NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Lúcio Ribeiro
lucio@uol.com.br
  17 de janeiro de 2001
  Larga do meu pé, Liam
 
 
DIRETO DO RIO DE JANEIRO
Gabriel Gaiarsa
Sentei ao lado do Noel, porque o Liam
só queria pegar no meu pé

A coluna, como não poderia deixar de ser, nesta semana está sendo talhada, elaborada, construída, armada diretamente entre as idas e vindas da Cidade do Rock à Cidade Maravilhosa.

Estamos no meio do Rock in Rio e o bicho está pegando. Pegou no final de semana e vai pegar a partir de amanhã. Britney Spears e Joshua Homme, cada um com seus atributos, já estão entre nós. Socorro!

Então tá: vou contar umas histórias, fazer umas fofocas, mostrar uns troços e o escambau.

Como o clima está muuuuuuuuito quente por aqui, não vai dar para eu apurar, contar e conferir o resultado da promoção da semana passada. E muito menos divulgar a lista dos vencedores da enquete, já que parte dos e-mails ficou no computador de São Paulo.

Mas na semana que vem sai tudo em dose dupla. O resultado da enquete e a lista dos ganhadores da coluna passada e desta. Falei?

Então vamos a esse tal de Rock in Rio.

O TRISTE LIAM GALLAGHER

Essa história é de cortar o coração. Você sabe quem é o Liam, não é? O da banda Oasis, irmão do Noel, desajuizado e problemático, casca grossa e tal. Ao mesmo tempo que agora é rico para c*** (caramba?). Pois então.

Ia rolar a entrevista coletiva com o Noel, em um hotel no Rio, a jornalistada toda esperando os caras, quando eu soube que a banda estava na piscina do tal hotel, pegando um solzinho.

Então eu e um amigo driblamos a segurança e fomos até lá, ver se rolava alguma foto ou papo exclusivo com os meninos. Avistamos os sujeitos, nos aproximamos e os irmãos foram gente fina, nos recebendo bem para um papo.

Só que o Liam encanou com isso aqui.

Lúcio Ribeiro/Folha Imagem

 

O meu tênis encardido. Um tênis Adidas futebol de salão, fuleiro, que eu levei exatamente para ralar no festival. Penso até em jogá-lo fora quando tudo acabar.

Falávamos do show no Rock in Rio e o cara só olhando no meu pé. Aí ele interrompeu o papo e perguntou onde eu descolei o calçado. Disse que aqui, que talvez não tenha na Inglaterra nem nos EUA porque é de futebol de salão, um esporte tipicamente brasileiro e tal.

Continuei tentando arrancar coisas sobre o show, mas quando Noel abriu a boca para falar Liam parou Noel para falar: Você viu o modelo do tênis dele.

Em um primeiro momento achei que ele estava tirando um barato, mas depois percebi que era sério.

Agora pergunto: por que um cara tão milionário como ele, pop star, mulheres, hotéis cinco-estrelas encanou tanto com um modelo diferente de tênis. Será que é a tristeza e a solidão das grandes estrelas? Ou o cara é mais freak do que aparenta?

De qualquer modo, a história rendeu umas fotinhos exclusivas. Pega aí.

Lúcio Ribeiro/Folha Imagem
Depois de me aporrinhar com a história do tênis, Liam faz uma pose de bad boy


Lúcio Ribeiro/Folha Imagem
Noel mostrando sua satisfação e ânimo em tocar aqui no Brasil, sonho de todo artista

REM, O MÁXIMO

Já que é hora de foto exclusiva, veja essa da banda depois da entrevista coletiva, no Copacabana Palace.

Lúcio Ribeiro/Folha Imagem
A banda REM, um dos melhores
shows do Rock in Rio

 


ISTO É ROCK IN RIO

* Corra para o Napster. Todos os show do REM, do Guns N’ Roses, Oasis e Foo Fighters estão disponíveis na rede. Se você quiser montar o show dessas bandas no seu computador, confira o setlist das performances na Ilustrada da Folha de S.Paulo de hoje (quarta), em reportagem sobre o festival no Napster.

* Notas (minhas) para os shows que vi, até agora:

Sting: 0, deprimente

James Taylor: 1, só para não ficar igual ao Sting

Ira: 8, os caras levantaram a platéia com música de paulista

Ultraje: 7, bom no quesito engraçadinho

Carlinhos Brown: DEZ (para o público)

Foo Fighters: 9, Dave Grohl é meu melhor amigo, se bem que ele não sabe disso.

Oasis: 8, show burocrático para uma platéia inerte que só cantou "Wonderwall" e alguns outros hits. E olha que o legal e diferente são as músicas novas.

Beck: 5, o cara está uma caricatura dele mesmo. As músicas são legais, mas parece tocada por uma banda cover . O Beck atual agora é showman. Bacana era o tempo que ele agia como um loser.

Papa Roach: 7,5. Molecada nova, na deles, se matando para mostrar o seu rap-metal para ninguém.

Guns N’Roses: 9,5, pode se achar tudo do show, mas eu nunca vi na minha vida uma catarse como aquela quando a banda tocou "Sweet Child O’ Mine". Gênio.

REM: 9,8. O grande show do festival. Grandioso e redentor pelo desfile dos hits que fizeram nossa vida pop mais feliz desde 1985. Só perdeu 0,2 pontos por causa da versão cansada de "So. Central Rain", histórica e uma das músicas mais lindas da minha vida na versão original.

Sylvinho Blau-Blau: 10 (não vi, mas segundo testemunhas foi antológico. Depois de um desfile de hits de bandas farofa dos 80, tipo Rádio Táxi, Silvinho trucidou o ursinho na frente de uma lotadíssima Tenda Brasil, rolou com o bichinho no palco. O ursinho na verdade era o folclórico roqueiro veterano Serguei, que tirou a máscara do bicho no final, jogou longe e começou a cantar "Satisfaction", dos Stones. Antológico é pouco).

* Pergunta de uma jornalista para o Noel, na coletiva de imprensa do Oasis: "Diz aí, Noel. Essas suas briguinhas com o Liam são para valer ou é tudo estratégia de marketing?". Noel: "Marketing".

* Pergunta de um jornalista para Michael Stipe, na coletiva de imprensa do REM, no dia anterior ao show: "Michael, o que você acha do Thom Yorke, do Radiohead, enquanto letrista?"

PROMOÇÃO DA SEMANA

Pelo que você viu no Rio, ou assistiu pela TV, ou escutou na Jovem Pam FM, ou ouviu falar, qual foi o melhor show do Rock in Rio até agora?

Tenho aqui mais uma cópia do fantástico "Rated R", do Queens of the Stone Age, um CD "There Is Nothing Left to Lose", do ótimo Foo Fighters, e uma cópia dupla de "Familiar to Millions", o discaço ao vivo do Oasis. Igualzinho na semana passada (até o texto, que eu cortei e colei).

Manda bala no lucio@uol.com.br

Meu voto, pelo conjunto da obra (show em si, emoção, vibração, astral bom na hora e outros fatores) vai para o Foo Fighters. E para o Sylvinho Blau-Blau.

OLHA SÓ

Essa sessão especial, com o título que é uma homenagem aos cariocas e essa língua tão diferente da nossa, vai mostrar dois doces do Rock in Rio.

O primeiro é uma animação visual e sonora sensacional, caricata, que não digo mais sob o risco de não estragar. O segundo é um texto de Nina Lemos, uma das jornalistas que tocam o site de meninas "02 Neurônio", sobre os homens do rock. Melhor do que eu ficar falando é você lê-lo de uma vez.

Em tempo: uma tradução aproximada do termo "olha só", que precede toda a iniciativa do habitante do Rio em falar qualquer coisa, é mais ou menos "escuta, vou falar uma coisa e gostaria que você prestasse a atenção".

Agora confira os doces.

1. A ANIMAÇÃO

2. O texto do "02 neurônio":

" OS TIPOS DE HOMENS
DO MUNDO DO ROCK

por Nina Lemos

Desde que o mundo é mundo, as mulheres adoram um músico. Nós não somos diferentes e já confessamos isso aqui neste site, quando escrevemos um tributo aos "homens jam". Mas a verdade é que não amamos apenas os músicos. Nós gostamos dos caras que sejam do "mundo da música", o que inclui uma grande variedade de formas humanas roadies, críticos, vendedores de camisetas de banda etc etc etc. Por quê? Não sabemos. Mas eu preciso confessar que já fui groupie (da banda dos meninos da escola). E também já me envolvi com a mais variada gama de homens desse meio. Por isso, acho que estou em condições de te dizer o que você vai encontrar no Rock in Rio, como identificar e como abordar. Ou como fugir, é claro!

Então, os principais tipos de homens do mundo da música são:

O ROADIE

Eles estão entre os nossos preferidos. Segundo as nossas pesquisas, 90% das mulheres que frequentam shows de rock nutrem uma fantasia por roadies. Eles são uma mistura apetitosa de estivadores com astros pop. São aqueles caras que carregam os intrumentos e montam os palcos para as estrelas. Essa profissão faz com eles exercitem os músculos e por isso sejam fortes. Além disso, eles entendem de música. Prós: eles têm lá o seu glamour e não são metidos como os astros. Contras: eles costumam viajar muito e Ter uma pretê em cada porto. O que falar para ele: "nossa, qual é a marca desse P.A?"

O DJ

Vá para a tenda eletrônica que você encontrará vários desse tipo. A popularidades desses meninos foi alavancada nos anos 90. Tanto que já existe uma denominação para as mulheres que seguem os DJs: elas são as marias picapes! Eles costumam se vestir bem e usar tênis incríveis. Prós: sabem fazer coisas maravilhosas com as mãos, como o scratch. Por isso, ele também devem saber fazer coisas maravilhosas com você. Contras: ele sempre vai dar mais atenção ao seu case de discos do que para você. O que falar para ele: "vou dar seu telefone para um amigo meu que trabalha na Mixmag (N. da.R. uma das revistas de música eletrônica mais importantes do mundo).

O CRÍTICO

Eles são muito fáceis de identificar. Vão estar nas cercanias da sala de imprensa com um bloquinho na mão anotando coisas e olhando para o palco com cara de interesse. Muitas vezes eles andam em bando e ficam conversando com os outros com ar sério. Eles estarão mais empolgados no show do Oasis e no do Beck. Nem ouse falar com eles neste momento! Prós: eles ganham discos e ingressos para shows de graça. Contras: eles são jornalistas. O que falar para ele: qualquer coisa que seja contra o Caetano Veloso.

O VENDEDOR DE CAMISETAS

São aqueles caras que ficam vendendo camisetas de banda do lado de fora dos shows. Eles não têm muito glamour, mas confessamos que, na nossa adolescência, tínhamos uma queda por eles. Eu já vendi muita camiseta do Pink Floyd para um amigo nos meus 16 anos. Prós: eles têm um ar easy rider que é cativante. Contra: eles não vêem os shows e vão querer que você ajude a vender. O que falar para ele: "Essas camisetas são a maior viagem"

O ALTA FIDELIDADE

Ele é aquele cara tipo o personagem principal de Alta Fidelidade. Ele acha que é a pessoa que mais entende de música em todo o mundo, compra todas as revistas estrangeiras e mora em uma casa que mais parece um sebo de discos de vinil. Eles devem demonstrar maior empolgação no show do REM. Prós: eles gravam fitinhas ótimas. Contra: eles podem tocar guitarra no ar. O que falar para ele: "A minha música preferida do REM é a faixa 4 do lado b do Monster".

O ASTRO

Achamos esse tipo de cara desaconselhável. Ser goupie só vale quando você tem 15 anos e é groupie da banda dos meninos do prédio! Dar em cima de um astro é pedir para pagar mico e virar uma Luciana Gimenez. E, também, quem disse que você vai conseguir chegar perto deles? Prós: eles são astros pops. Contra: eles são astros pops. O que falar para ele: "Quantas toalhas brancas você pediu?""

QUEENS OF THE STONE AGE

É a última vez que eu falo. Os caras estão no Brasil e tocam nesta sexta-feira. Não vá perder o bonde da história. Vá ao Rio, ligue na Jovem Pan, veja pela Internet, TV, chupe o show depois do Napster. Move your ass.

Exclusivo para a coluna, Joshua Homme, o líder da banda americana, deixou a seguinte mensagem para os leitores desta. Ouve aí.

E que Deus nos ajude no restante do festival. Até.

Leia colunas anteriores
10/01/2001 - Incrível! Morrissey previu a morte da princesa Diana
03/01/2001 - 2001 é show
20/12/2000 - 2000, o ano em que...
13/12/2000 - John Lennon ou Caetano Veloso?
06/12/2000 - O Noel e o (Papai) Noel


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.