Pensata

Gilberto Dimenstein

07/04/2003

Nota 7 para Lula

Obviamente não dá para avaliar um governo direito nem depois de quatro anos de mandato, muito menos em 100 dias. Mas se tivesse de dar uma nota para os primeiros três meses daria 7.

Não vou além porque, na área social, Lula é, até aqui, um desastre gerencial, a campanha da Fome, sua principal bandeira, comete erro atrás de erro por culpa do próprio presidente. Repito: se aproveitasse os programas que já existem e tentasse aglutiná-los em torno da fome, sem inchar ainda mais a burocracia, estaria ajudando com mais rapidez a combater a desnutrição.

Merece mais elogios do que críticas no setor mais nevrálgico do país, a economia, não tentou inventar a roda, reduziu a insegurança financeira, e teve a coragem de investir contra os privilégios do funcionalismo.

Há muito atropelos, lentidão administrativa, assembleísmo, mas o que importa, nesses 100 dias, é a mudança de expectativa para que o país volte a crescer.
Gilberto Dimenstein, 48, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às terças-feiras.

E-mail: palavradoleitor@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca