Pensata

Lúcio Ribeiro

26/03/2003

A guerra e os sons inesquecíveis

"Tum tum tum tum tum tum tum tum tum tum tum, Flaasssssssh"
"Flash", Queen

"And instead of saying all of your goodbyes, let them know you
realize that life goes fast/
It's hard to make the good things last/
You realize the sun doesn't go down/
It's just an illusion caused by the world spinning round"
"Do You Realize?", Flaming Lips

"I'm gonna get myself connected. I ain't gonna go blind.
For the light which is reflected. I see thru you
I see thru you"
"Connected", Stereo MC's

"Why am I here? I am because I have no fucking choice"
"Me White Noise", Blur

"Fuck it. Yeah, fuck it"
"American Life", Madonna


Reprodução



Então.
Desculpe o mau-jeito, as palavras "f" acima e a quantidade de epígrafes recorde. Não vivemos tempos normais. Como não poderia deixar de ser, esta coluna está contaminada pela guerra.
Mas, sem querer atrapalhar o bombardeio americano às cidades de Basra e Bagdá, peço licença para chamar a atenção para dois assuntos de alguma importância.
O primeiro é a nova invenção da Nestlé, o sorvete de ovo de Páscoa. Alguém já tomou esse absurdo? Vem no formato ovo de Páscoa, tem gosto de chocolate crocante e dá grátis duas tacinhas. Toque: já anda esgotando rápido nos supermercados. É a melhor doçura de época depois do sorvete de panetone no Natal.
O outro assunto é a camiseta com a qual a beldade Luana Piovanni anda desfilando por aí. Na peça está escrito: "I fucked your boyfriend". Metida. Deve ser a nova coleção daquela que tinha "I fucked Gisele" etc.

************************

SONS INESQUECÍVEIS - GUERRA

Esta coluna é movida a sons.
Sons inesquecíveis, uns mais que outros, costumam ganhar linhas e linhas neste espaço.
Sérgio Dávila é colega de trabalho e amigo deste colunista. Ele é repórter da Folha de S.Paulo e foi enviado pelo jornal a Bagdá, o epicentro da guerra EUA-Iraque.
Dávila, pelo que escreveu dia destes, tem ouvido sons inesquecíveis.
Mas essa sonzeira que entra nos ouvidos do jornalista é bem diferente da que sai de guitarras e baixos e baterias e teclados. É o barulho de bombas e bombas que têm caído na capital iraquiana todos os dias.
Dentro do que dá para tirar de saboroso em uma situação dessas, o único repórter de grande veículo brasileiro na terra do Saddam tem feito os textos em português mais saborosos de serem lidos na cobertura da guerra, que compõem seu "Diário de Bagdá".
Espera-se agora que Dávila volte logo para escutar os mesmos sons que este colunista ouve e escreve sobre. Esta coluna, diga-se, existe muito por causa do enviado à histórica Bagdá.
E o desejo do retorno do Dávila equivale a dizer que a torcida é para que o ótimo "Diário de Bagdá" tenha um fim imediato. Engraçado.

Juca Varella/Folha Imagem

Sérgio Dávila, do alto de um prédio de Bagdá, registra no
bloquinho de anotações da Folha o cotidiano barra-pesada da
guerra EUA-Iraque. A imagem é do fotógrafo Juca Varella,
também da Folha, que acompanha o repórter no Iraque


* Sérgio Dávila, que nestes dias tem dormido com sapato amarrado, está se especializando em coberturas de grandes eventos mundiais da história recente. Ele era "responsável" por Nova York quando as duas torres do World Trade Center ruíram, no fatídico 11 de setembro. E agora está em Bagdá.
É o cara certo no lugar certo (?!?). Mal comparando, Caetano Veloso também estava nos EUA em 11 de setembro. Foi para a festa xarope do Grammy, que acabou cancelado. E Caetano, preso nos EUA, porque os aeroportos foram fechados.
Agora, guerra estourada, o ídolo brasileiro foi cantar na insossa cerimônia do Oscar, já que concorria ao prêmio de melhor canção. O prêmio foi ganho por Eminem, que nem na festa do Oscar foi. Não quis participar da cerimônia enquanto seus compatriotas matavam e morriam no Iraque.

********************

O POP E A GUERRA

* Através da iraquiana Meada, que mora em São Paulo, este colunista manteve contato com o adolescente Fadi, que mora em Bagdá. À noite, Fadi passa o tempo de confinamento (por medo das bombas) ouvindo Backstreet Boys e N'Sync, ainda hits da garotada no Oriente Médio.

* O semanário musical inglês "New Musical Express" estimulou leitores de Bagdá a escreverem sobre a vida pop na capital do Iraque. Os americanos Eminem, Britney Spears e Backstreet Boys são sucesso das rádios de lá. REM também. Diz Raed, dono do (suposto) blog iraquiano mais famoso do momento, que as rádios de língua inglesa de Bagdá não podem dizer o nome da banda Bush. Tem que soletrar. B-u-s-h. Mas aí já parece viagem.

* O guitarrista Thurston Moore, do Sonic Youth, criou um selo virtual para protestar contra a guerra. E, direto, se chama Protest Records (www.protest-records.com). Vários artistas estão colaborando com MP3s engajados no repúdio à guerra. Beastie Boys e Cat Power estão lá, chiando contra o Bush.

* Grande música feita graças à guerra é "March of Death", obra do protesto conjunto de Zack de la Rocha (ex-Rage against the Machine) e o californiano DJ Shadow. Está em marchofdeath.com. Zack tem a melhor voz de protesto contra qualquer coisa do rock. Mas aqui, no caso, "Mach of Death" é hip hop. Dos bons.

* A música brasileira também arma chiadeira contra essa guerra, tá pensando o quê? O site da gravadora Trama (www.trama.com.br) põe à disposição a inconformada "Companheiro Bush", de Tom Zé. A letra é de, realmente, fazer a guerra acabar na hora.

"Se você já sabe
Quem vendeu
Aquela bomba pro Iraque,
Desembuche:
Eu desconfio que foi o Bush.
Foi o Bush,
Foi o Bush,
Foi o Bush."

* Lembra a Waffa, a sobrinha do Bin Laden que prepara carreira na música pop inglesa, destaque da coluna da semana passada? Olha ela aqui:

Reprodução



********************************

AS ÚLTIMAS DA GUERRA

* Teria vazado um memorando interno da MTV Europa censurando vários videoclipes que podem fazer alusão ao conflito no Iraque. Não pode passar na emissora nada que fale de guerra, soldados, aviões de combate, mísseis, bombas etc. E dão exemplos dos clipes banidos. Veja alguns deles.

* "Boom", do System of a Down, novo videoclipe que conteria imagens do Iraque, de guerra e tal e coisa.

* "I Don't Wanna Miss a Thing", do Aerosmith, por ter cenas do filme "Armageddon".

* "Lucky", do Radiohead. Por causa de cenas de guerra que incluem crianças feridas.

* "So Why So Sad", do Manic Street Preachers, que apresenta soldados sendo mortos e homens jogando granadas de mão

* "Miss Sarajevo", U2. Mostra mísseis, armas. E prédios sendo derrubados.

* "B.O.B. (Bombs Over Baghdad)", do Outkast, por razões óbvias.

E mais.

* A canção "American Life", fraquinha, da Madonna, chegou às rádios do mundo nesta semana. Na divulgação da música, estaria o inconformismo da Madonna com a guerra e tal. Segundo o alardeado, "a mensagem da música é tão forte que rádios iraquianas estão executando trechos da música, como uma mensagem 'Anti-Bush'".
Mas está na cara que é só oportunismo da moça. A letra é bobinha. Seu momento mais "indignado" é: "Eu tentei ser um garoto/ Eu tentei ser uma garota/ Eu tentei ser a melhor/ Eu acho que fiz tudo errado./ É por isso que escrevi esta canção".
Ou nas palavras bem diretas da epígrafe.

* De amargar foi a decisão da BBC inglesa em congelar o ótimo hit "Bandages", do bacana grupo canadense Hot Hot Heat. A canção foi tirada do playlist da Radio One. Segundo um porta-voz da rádio, a medida foi causada pela repetição da palavra "bandages", no refrão.
Segundo o raciocínio, "bandage" significa bandagem, que é atadura, utensílio usado em machucado, e machucado vem quando as pessoas estão feridas, e ferimentos tem a ver com guerra.

********************************

TIM FESTIVAL - BUZZ

Quem fuça acha. Parece que o Tim Festival, megafestival que substituirá o Free Jazz no final de outubro, vai ter uma noite electro. E duas atrações desta noite serão o grande grupo belga veterano Front 242, que lançará disco novo em breve, e a rainha pornô do punk-funk Peaches. A data desta noite seria 1º de novembro, no MAM-Rio. O Tim Festival, também, não deixará de fora a espertíssima cena de Nova York. O ótimo Rapture, de quem esta coluna já devora o esperadíssimo novo álbum, vem aí.

**********************

CURITIBA POP FESTIVAL

E o Curitiba Pop Festival toma finalmente sua forma. O jornal paranaense "Gazeta do Povo" soltou domingo a lista de atrações do festival, que não trará Strokes, Radiohead, White Stripes, Wilco, Coldplay, Foo Fighters, como foi primeiro anunciado e depois virou piada até em camiseta. Da ficção "maior festival do mundo em todos os tempos", o CPF vira na real um decentíssimo evento de bandas independentes nacionais, coloridos por duas bacanas atrações estrangeiras.

* Conforme adiantado aqui, o delicioso grupo alemão de electropop Stereo Total é um dos nomes a passar por Curitiba. A outra banda, que vem só e somente para o festival paranaense, é a Breeders. As irmãs Kim e Kelly Deal vão parar de se estapear para fazer uma apresentação exclusiva no CPF. As duas são o Liam e o Noel do rock americano. Além do quê, será a primeira vez que um representante dos seminais Pixies (Kim Deal) põem seus pés em palco brasileiro. Esta coluna conferiu no ano passado parte da performance dos Breeders no Reading Festival. O disco da volta do grupo, "Title TK", não rendeu lá grande coisa. Mas os hits "Cannonball" e "Divine Hammer" são de valer o ingresso.

* O Curitiba Pop Festival acontecerá nos dias 2 e 3 de maio. Os nomes brasileiros do evento incluirão Nação Zumbi (Recife), Grenade (Londrina), MQN (Goiânia), Valv (Belo Horizonte), Walverdes (Porto Alegre), Wurla (São Paulo) e Feichecleres (Curitiba). Uma terceira atração internacional será o projeto eletrônico francês Rubin Steiner, que mistura electro e hip hop ao jazz.

*******************************

STEREO TOTAL TOUR E DISCO

Confira a relação de data e local da turnê brasileira do Stereo Total, ainda sujeita a mudanças.

- 2 de maio, em Curitiba, no CPF
- 3 de maio, em BH, no festival Eletronika
- 8 de maio, em SP, no Sesc Pompéia, no evento Hype (?!?)
- 9 de maio, em Goiânia
- 10 de maio, no Rio de Janeiro

* A turnê do Stereo Total servirá para apresentar a edição nacional da compilação exclusiva da banda, que se chamará "Party Anticonformiste - Festa Anticonformista", terá 29 canções e a exclusivíssima versão da linda "L'Amour a 3" em PORTUGUÊS. O lançamento deste espetacular "The Best of" é obra do selo paulistano Bizarre Records.

********************************

STROKES NO BRASIL

Na verdade, o papai-Strokes. John Casablancas, ex-dono da superagência de modelos Elite e pai do vocalista Julian Casablancas, vai se mudar definitivamente para o Brasil. Vai morar numa cobertura no Leblon, no Rio de Janeiro. Somando isso ao recado que o grupo mandou via internet, incluindo o Brasil na lista dos lugares que a banda com certeza excursionará depois que gravar o segundo CD (estão em estúdio), não será de espantar ver a banda tocando em breve no Brasil (depois de setembro, pelo menos).

********************************

OS DISCOS QUE VÊM AÍ

* Nesta semana a notícia é a de que a Trama vai lançar em abril o álbum da Cat Power, destaque da última coluna. Também no mês que vem será lançado o álbum do esquisito grupo islandês Sigur Rós, conhecido dos brasileiros. O CD é aquele que tem o nome de "( )" e foi lançado lá fora no ano passado. É bonitão, para quem gosta de som para ser ouvido no iglu, com a namorada do alasca.

* Dizem que motivado por capa recente da Ilustrada e pelo bate-bumbo desta coluna, a Sum Records vai lançar rapidinho o próximo disco do White Stripes, o "Elephant". A promessa é de que chega às lojas no dia 1º de abril, junto com o lançamento mundial do CD da dupla de Detroit.

*******************************

TIETA E OS ENGENHEIROS DO HAWAII

O site Roquenrou (www.roquenrou.com.br) armou eleição dos melhores da música pop em 2002 e deu... Engenheiros do Hawaii.
"É muito legal receber esta força... especialmente neste momento em que estamos no estúdio gravando 'Dançando no Campo Minado', o disco que vai levar adiante as promessas do 'Surfando Karmas & DNA'. É muito bom saber que tem gente ligada", disse Gessinger ao site.

* Falando em coisas bacanas da nossa música, o blog Notas Toscas realiza importante enquete com fases eliminatórias para chegar à pior canção da MPB em todos os tempos. Parece que a linda "Leãozinho", a iluminada "Tieta" (minha favorita) e a inacreditável "Amor I Love You" encabeçam a votação. Contribua com a eleição: www.notastoscas.blogger.com.br

*************************

O MISTÉRIO DO BLUR

Ainda não dá para saber se a melhor música nova do Blur, "Me White Noise", vai estar na edição nacional de "Think Tank", que está para sair (5 de maio).

A canção, esquisitaça e cheia de efeitos, tem o "Oooooooi" mais britânico do mundo, que aparece quando Damon Albarn começa a cantar.

"Me White Noise" estará como faixa bônus ou da edição americana ou da britânica, não dá para falar ainda. No promo distribuído pela EMI a jornalistas, a música não está presente. Mas na internet ela é facilmente encontrada, mais como "My White Noise" do que "Me White Noise".

Aliás, na entrevista com o Damon Albarn eu perguntei sobre "My White Noise". Ele me corrigiu na hora: "É 'Me'".

* PROMO BLUR - Continua. Uma cópia caseira de "Think Tank", com a tal "Me White Noise", está para sorteio. Tenta a sorte no lucio@uol.com.br.

*************************

RADIOHEAD NOVO

A maior banda de rock do planeta, hoje, divulgou detalhes sobre o novo disco, o sexto, que vai se chamar "Hail to the Thief". Vai ser lançado em 9 de junho na Inglaterra e no dia seguinte nos EUA.

Antes, sai o single da maravilhosa "There There", em maio.

"There There" e pelo menos outras sete músicas das 14 que comporão o novo CD já rolam na rede em versões ao vivo desde que a banda as tocou naqueles famosos shows de Portugal e Espanha, em julho/agosto do ano passado.

* A revista americana "Filter" diz ter ouvido quatro das músicas de estúdio do novo Radiohead. Olha o que os caras disseram: "As we sat and listened all we could say after was 'wow'. Our first impression of the tracks we heard was that they are simply amazing. The songs were very reminiscent of OK Computer but, of course, going to a higher level like only Radiohead could do".

Este é o tracklist de "Hail to the Thief":

2 + 2 = 5
Sit Down. Stand Up
Sail to the Moon
Backdrifts
Go to Sleep
Where I End and You Begin
We Suck Young Blood
The Gloaming
There There
I Will
A Punch-Up at a Wedding
Myxamatosis
Scatterbrain
A Wolf at the Door

**************************

PROMOÇÃO RADIOHEAD

Como um aquecimento para o novo disco da banda de Oxford, esta coluna prepara para sorteio um single caseiro e encorpado das novas canções que estarão no "Hail to the Thief". Novas canções, diga-se, em versões ao vivo. Mande e-mail para lucio@uol.com.br e corra o risco de ouvir já:

- "There There"
- "I Will"
- "A Punch-Up at a Wedding"
- "Scatterbrain"
- "Where I End and You Begin"

* Repetindo, a internet já é o lar dessas canções novas do Radiohead.

******************************

FLAMING LIPS NOVO

Os Lábios Flamejantes de Oklahoma voltam ao CD em abril, com o lançamento no dia 22 de "Fight Test EP", um mini-álbum com sete faixas que incluem uma espetacular cover do Radiohead, "Knives Out", a mais-ou-menos versão de "Can't Get You Out of My Head", de Kylie Minogue, e uma apropriação de "The Golden Age", a melhor música do disco country-acústico do Beck. Sem contar uma versão remix da f*** "Do You Realize?".

Mas enquanto este novo Lips não aparece, dá para pegar uma atalho na internet ou em algumas lojinhas espertas e catar o suculento "Yoshimi Wins - Live Radio Sessions", disco pirata de oito faixas que mostra a banda do maluco Wayne Coyne tocando ao vivo para sessões de rádio.

Estão lá as covers do Radiohead, Beck, Minogue e uma versão calminha (ainda mais) de "Do You Realize?".

Sobre a música do Beck, no "Fight Test EP" ela é cantada pelo próprio. Já no bootleg eu não consegui saber se é o Beck ou Wayne quem canta. Chuto o vocalista do Flaming Lips, mas não consegui chegar a uma conclusão. Lembrando, os Lips foram a banda suporte da turnê do Beck no ano passado.

Confira as músicas do bootleg e as rádios de onde foram tiradas:

1. Do You Realize? - (CD101 Version)
2. Can't Get You Out of My Head (KEXP Version)
3. Yoshimi Battles the Pink Robots Pt. 1 (AOL Sessions)
4. The Golden Age (CD101 Version
5. Waitin' for Superman (WXPN Version)
6. Knives Out (KCRW Version)
7. In The Morning of the Magicians (KCRW Version)
8. White Christmas (WXPN Version)

* Ainda no oficial "Fight Test EP", os Lips vêm com a inédita "Thank You Jack White (For the Fiber-Optic Jesus That You Gave Me)", alguma zoeira para cima do guitarrista do White Stripes.

******************************

PROMOÇÃO FLAMING LIPS

Tem uma cópia de "Yoshimi Wins - Live Radio Sessions" para quem quiser concorrer a este bootleg bacana. O caminho é o lucio@uol.com.br. Just do it.

******************************

BALADAS

* BALADAS: este colunista inaugura noite nova em SP, tocando rock e electro nesta quinta-feira no bar Picasso (rua Álvaro de Carvalho, 25, centro, atrás do Cambridge Hotel). // A extravagante banda carioca Glamourama traz sua turnê Sex Singles a SP. Vai ter glam na sexta, na Revolution (Funhouse), e no domingo enchem de purpurina o Praia Sport Bar, em Santos. // Ainda na sexta, mas no Bar Orbital (rua Augusta, 2849), tocam as bandas Pullovers e Polara.// Deu para ver que o Orbital não está fechado, não. Até que enfim uma noite de segunda-feira em SP. No dia 31 estréia a Rape of the Pop, noitada no Bar Orbital que promoverá de Jimmy Bo Horne a White Stripes, de Bomb the Bass a Oasis.// A já bombada Trash 80's, do bar Caravaggio (também na Álvaro de Carvalho, atrás do Cambridge), traz neste sábado os DJs Camilo Rocha e Mariana DL tocando mistura pop do brega ao luxo. A Trash 80's é projeto de Eneas Neto e Tonyy.// A Superblast de sábado, no Tramp Club (Pinheiros, perto da FNAC), tem em seu palco os shows dos paulistanos Starfish 100 e Red Eyes.//

*****************************

POPICES

* LESBO-TEEN: a duplinha russa de garotas lésbicas Tatu, um dos maiores sucessos da música dance no mundo e que inspirou até personagem de novela brasileira, vem aí com um novo vídeo. É do segundo single delas, "Not Gonna Get Us", onde Lena e Julia dividem uma cela numa cadeia de segurança máxima da Sibéria. Parece roteiro de filme pornô... E até pode ser, no caso. Essa música, em sua versão original, russa, tem um vídeo espetacular, que mostra as duas meninas se aventurando com um caminhão roubado, no estilo "Thelma & Louise".

* "24": primeira chamada para os atrasados em "24 Horas", segunda temporada. A Fox realiza uma minimaratona neste domingo, a partir das 13h. Serão mostrados os cinco episódios iniciais.

* EMINEM E O OSCAR: Voltando ao assunto, diz que o co-compositor da música, Luis Resto, subiu ao palco para receber o prêmio de melhor canção no lugar do Eminem, que se recusou a ir ao Oscar. Assim que foi encaminhado aos bastidores do show, deu uma ligada para o amigo, em sua mansão em Detroit, para parabenizá-lo. O rapper atendeu com voz de sono. Estava dormindo.

* ESCRACHO: o site mineiro Abacaxi Atômico (com.br) está no ar, todo reformulado. Não diga que eu não avisei.

* TEENAGE FANCLUB NO BRASIL: que história é essa? O Luciano Vianna, indie carioca, explica no www.londonburning.com.br.

* PIERCING DA BRITNEY: no mamilo. É verdade. Vi a foto em um jornal inglês. Ela estava de camiseta, claro.

**************************

VENCEDORES DA PROMOÇÃO

Vê aí se seu nome está na parada:

* Uma cópia caseira do ótimo "Think Tank", do Blur.
Marcos Paulo Nassif
São Paulo, SP

* O CD do Interpol, "Turn on the Bright Lights".
Edinancy Petri
Rio de Janeiro, RJ

* O "preparado" Yeah Yeah Yeahs vs Cat Power, com três músicas de cada um dos discos novos das bandas de Karen O e de Chan Marshall, a Cat Power em si.
Alessandra Marcondes
Santo André, SP

* A fita-pesadelo "Living with Michael Jackson"
Joana A. Nogueira
Salvador, BA

*********************
PAZ E AMOR

Vou nessa. Estou devendo algumas coisas (Stereo MCs, Evan Dando), mas fica para a semana que vem. Se o Bush deixar. Não a banda Bush, bem entendido.

Peace.
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca