Pensata

Gilberto Dimenstein

20/04/2004

Um magnífico exemplo de incompetência

Acompanhado de 29 ministros, em janeiro de 2003, o presidente Lula desembarcou na cidade de Itinga, em Minas Gerais, para que todos vissem, de perto, a fome e a miséria. Tudo isso com direito a câmaras de televisão e discursos emocionados. Viram e, pelo jeito, pouco aprenderam --Itinga é um monumental exemplo de incompetência e, de fato, uma extraordinária lição.

Lista divulgada na semana passada mostra que essa miserável cidade, no Vale do Jequitinhonha, vai passar mais fome porque o dinheiro da merenda enviado pelo governo federal foi suspenso. Motivo: a prefeitura não conseguiu prestar contas dos gastos com merenda e o dinheiro foi interrompido. Ou seja, mais fome, graças à ineficiência dos governantes.

Esse é o caso de 450 municípios brasileiros, quase todos localizados nas regiões mais pobres, e ilustram que, além de pouco dinheiro, gasta-se mal. O dinheiro está lá, mas menos crianças de Itinga vão comer só por conta da burocracia.

Se Lula tinha interesse em levar seus ministros para aquela cidade para que tivessem uma lição de como se propaga a miséria não poderia ter escolhido sala de aula mais adequada.
Gilberto Dimenstein, 48, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às terças-feiras.

E-mail: palavradoleitor@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca