Pensata

Carlos Heitor Cony

20/08/2002

A nau na tempestade

Elogiaram o convite de FHC para conversar com os candidatos presidenciáveis no início desta semana. Não vejo motivo para o aplauso. Certo que havendo um candidato eleito, o presidente em fim de mandato deve tudo fazer para facilitar a transição, a primeira-dama que sai deve convidar a que entra para conhecer o palácio, a posição dos móveis, as tomadas dos eletrodomésticos.

Isso tem sido feito. Lembraram que Figueiredo saiu pela porta dos fundos do palácio para não passar a faixa a Sarney, mas foi um caso inesperado. Antes de adoecer, Tancredo já armara a equipe de transição liderada por seu sobrinho Francisco Dornelles, que era diretor da Receita Federal do último governo militar. O drama daquele 14 de março foi realmente uma exceção.

Não foi esta a finalidade da reunião de agora. Não há ainda um presidente eleito que justifique o trabalho comum de uma equipe de transição. O que houve foi um pedido de arreglo do presidente, tentando explicar que a truculência da campanha eleitoral está prejudicando os negócios, o dólar sobe, o risco Brasil aumenta, o mercado está intranquilo, isso não é bom para o país.

Em outras palavras: ao suprimir o debate eleitoral durante 21 anos, o regime militar pensou e agiu da mesma forma. Criticar a situação pode prejudicar os negócios, criar desconfiança no mercado internacional, impedir ou retardar investimentos.

O encontro de segunda-feira foi uma tentativa do atual governo de dividir a responsabilidade pela crise que atravessamos com os candidatos que realmente não têm culpa ao menos neste cartório. O argumento básico é que todos estão no mesmo barco.

O problema é que o barco saiu do rumo seguro e nunca é demais clamar e reclamar para que volte à rota que foi esquecida, daí que enfrentamos uma tempestade da qual ainda não sabemos como sair.

Carlos Heitor Cony, 80, é membro do Conselho Editorial da Folha. Romancista e cronista, Cony foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2000. Escreve para a Folha Online às terças.

E-mail: cony@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca