.

Kennedy Alencar colunista da Folha Online e repórter especial da Folha em Brasília. Escreve para Pensata às sextas e para a coluna Brasília Online, sobre bastidores do poder, aos domingos. É comentarista do telejornal "RedeTVNews", de segunda a sábado às 21h10, e apresentador do programa de entrevistas "É Notícia", aos domingos à meia-noite.

FolhaShop

Digite produto
ou marca