Pensata

Carlos Heitor Cony

15/11/2005

Chega de redundâncias

Passei grande parte da vida com a obrigação de ler as folhas, gastando diariamente, em média, duas horas para tentar digerir os quatro ou cinco jornais que a profissão me obriga a tomar conhecimento.

Hoje, a média baixou a níveis ridículos. Continuo lendo cinco jornais por dia mas gasto com eles, no máximo, meia hora, às vezes menos.

A explicação mais próxima seria o meu desinteresse pelo que está acontecendo. Vai lá. É um pouco disso. Mas antigamente havia também desinteresse pelos assuntos do dia, nem todos me emocionavam ou chamavam minha atenção. Mesmo assim os lia, para ficar por dentro e não ser atropelado pelos fatos que me rodeavam e sobre os quais seria obrigado a escrever.

Nos últimos meses, sobretudo, é sacal enfrentar cinco, seis páginas compactas com o noticiário dos escândalos, suas minúcias, seus cronogramas, a repetição das mesmas caras, dos mesmos esquemas, variando apenas as cifras de cada canal da corrupção, com a descoberta diária de novos suspeitos e novos esquemas nacionais e internacionais, suas confluências e influências na vida nacional.

Se os textos são redundantes e vários deles confusos, o visual é pior. Todas as caras terminam se parecendo, todos os envolvidos usam barba, umas pelas outras se parecem, o único de rosto raspado tem a cabeça também raspada, é o Marcos Valério, que afinal é um barbudo honorário, tanto se meteu em encrenca e tanto meteu os barbados em encrenca.

Não dá para entusiasmar. Outro dia, um jornal dedicou oito páginas seguidas a um suposto escândalo eleitoral em Campos (RJ), envolvendo uma quantia até que modesta em face dos milhões que rolam por aí. No fundo, tudo isso é salutar: sobra mais tempo para que eu dê minha volta na Lagoa.
Carlos Heitor Cony, 80, é membro do Conselho Editorial da Folha. Romancista e cronista, Cony foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2000. Escreve para a Folha Online às terças.

E-mail: cony@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca