Pensata

Lúcio Ribeiro

17/07/2003

Coldplay e Sonar no Brasil
(atualizada)

"So much for the city
Tell me that you'll dance to the end
Just tell me that you'll dance to the end"
The Thrills, em "Big Sur"

"Where do we go nobody knows?
Don't even say you're on your way down,
God gave you style and gave you grace
And put a smile upon your face"
Coldplay, em "God Put a Smile upon Your Face"

"É pinga pra cá, é pinga pra lá
Se o mundo terminar em pinga
Bebendo pinga vou me afogar"
Silvio Santos, em "Tanque Cheio"


A-hã, that's right!
E aí? Está frio aí desse lado?
Você sabe que esta coluna é dada a muita prosa sobre isso e aquilo, muita constatação importante, muito papinho. E algumas notícias.
Notícias chegam e a gente até as dá, depois de um esforcinho de apuração, uma pitada de fé, um colorido todo particular.
Pois vão chegar uma pá delas daqui para baixo.
Faço votos de que elas saiam do virtual para o campo real. Não trabalhei no "Matrix", mas também sei dar meus kung fu parando no ar.

* Mas, antes de ir para o que interessa, vou abrir o espaço para uma coisa que já virou tradição e logo, logo vai ser imitada por tantos outros colunistas: a conversinha furada inicial.
Você já deve ter desconfiado (ou não), esta coluna respeita muito três personagens do imaginário pop nacional: Didi Mocó, Roberto Carlos e Silvio Santos.
O primeiro é... o primeiro. O segundo é rei. Ouvi "O Calhambeque" sábado passado, em uma festa cool, numa versão drum'n'bass. Nunca poderia imaginar que Roberto Carlos tem a ver com música eletrônica. Ficou espetacular.
Já o Silvio Santos, esse é gênio. Os EUA dão ao mundo o Jayson Blair, mas yes, nós temos Silvio Santos. O cara inventou (inventou) a maior cascata e todo o Brasil foi atrás. E, dizem, a história teria a ver com um programa que vai estrear em breve no SBT, esse lance de criar uma verdade e esgotar todas as possibilidades de verificar como que essa verdade criada vai mudar as vidas das pessoas.
Vamos lá. Silvio Santos merece palmas.
Clap!
Só falta o cascateiro mais simpático do mundo dizer agora que o Coldplay vem ao Brasil em setembro.

***************************

COLDPLAY NO BRASIL

A queridíssima banda inglesa Coldplay, foi anunciado nesta quarta-feira, é o grande nome internacional a, enfim, aparecer por aqui para dois shows da categoria "imperdível".
A notícia da vinda do grupo de Chris Martin foi revelada nesta quarta-feira, depois que esta coluna já revelava desde as primeiras horas do dia as negociações para trazer o grupo em setembro.
A EMI entregou, no final da tarde da quarta, que o Coldplay vem fazer duas apresentações no Brasil, uma no Via Funchal, em SP, no dia 3 de setembro. A outra, dia 4, no Jockey Club, no Rio.
O belo "A Rush of Blood to the Head", segundo disco da banda, já superou as 60 mil cópias vendidas no Brasil.
A fumaça da turnê sul-americana do grupo, que incluiria o Brasil, começou a ser vista na última sexta-feira, quando um insider latino adiantou a este colunista que o México anunciara um show do Coldplay para o dia 7 de setembro, naquilo que seria o início de uma turnê pela América Latina.
Uma banda grande, principalmente inglesa, só viaja para tocar no México por dois motivos: ou como rabicho de uma turnê americana ou no caso mesmo de uma tour pela América de baixo.
E como a banda do dandy Chris Martin acabou uma série de apresentações pelos EUA em junho...
Uns telefonemas e esta coluna chegava a uma importante "negociadora" de shows grandes no Brasil.
"Sim, o Coldplay está mesmo vindo para tocar aqui. Já tenho uma data reservada para ele no Credicard Hall e outra no ATL Hall, no Rio. Só depende de uma coisa."
A negociadora, da mesma empresa de entretenimento que está bancando a banda no México, informa a este espaço que o Coldplay teria nas mãos duas propostas de promoção de seu show no Brasil.
Uma da empresa dessa nossa amiga, outra de um outro produtor brasileiro misterioso, que poderia ser o Kaiser Music.
O projeto da cervejaria estaria esperando a banda inglesa decidir seu promotor brasileiro para então sim anunciar sua próxima etapa.
É por isso que o Kaiser Music ainda não teria anunciado o Foo Fighters, como deveria ter acontecido no final de julho, como prometido.
Mas um terceiro nome, Phil Rodrigues, promoter das antigas, atropelou as negociações e fechou com o Coldplay.
Em entrevista ao carioca "Jornal do Brasil", o nosso "caipirinha man" Ian McCulloch, do Echo & The Bunnymen, que está passagem comprada para o Brasil, dizia em tom de brincadeira que daria um toque para o Coldplay vir com ele para o Brasil, para que pudessem cantar alguma coisa dos Bunnymen juntos.
No último domingo, no ótimo festival escocês T in the Park, o Coldplay cantou "Lips like Sugar", de McCulloch. E com o próprio.

* O Kaiser Music deve ficar mesmo com Foo Fighters e Hellacopters, na próxima etapa do projeto, a ser anunciada. Mas só em novembro. A Kaiser queria a banda de Dave Ghrol para já, mas o grupo só teria datas para vir daqui a alguns meses.

* Outro que desembarca no Brasil, mas em novembro, é o Metallica. Por esta época, a banda que voltou a fazer discos que justifiquem sua fama tem já anunciado show no Chile.

* Cogita-se que Suede (sim) e Yes já têm arranjados shows pela América do Sul.

*********************

HIT PARADE

Animada com essa gama de possibilidades pop, esta coluna oferece duas musiquinhas para audição ou download naquele endereço esperto a que você (chega aqui).
A primeira canção dada é a sensacional marchinha "Tanque Cheio", cantada por ele: Silvio Santos.
A segunda é uma versão rara da fofa "Songbird", do Oasis, em versão ao vivo do Coldplay, cedida pelo leitor mineiro Felipe Soalheiro. Já sou amigo da família dele.
Divirta-se.

*******************

SÃO PAULO FERVE - VAMOS TER O SONAR BRASILEIRO

Essa também é muuuuuito boa.
A CIE Brasil, a maior empresa brasileira de entretenimento, dona das principais casas de shows de São Paulo e Rio e quem está por trás da vinda do Coldplay para cá, acaba de fechar um contrato com a marca Sonar, o badalado festival espanhol de som de vanguarda e experimentações multimídia cuja sede principal é na maravilhosa Barcelona, mas já é realizado em outras cidades européias.
A CIE, que promete entrar com tudo no segmento "vanguarda" a partir de agora, deve anunciar nos próximos dias a criação do Sonar brasileiro, a realização ainda este ano de uma versão reduzida do evento e, principalmente, as atrações do primeiro Sonar paulistano.
O Sonar espanhol espalha por Barcelona shows e performances durante o dia e à noite. Neste ano, os nomes que passaram pelo evento catalão foram Björk, Underworld, Ladytron, Jeff Mills, DJ Hell, Carl Cox e o espertíssimo LCD Soundsystem, de NYC, entre outros.

* E, nesta quinta, em São Paulo, o modernoso hotel paulistano Unique inaugura seu Unique Club, mais um espaço para festas e shows na cidade que está ardendo à noite, de tanta baladas.
E a primeira noite oficial do Unique Club tem como convidado o papa Afrika Bambaataa, precursor do hip hop e, por que não, do electro, tudo nos anos 80. Em seu primeiro dia na volta ao Brasil (Bambaataa tocou na Lov.e em 1999, se não me engano), o Elvis do funk americano mandou ver meia dúzia de espigas de milho no largo do Paissandu, no centro de São Paulo.
Bambaataa toca no Unique Club junto de DJ Nuts, Jackson Araujo e a dupla xingu Liana Padilha e Luca Lauri.
Cabem mil pessoas no novo Unique Club, que fica na av. Brigadeiro Luis Antônio. A novidade do espaço é "a maior muralha de som de São Paulo", como está sendo divulgado.
É um paredão de 30 x 4 m que, segundo dizem, faz o público se sentir dentro de uma caixa acústica.

* PROMOÇÃO UNIQUE CLUB - Para você não morrer com R$ 60 por ingresso na balada do Bambaataa, esta coluna oferece um par de convites para sorteio rápido aqui. Quem tiver a fim de conferir o funk soul brother na inauguração do clube do hotel Unique deve mandar e-mail para lucio@uol.com.br, com telefone. O ganhador dos ingressos será avisado por volta do meio-dia da quinta e deverá pegar o ingresso no lobby do hotel, na noite da festa.

* Voltando à CIE e seu pé na vanguarda, no caso aqui na música eletrônica, já foi anunciada a primeira festa da nova linha da empresa que tem o Credicard Hall. Numa parceria com a famosa gravadora alemã de electro Gigolo, chega para tocar aqui o DJ francês Hacker, mais conhecido como parceiro da Miss Kittin. Hacker toca com o alemão Savas Pascalidis, também da Gigolo, e os brasileiros Mau Mau e Renato Lopes. A festa é no dia 1º de agosto, no Credicard Hall.

*************************

KINGS OF LEON

A nossa banda do Tennessee é capa da semana passada do semanário inglês "New Musical Express". Kings of Leon, você já percebeu nas últimas semanas, é queridinha deste espaço, que levantou o dedão para cima quando ouviu o álbum de estréia do grupo, "Youth and Young Manhood", que acabou de sair na Inglaterra e chega ao Brasil em setembro.
Depois de ter seu show elogiado no Glastonbury, emendaram outra apresentação badalada no T in the Park, festival escocês que rolou no final de semana passado.
Ouvi quatro músicas ao vivo pela Radio One britânica, que eu não estou aqui para marcar touca. Ótimo é o mínimo elogio que posso soltar, para não dar muita bandeira.
Por causa da banda country-punk de moleques cristãos, amiga minha levou uma bronca de um balconista de uma loja de discos de San Francisco.
Ela pediu o disco do Kings of Líon, com o acento para enfatizar a pronúncia. "É Lión", corrigiu o inconformado balconista, forçando o "o".
Resumindo: é "liooon", não "liiion".

**********************

THE THRILLS

Você já leu sobre eles aqui, mas não custa frisar e frisar.
Se o Morrissey aprovou, quem sou eu para achar menos que lindíssimo o álbum "So Much for the City", da banda irlandesa The Thrills, outro grande novo álbum recém-lançado no Reino Unido.
Com um quê mesmo de Smiths, meio hipponga e tal, o Thrills é a banda indicada para nos fazer sentir bem.
Sonoridade indicada para ouvir nas ensolaradas manhãs de verão, com os pássaros cantando. Lirismo pop dos mais bacanas.
Ouça "Santa Cruz (You're Not That Far"), "Big Sur" e "One Horse Town". E seja feliz.
Também tocou no T in the Park e também, pelo que eu li, arrancou maravilhadas críticas.

*********************

ISSO É SÉRIO - "EDUARDO E MÔNICA"

A notícia pode chocar, vou avisando.
Reproduzo como a recebi.
"A Secretaria Municipal de Cultura promove, no Centro Cultural São Paulo, a apresentação da peça Análise Comportamental e Crítica da Música Eduardo e Mônica. É uma análise, quase um ensaio sociológico, do ponto de vista de um reitor, interpretado por Fábio Espósito, sobre a obra pop de Renato Russo.
Iconoclasta e politicamente incorreto ao extremo, o personagem do reitor, o Magnífico Senhor Doutor Reitor Adolar Gangorra quer fazer justiça ao retratar Eduardo como um singelo rapaz totalmente dominado por uma cultura pop de caderno cultural de jornal que Mônica lhe obriga a engolir.
Existem vários tipos de indivíduos marginalizados. Eduardo é um deles: marginalizado pelos modernos, sexualmente resolvidos, enfim pessoas que gostam de Mutantes, de Caetano e de Rimbaud."

* Sem mais...

*********************

BREVE, AQUI

A EMI já anuncia em seu site o lançamento em setembro do disco novo do Black Rebel Motorcycle Club, que sai na Inglaterra no dia 18 de agosto. Chama "Take Them on, on Your Own". Fique esperto que já, já aparece por aí. O primeiro single do disco, "Stop", anda circulando que eu sei. A julgar por essa música, dá para esperar um disco bem... BRMC.
Antes, ainda neste mês, chega em edição nacional o novo Dandy Warhols, "Welcome to the Monkey House". o CD favorito atualmente do polêmico colunista Álvaro Pereira Junior, do "Folhateen".
Mais: o novo CD da loira "difícil" Liz Phair, que leva seu nome, também vem via EMI, em agosto.
E, para não dizer que é só elogios para o braço brasileiro da gravadora imortalizada pelos Pistols, um toque: é dela o direito de lançamento do CD do Thrills. E ele ainda não está programado.
Helloooooooo!

**********************

MISS KITTIN? É VOCÊ?




***********************

JUDAS PRIEST E MY BLOODY VALENTINE

Depois dos Pixies, mais duas bandas têm suas voltas anunciadas. Escolha o seu retorno preferido.
O folclórico Rob Halford afirmou que vai reformar o Judas Priest em comemoração dos 30 anos da famosa banda de metal. Vai vir com disco novo e uma turnê mundial. Alguma dúvida de que eles vêm ao Brasil?

* Essa é bombástica. Circula que a adorada/cultuada/idolatrada My Bloody Valentine está secretamente internada em um estúdio de Berlim para terminar de gravar um inacabado disco, largado para trás lá em 1989. O caso é que o grupo do figuraça Kevin Shields, que andou colaborando com o Primal Scream, tinha como missão gravar um disco cheio naquele ano, mas travaram no meio da sessão e só conseguiram fazer quatro músicas, que acabou virando o EP "Glide". Shields, pelo que rola, está gravando cinco músicas novas para finalmente terminar o álbum inacabado. Todo esse material, mais do que apenas um disco do MBV, deve compor uma caixa comemorativa da banda. Os indies-cabelinho de SP devem promover uma festa, em breve, para saudar a volta do MBV.

*********************

CINEMA

Acho que não vou ter coragem, mas parte do meu cérebro se sente atraída a entrar sorrateiramente no cinema para ver "Debi & Lóide 2", uma prequela do famoso e estúpido filme que teve Jim Carrey e Jeff Daniels. Mas que não tem mais.
A função deste "2", veja você, é mostrar quando Debi e Lóide se conheceram, nos tempos da escola. Sério.

* E, talvez, quando você estiver lendo estas mal traçadas, eu vou estar vendo/já vou ter visto uma premiére de "Exterminador do Futuro 3". Coisa fina. Espero.

**********************

BALADAS

No sábado, este colunista estréia como residente mensal no projeto All Stars, que encherá de rock e periféricos dos bons o Trip Bar (Fradique Coutinho, 1002, Vila Madalena). Neste sábado a festa é mega. A ótima banda Los Pirata toca às 23h. Depois, o som é por conta dos DJs Thiago Ney (Folha de S.Paulo), Lúcio Ribeiro (quem?), Rafael Perrotta (Trip Bar) e o agitador-indie Márcio Custódio. Na semana que vem, o Trip apresenta mais uma festa do Garagem. // Antes, nesta sexta, rola mais uma Popscene, a festa mais agitada de Santos. Acontece no Retrô, charmosíssimo bar no centro histórico de Santos. O DJ convidado do projeto é o Chuck, do Forgotten Boys. Toda info: www.popscene.tk.

********************

PROMOÇÕES DA SEMANA

É escrever para concorrer. O lucio@uol.com.br é sua chance para descolar:

* O disco "Fire" (Sum), da banda Electric Six, "só" a dona de "Gay Bar".
* O DVD "Trilogy", do Cure, duplo, recém-lançado no Brasil pela ST2.
* Outra edição limitada do CD "Think Tank", do grande Blur, com capa de veludo vermelha, livrinho com letras e porção multimídia com os vídeos de "Ambulance", "Crazy Beat", "Good Song" e "Out of Time". Tudo gravado ao vivo nos estúdios da MTV em Londres.

A eles.

*****************

VENCEDORES DA PROMOÇÃO

Confira quem levou,
* CD Radiohead em Glastonbury
- Felipe Dago Vellozo
Recife, PE

* CD edição limitada do Blur, o "Think Tank" com capa de veludo
- Márcia Tovar
São Paulo, SP

* a camiseta (última) do Roskilde Festival
- Alcir S. Carvalho
São Paulo, SP


Obs.: Foram detectados alguns problemas no envio de algumas das revistas "Crocodilo", de promoções passadas. Os lesados (que não receberam) podem se manifestar. Já me perdi na história.

*****************

E que venha o Coldplay. Tamos aí para eles.
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca