NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  10 de junho
  Rádios na Internet? Não. Apenas listinha de músicas
 

Sempre estive com um pé atrás com essa história de criar rádio na Internet.Na verdade, não se cria nenhuma rádio propriamente dita. Pode-se, sim, criar uma trilha sonora. A listagem de músicas serve tanto para quem selecionou quanto para enviar para alguém. Normal. Era como antes: gravava-se uma fita K7 com as prediletas. A tal trilha acaba sendo útil pra quem trabalha conectado o dia inteiro. O dial de São Paulo, por exemplo, é um vitrolão insuportável (salvo raríssimas exceções). Mas e para ouvir no carro? Não dá pra ficar com o computador no colo. Quem não tem um sofisticado aparelho portátil vai continuar optando pelo velho auto-rádio ou pelo radinho acoplado ao braço enquanto faz o cooper ou ainda em cima da geladeira enquanto cozinha.
Agora, se você é insistente em ouvir rádio de maneira convencional, sintonize um ou outro programa inteligente já existente tanto no rádio como na Internet. Esta coluna mostra sempre alguns destaques. Agora é a vez da Rádio Guarani FM (96.5), de Belo Horizonte.

Antes das refeições, nada pauleira
O que chama a atenção é o cuidado em programar o repertório com critério. Antes e durante o horário do almoço, a emissora apresenta músicas suaves, especialmente selecionadas para proporcionar um clima relaxante. Trata-se dos programas diários "Sabor de música", às 11h, e "Um toque de clássico", às 12h. Concordo com o slogan de que a Guarani FM reflete o padrão de qualidade e a inteligência de quem ouve.
Veja só: dá para atender ouvintes que prezam música qualificada. Atente para os fins-de-semana, quando a rádio programa mini-especiais com seis horas seguidas de música sem interrupções. Conheça a
programação dos dias 10 e 11.

Macaco, o som do porto de Barcelona
A dica internacional vai para Macaco, da nova cena musical de Barcelona. O grupo se apresentou em Paris, no Festival Mediterranéennes, de 22 a 27 de maio passado, no Café de la Danse. Depois do concerto, Macaco passou pela Radio Nova, estação parisiense das mais badaladas, e mostrou uma versão acústica, no programa Néo Géo, da Nova. Ouça e veja "Delaveraveraboom". Se você não tiver Real Player, clique aqui.

Direto da Alemanha
Pra quem aprecia música eletrônica, outra opção que faço questão de realçar é o "Sputnik Lounge", aos sábados, às 23h.
Recado para quem gosta de hip hop e afins: ainda na Rádio Sputnik, fique ligado no programa "Rap Styles", toda sexta, às 3h, e domingos, às 21h.
Boa audição.


Leia colunas anteriores
03/06/2000 -
Cadê as rádios realmente livres?
27/05/2000 - Não é o que parece
20/05/2000 - Questão de cidadania
13/05/2000 - Primeiro lugar? Não quero!
06/05/2000 - Jô na CBN? Um fiasco



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.