Pensata

Carlos Heitor Cony

18/05/2004

Barulho por nada

Nem bem esfriaram as cinzas do caso Waldomiro, provocadas pelo incêndio da corrupção de um assessor graduado do governo, outro foco se abriu, inesperadamente, cujas labaredas chamuscaram o presidente da República dentro e fora do país.

Foi um negócio de turco, embora, e aparentemente não houvesse nenhum turco envolvido na questão: todos saíram ganhando e todos saíram perdendo um pouco.

O jornal de New York não desmentiu nem pediu desculpas, o jornalista norte-americano garantiu que nada tinha contra Lula e não teve a intenção de ofendê-lo, e o presidente, após expulsar o jornalista e vendo-se ameaçado pela decisão do STJ de revogar a expulsão, aceitou não o pedido de desculpa do jornalista, mas a ausência de dolo na matéria enviada ao "NYT".

E obteve, ainda que por pouco tempo, uma solidariedade unânime da classe política e da sociedade em geral, que não ignora sua preferência por bebidas destiladas mas não vê nada demais nisso, o presidente Figueiredo gostava mais de cavalos do que do povo, Médici adorava futebol, Vargas adorava charutos e Itamar o pão de queijo.

Perdeu-se muito tempo e gastou-se muita energia com o caso. O incêndio, apagado por dois bombeiros eficientes, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos e o assessor de imprensa, Ricardo Kotscho (admiro a ambos), teve como subproduto um sursis para o governo, colocando em segundo plano a gritante parcialidade do novo salário-mínimo, que em outras eras provocaria uma greve geral; e a questão dos bingos, que mais uma vez desgastou a imagem presidencial, trancando o galinheiro para proteger galinhas roubadas.

Muita citada aquela comédia shakespeariana: "Much ado about nothing". Tradução aproximada: muita galinha para pouco galinheiro.
Carlos Heitor Cony, 80, é membro do Conselho Editorial da Folha. Romancista e cronista, Cony foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2000. Escreve para a Folha Online às terças.

E-mail: cony@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca