Pensata

Gilberto Dimenstein

17/04/2007

Famosos, violência e bebida

De acordo com as mais recentes pesquisas de opinião, a violência é o assunto que mais preocupa os brasileiros. De acordo com inúmeros estudos científicos, entre as causas de violência está o consumo do álcool. Essa combinação coloca uma pergunta para os meios de comunicação, beneficiários da publicidade: se não defendermos os limites para a publicidade de cerveja, medida proposta pelo Ministério da Saúde, seremos indiretamente coniventes com a violência?

A resposta: seremos. Assim como seríamos coniventes com o fumo se não aceitássemos os limites à sua publicidade. Estamos metidos numa guerra urbana, na qual todos os recursos devem ser usados --um deles é tentar reduzir o abuso do álcool, especialmente entre os jovens.

São igualmente coniventes as celebridades tipo Zeca Pagodinho, entre outras estrelas, que usam seu prestígio para estimular o consumo de álcool. A diferença é que eles não foram treinados para desenvolver a responsabilidade com a informação.

PS- Coloquei em meu site (www.dimenstein.com.br) estudos sobre álcool, violência e acidentes de trânsito.
Gilberto Dimenstein, 48, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às terças-feiras.

E-mail: palavradoleitor@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca