NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Lúcio Ribeiro
lucio@uol.com.br
  18 de outubro
  Caetano morreu em 1968; Paul McCartney, em 1966
 

Está sentado?
Caetano Velloso morreu em 1968, Paul McCartney morreu dois anos antes.

Não desmaiou? Então vamos lá.

*

O IMPOSTOR CAETANO VELLOSO

Num sensacional esforço de reportagem, a revista "VIP", em sua edição deste mês, levou a público uma revelação-bomba. O ídolo maior da MPB, o inigualável Caetano Velloso, morreu em 1968, em pleno auge da Tropicália.

O passamento do gênio da música popular se deu na esquina da Ipiranga com a avenida São João, resultado de um crime hediondo, uma facada no coração.

Para não dar fim ao gigante sucesso da Tropicália, um sósia idêntico a Caetano foi criado para dar sequência ao trabalho do artista baiano. O impostor era um tal de João Babão.

"Inconformados com a trambicagem", segundo o relato investigativo da "VIP", os amigos de Caetano espalharam dicas do assassinato do cantor e compositor na capa do disco "Tropicália ou Panis et Circencis".

O próprio sósia de Caetano, João Babão, mandou mensagens ocultas sobre a tragédia do cantor nas letras do imortal crássico "Sampa", de 1978, na parte do "Alguma coisa acontece no meu coração..."

Esta coluna traz agora uma entrevista exclusiva com Edson Aran e Jardel Sebba, os jornalistas que desvendaram a farsa do Caetano Velloso impostor. É o Watergate da MPB.

Aran, espécie de Bob Woodward do jornalismo brasileiro, junto com Jardel Sebba (no caso, o Carl Bernstein brazuca), vivem atualmente em um esconderijo, para se livrar da pressão sofrida por todos os lados, consequência da revelação bombástica que abala estruturas poderosas.

A reportagem desta coluna, no caso eu mesmo, foi até o retiro em que se encontram os jornalistas investigadores, de olhos vendados, e arrancou as primeiras palavras à imprensa de Aran e Sebba.

Veja os melhores momentos da entrevista e confira abaixo algumas das pistas reveladoras deixadas pelos amigos de Caê na capa de "Tropicália". A íntegra da reportagem da "VIP" pode ser encontrada no endereço virtual www2.uol.com.br/vip/edicao186/espiritodiversos186.html.

a entrevista

Coluna - Como vocês desvendaram o segredo da morte do Caetano Velloso?

Edson Aran e Jardel Sebba - Foi um acidente. A gente investigava a lobotomia clandestina a que o Chico Buarque foi submetido em 1972, quando trombamos com a história do Caetano.

Coluna - Vocês estão fazendo alguma terrível pressão pela divulgação da notícia?

Aran e Sebba - Recebemos várias ameaças. A Associação dos Amigos e Amantes do Caetano (AMAMACAE) disse que vai nos sequestrar e nos obrigar a ouvir "Estrangeiro" até a morte.

Coluna - Qual, em sua opinião, vai ser o futuro da MPB, depois dessa descoberta?

Aran e Sebba - Desculpe, mas não reconhecemos o significado nem a existência desta sigla. Mas gostaríamos muito que o Chico César mudasse pra Tailândia e que o Edson Cordeiro parasse de gritar.

Algumas pistas:

1. O penico na mão do Rogério Duprat sugere que o novo Caetano só tem caca na cabeça.

3. O camisolão de Gil é o traje de luto dos nativos de Odara Odesse, na África Meridional.

4. A mala na mão do Tom Zé evidencia que o conterrâneo partiu desta para uma melhor.

*

PAUL MORREU EM 1966

É claro que os não tropicalistas não foram originais. A farsa tropicalista "nasceu" do maior boato pop de todos os tempos, que correu mundo no fim dos 60, começo dos 70.

Foi o seguinte: em um grave acidente de automóvel, o ex-beatle Paul McCartney foi decapitado.

Despesperados pelo final estúpido dos Beatles e para não chocar o mundo, os donos da gravadora dos quatro de Liverpool descolou um sósia para o lugar do beatle mais querido das menininhas.

Mas John Lennon não curtiu muito a história e despejou em letras e principalmente nas capas dos discos as evidências de que o Paul verdadeiro tinha morrido.

Verdade ou não, a história mobiliza beatlemaníacos até hoje. Já rendeu livros e agora um sensacional filme que passa na Mostra de Cinema de SP, a mesma que vai passar o documentário dos Pistols e o "Alta Fidelidade", baseado no livro do escritor inglês Nick Hornby.

O filme sobre a morte de Paul tem nome direto, "Paul Is Dead", e é dirigido por um diretor alemão: Hendrik Handloegten. Atentos à programação e à incrível promoção desta coluna, que vai rolar mais para baixo.

Para não desviar a atenção da capa do "Tropicália" e da morte de Caetano Velloso, leia na coluna da semana que vem algumas dicas sobre a morte de Paul.

Como lição de casa, dêem uma boa olhada na capa dos álbuns "Abbey Road" e "Sgt. Peppers"

*

SONIC YOUTH

Se você tiver a chance de ver a banda nova-iorquina nos palcos do Free Jazz no Rio ou em SP, parabéns.

Se não deu para descolar seu ingresso, paciência. Pelo menos, na hora do show, fique de joelhos em frente ao seu aparelho, virado para o Jóquei (no caso de SP) ou para o MAM (no caso do Rio), e faça uma prece para a MTV e para as nossas rádios.

*

ROCK IN RIO 3

Quer saber as novas do Rock in Rio 3? Não posso contar agora.

Vem neste espaço amanhã, quinta-feira, que eu digo.

*

ROCK IN RIO 3 - A ENQUETE

REM, a banda da Georgia liderada por Michael Stipe, é a mais querida do elenco do Rock in Rio 3, segundo leitores desta coluna que em número de 1.281 (até agora) cravaram seu voto na Interação Online.

Veja o resultado final (e comente):

REM 368 (29%)

Iron Maiden 257 (20%)

Red Hot Chili Peppers 206 (16%)

Neil Young 135 (11%)

Foo Fighters 84 (7%)

Britney Spears 52 (4%)

Beck 33 (3%)

Silverchair 32 (2%)

James Taylor 29 (2%)

10º Sheryl Crow 22 (2%)

11º Deftones 18 (1%)

12º N’SYNC 16 (1%)

13º Queens of Stone Age 16 (1%)

14º Rob Halford 14 (1%)

*

RESULTADO DA SEMANA

Montanhas de e-mails, pedidos incessantes, tentativas de suicídio, ameaças de morte. A promoção do crássico brazuca mais chato de nossas vidas moveu montanhas, criou polêmicas, mobilizou exércitos, uniu a nação. E, o mais legal, bateu disparado o recorde de e-mails a essa coluna.

Portanto, ela VAI CONTINUAR nesta semana, com um prêmio sensacional para uns, não muito para outros. Veja mais abaixo.

Quem ainda não votou no crássico brasileiro insuportável ganha nova chance. E, para quem já votou, o melhor: dá para votar em MAIS TRÊS, já que muita gente andou reclamando que só três músicas brasileiras malas eram sacanagem, de tão pouco.

Mas antes o prometido. Confira os vencedores do complicado CD "Kid A", da banda inglesa Radiohead, talvez o grupo mais famoso e discutido do mundo hoje, quem diria.

ALEXANDRE PINTO

"Taí minha contribuição:

1- ‘Nasci Há Dez Mil Anos Atrás’ - Raul Seixas

2- ‘Infinita Highway’ - Engenheiros do Hawaii

3- ‘Rádio Pirata’ - RPM

Poxa, pergunte umas coisas legais! Além de sofrer escutando essas coisas, você ainda me faz lembrar delas! Tenho que dizer que também queria ‘homenagear’ os Titãs, mas não me recordei de nenhum ‘clássico’ gravado por essa criativa banda de funcionários públicos."

MAURÍCIO THADEU RODRIGUES ALVES

"1- ‘Ovelha Negra’ - Rita Lee

2 - ‘Sonífera Ilha’ - Titãs

3 - ‘Óculos’ - Paralamas do Sucesso

Espero desta vez ser sorteado, pois a pesquisa anterior respondi com atraso."

ANDRÉA BARLETTA

"1- ‘Me Chama’ - Lobão

(até a Telefonica quis fazer uma propaganda com esta música, imagina só......)

2- ‘Camila’ - Nenhum de Nós

(banda que acho horrível e que foi vaiada no show do Sisters of Mercy; aliás, onde este povo estava com a cabeça de mandar uma banda dessa abrir este show??????)

3- ‘Beth Balanço’ - Barão Vermelho

(pois todo show deles tem que tocar essa música; é demais pra minha cabeça).

Aliás, em todas as rádios que se dizem "rock" de São Paulo, sempre tocam essas pérolas.

*

PROMOÇÃO DA SEMANA

Seguindo a promoção dos clássicos brasileiros, quem votar nesta semana concorrerá a DOIS concorridos ingressos-convites para ver na faixa o esperado filme "Alta Fidelidade", de Nick Hornby, DOIS para ver o histórico "O Lixo e a Fúria", documentário sobre os Sex Pistols, e DOIS para "Paul Is Dead", o bacanaço filme alemão que remonta o caso misterioso da morte de Paul McCartney.

ATENÇÃO: por motivos óbvios, os ingressos só sairão para e-leitores de SP (a não ser que você, de fora, venha para a cidade). Os e-leitores paulistanos deverão, junto com o voto, mandar sua preferência quanto aos filmes, para facilitar o controle no sorteio.

ATENÇÃO 2: para quem não é de S.Paulo ou não está a fim de ir ver os filmes, três álbuns "There Is Nothing Left to Lose", da excelente banda Foo Fighters. Aquecimento dos bons para o Rock in Rio 3

*

POP 10, A RÁDIO

E continua a versão pop 100, com quase tudo o que rolou na rádio desta coluna desde que ela foi ao ar, aqui .

E até mais.


Leia colunas anteriores
11/10/2000 - A polêmica dos "crássicos" (ou quando o Deep Purple derrubou o Led Zeppelin)
04/10/2000 -
Existe música mais chata que "Stairway to Heaven"?
27/09/2000 -
Novo Radiohead, terça, no Brasil
20/09/2000 -
Os discos do século e o disco do Paulo Miklos
13/09/2000 - Eu amo o Rock in Rio


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.