NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  30 de dezembro
  Ôba! Kid Vinil volta ao rádio
 

Kid Vinil está de volta à Brasil 2000 FM com estréia marcada para dia 8 de janeiro. Kid estava afastado do rádio desde o final de 1997, quando deixou a Mix FM. Na verdade, a historinha é: quando o Tatola (ex-coordenador) entrou na Brasil 2000, Kid saiu fora e foi parar na Mix.

Agora o novo coordenador da Brasil 2000, Lélio Teixeira, quer provar que a rádio continua rock’n’roll, e a contratação de Kid Vinil é mais uma razão de que a rádio não vai mudar.

O músico ouve mesmo é psicodelia de fundo de garagem

Obviamente, Kid vai mostrar novidades do rock, até porque é o que ele ouve. Ele me disse que até tenta ouvir outras coisas, um jazz muito de vez em quando, só que dá voltas, mas cai no rock.

Kid me confidenciou que jamais esperava o convite de Lélio Teixeira. Mas garante que o atual coordenador da rádio deu carta branca para a escolha do repertório. Assim, Kid poderá mostrar nos 4 programetes diários, de uma música cada, as novidades, os relançamentos e o que lhe vier na telha. Vale lembrar que Kid Vinil já apresenta o "Lado B", da MTV, portanto, é chegado a um som alternativo e esse seu lado deve aparecer no rádio também. Então, preparem-se: ganhamos programa bacana no rádio!

Boa sorte, Kid. Claro que não dá para superar a falta que o Maia (ex-diretor artístico da Brasil 2000) nos faz, mas pelo menos garantimos o bom rock’n’roll, mesmo que em poucas pílulas diárias.
Vamos lá, Lélio! Traga o Fábio Massari, conforme você prometeu. Aumente o horário do Kid dando um programa semanal com o resumo das novidades, como ele pretende. Estamos em stand by aguardando para apertar o play rec.

Confira as 100 mais tocadas

Vejam só a música mais tocada nas rádios do Brasil todo em 2000 foi a balada "Se eu não te amasse tanto assim", de Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle, interpretada pela baiana Ivete Sangalo. Dá para entender, afinal desde que entrou na novela das sete da Globo, permaneceu quatro meses seguidos em primeiro lugar.

Os sertanejos invadiram o ranking encabeçados por Chitãozinho & Xororó. Os destaques foram para os dois que perderam seus parceiros de dupla: Daniel e Leonardo. Apesar de Zezé Di Camargo continuar sendo o compositor melhor sucedido e dono da voz mais bonita do gênero, acabou sendo passado para trás pelos pagodeiros e pop-bregas. A dupla que o compositor faz com seu irmão Luciano, fechou o ano em 11º.

A única representante da MPB foi Marisa Monte. Não foi à toa que o hit pra lá de brega "Amor I love you" alcançou a vice-liderança do ranking. Todas as rádios populares tocaram, afinal combinava perfeitamente com o restante de suas programações.

O grupo Os Travessos emplacou 2 pagodes entre os primeiros 10 mais executados do ano e os pagodeiros de Santos, Karametade, figuraram na lista por conta da polêmica "Morango do Nordeste".

Los Hermanos com seu rock baba "Anna Júlia" martelaram tanto na cabeça dos adolescentes que acabaram levando o nono lugar. E para fechar os 10 mais, o trio KLB formado pelos rebentos do empresário Franco, que cuida da carreira de Zezé & Luciano. Com a experiência que adquiriu o empresário, os meninos estão feitos.

Conheça aqui as 100 músicas mais pedidas pelos ouvintes ao longo do ano de 2000, em aferição do serviço Sucesso E-mailing, da Revista Sucesso CD.

Anos 60 é o forte do programa "Recordações"

Para os nostálgicos a dica é o programa "Recordações" da rádio ABC AM. No repertório do programa: Beatles, Creedence Clearwater Revival, Tom Jones, Herman Hermits, e muita jovem guarda como: Incríveis, Renato e seus blue caps, Demetrius entre outros.

A idealização do programa é de Ivo Rocha, 49. Ele acredita que as pessoas que estão decidindo as coisas neste país, estão com 30 anos para cima, então vão gostar de ouvir "Recordações", que cola no "Cidade Aberta", que é jornalismo, política, trânsito etc (75% assuntos da região).

A produção musical é de Marcelo Duarte e apresentação de Milton Grenzi, famoso por atuar como locutor no grande ABC há 35 anos. Seu estilo é romântico e alto astral.

As músicas são anunciadas de 2 em 2 e intercalam informações sobre a época para o ouvinte viajar no tempo. Mas, sem lero-lero de locutor falando muito rápido.

Anote o horário: de segunda a sexta, das 16h às 17h. Quem quiser sugerir músicas, basta ligar para 0/xx/11-4435-9030. A ligação não entra no ar e se a dica está dentro do padrão, é anotada e programada para outros dias.

Uma brasa mora!

Aliás, quem gosta de Jovem Guarda, veja só o que a Som Livre está soltando no mercado este mês na série Bis: The Angels, Betinho, Os Carbonos, Celly Campello, Cláudio Fontana, Deny e Dino, Eduardo Araújo, Elizabeth, The Fevers, Golden Boys, The Jordans, Martinha, Paulo Sérgio, Reynaldo Rayol, Ronnie Cord, Sérgio Reis, Silvinha, The Supersonics, Tony Campello, Trio Esperança, Wanderléa, Wanderley Cardoso e ainda "Na Onda do Yê Yê Yê" volumes 1 e 2.

Lado B do rock

Aficionados em rock’n’roll possuem horário certo no dial paulistano. Trata-se de um programa pra lá de especial da rádio Eldorado FM, o "Sunset" – o seu canal com o mundo do rock. Lá é possível se cadastrar para as promoções, sugerir nomes de músicos para novos programas especiais e indicar sua banda ou artista pra ouvir no Sunset, que vai ao ar todo sábado, das 21h às 24h.

Araketu no dia 1/1/2001

No primeiro dia do ano 2001, a rádio Emoção FM, de São Paulo, prepara um especial de Ano Novo com a banda baiana Araketu, durante o programa "Show de Sucessos", com apresentação de Ademir Budóia. A banda vai contar histórias da carreira, falar das composições, da discografia e também das curiosidades da vida pessoal.

Conte seu sonho e saiba o que ele pode significar

Todas as quintas-feiras, às 17h30, a rádio Mundial FM, de São Paulo, leva ao ar um programa especial: "Sonhos, seus Mistérios, Magias e Revelações". Quem apresenta é a psicóloga Mirthes Ferreira de Oliveira. "Como os sonhos são projeções e mostram símbolos universais", a psicóloga tenta apontar caminhos e esclarecer situações. Ela ressalta que "o sonho é o caminho mais rápido para o inconsciente", e lembra que "importantes quadros, obras literárias e filmes, pelo mundo todo, foram baseados em sonhos". Quem quiser participar do programa, indagando, contando seus sonhos, buscando respostas, basta telefonar para o "Laboratório de Sonhos", no número: 0/xx/11- 534.9112 e será atendido ao vivo durante o programa.

Ouça o show ao vivo gravado nos EUA

A rádio 9 de Julho AM, de São Paulo, traz no programa "Movimento" deste domingo (31/12), a partir das 2h da tarde, Synésio Júnior com mais um especial de fim de ano: Tom Jobim, família Jobim e Gal Costa em "Rio Revisited", show gravado ao vivo em 1987, no Wiltern Theatre de Los Angeles.

Tribuna do leitor. Não engula. Solte aqui seus sapos

Revolta dos órfãos da ex-Brasil 2000


O leitor R. Alexandre não se conforma com a situação atual da Brasil 2000 FM. Ele dá os endereços eletrônicos do pessoal da Anhembi/Morumbi para que os ouvintes possam protestar. Leia seu desabafo aqui.

A maioria dos ouvintes tem cultura para ouvir?

A discussão sobre o rock nas rádios continua. Leia aqui mensagem do leitor Victor Alves, de Santa Rosa (RS).

"Verdadeiros desastres radiofônicos"
Toca o hit da novela, depois um pagode que fala da "bundinha" e do "popozão" e para encerrar o bloco: uma dupla breganeja... O leitor Júnior, de Cascavel (500 Km de Curitiba), não aguenta mais o dial paranaense. Leia aqui seu relato.

O dial de Curitiba enviado pelo amigo e leitor Júnior:

88,5 - Novas de paz (evangélica)
90,1 - CBN
91,3 - Gospel (evangélica)
92,3 - RRB (evangélica)
93,9 - Capital (sertanejo e country)
95,1 - Transamérica Light
96,3 - 96 Rádio Rock
97,1 - Educativa FM (MPB, clássico, world music e new age)
97,9 - Melodia (evangélica)
98,7 - 98 FM (sistema Globo, pagode e sertanejo)
100,3 - Transamérica
101,5 - Clube ( sertanejo, country, brega music)
102,3 - Caiobá (idem Clube só que com personalidade própria. Ouvível apesar de não gostar do estilo)
103,9 - Jovem Pan
105,5 - Ouro Verde ( estilo Alpha, de SP, ótima, com personalidade)
106,5 - Novo Tempo (evangélica)

Participe

Quem souber o dial de sua cidade, pode mandar para mim aqui. É um serviço muito legal.

Eu, e os demais leitores, agradecemos e muito.

***

Leia mais toda sexta-feira, na coluna de rádio do caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo. Leia aqui. Eu falo sobre as programações especiais da virada do ano, rádio virtual e o escambau.

Boca no trombone
Telefones das rádios de alguns Estados, para quem quiser reclamar da programação. Ligue e proteste. Só assim poderemos mudar a pasmaceira em que se encontra o dial. Já estão disponíveis os números das emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul , Mato Grosso do Sul,Teresina e Vitória. E semana que vem tem mais.

Dial

Confira aqui o dial das emissoras (AM e FM) da Grande São Paulo.

Leia colunas anteriores
23/12/2000 - Nova Jovem Pan Rio volta dia 28
16/12/2000 - Kiss FM reestréia só dia 1º de janeiro
09/12/2000 - Reviravolta no mercado de radiodifusão
02/12/2000 - Esporte no dial está em alta

25/11/2000 - Band FM leva bandas baianas ao sambódromo



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.