Pensata

Carlos Heitor Cony

07/09/2004

Bota mulher na parada

Não chega a ser uma frustração, tampouco é motivo de glória para mim. Nunca participei de uma parada militar, dessas que se realizam anualmente no Dia da Pátria, que por sinal é hoje e terá comemorações certamente condignas.

Apesar de oficial da reserva, nos anos em que prestei serviço militar sempre acontecia alguma coisa que me dispensava --ou eu próprio me dispensava-- do cívico desfile. Mas conheci amigos e colegas amarrados numa parada, vendiam a alma para descolarem um lugar de destaque, uma bandeira, um cachorro, qualquer coisa que sobressaísse do ordinário-marche da tropa.

Houve um ano em que, no CPOR de São Cristóvão, passei uma semana limpando fuzis-mauser 1918 para que eles brilhassem na parada de 7 de setembro. Dois contratempos tornaram inúteis meu sacrifício pela pátria: Não pude desfilar porque, dias antes, pulando um obstáculo, tive uma distensão muscular que me botou uma semana na enfermaria. Além disso, naquele ano choveu pra burro e os fuzis limpos e lubrificados por mim, deixaram de ser reluzentes, transformando-se num ferro velho e gosmento.

Foi no ano em que Luíz Reis e Haroldo Barbosa fizeram um sambinha gostoso sobre a necessidade de se colocar mulher em tudo na vida. Numa das estrofes, eles diziam que respeitavam os desfiles militares mas que eles precisavam de mulher para se tornarem melhores. Havia o refrão que nunca esqueci: "Ai, ai, ai meu capitão, bota mulher na parada e me chama pra empurrar canhão!"

Gostei do sambinha mas nem assim, nem com mulher na parada, eu gostaria de empurrar canhão. Mas admiro e louvo todos aqueles que, no dia de hoje, dedicado à Pátria amada salve, salve, mesmo sem mulher no pedaço, empurrarão os canhões que nos defendem da vilania e da peçonha dos nossos inimigos.
Carlos Heitor Cony, 80, é membro do Conselho Editorial da Folha. Romancista e cronista, Cony foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2000. Escreve para a Folha Online às terças.

E-mail: cony@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca