Pensata

Gilberto Dimenstein

31/10/2004

Gilberto Dimenstein: Por que Serra venceu?

Por muito tempo se discutirá por que Marta Suplicy, tão bem avaliada, perdeu a eleição.

Há muitos fatores óbvios: prestígio pessoal da dupla Serra-Alckmin, vulnerabilidade da área de saúde da prefeitura, imagem de arrogância da prefeita, campanha agressiva do PT, obras de última hora consideradas eleitoreiras, e por aí vai.

Há uma explicação, porém, que não aparece nas pesquisas. Estou convencido de que a classe média é muito mais importante do que se imaginava, mesmo nas regiões mais pobres da periferia.

Serra, filho de imigrantes da zona leste, ex-aluno de escola pública, tem mais cara dessa classe média do que Marta que, apesar de suas inegáveis ações pelos mais pobres, nasceu na elite paulistana.

Assim como Lula, em 2002, tinha a cara do Brasil que queria mudar principalmente por causa dos mais pobres, Serra tinha agora a cara da síntese paulistana por causa da classe média.

Leia comentários desta coluna em www.dimenstein.com.br.

Leia mais
  • Serra vence eleição e tira PT do poder em São Paulo

    Especial
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
    Gilberto Dimenstein, 48, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às terças-feiras.

    E-mail: palavradoleitor@uol.com.br

    Leia as colunas anteriores

  • //-->

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca