Pensata

Lúcio Ribeiro

23/12/2004

Iggy Pop e o show do ano

"On the off chance that you're listening to the radio
I thought you'd might like to know you broke my heart"

Babyshambles, em "Killamangiro"

"This fire is out of control
I can to burn this city
Burn this city"

Franz Ferdinand, "This Fire"

"Garçom... Por favor...
Sirva bem... As visitas"

Latino, em "Festa no Apê"

Prestatenção!
Esta é a última coluna do ano (aahhhhhhhhhhhhhhhhh!)
Mas é a de maior quantidade de prêmios oferecidos também, tipo liquidação (eeehhhhhhhhh!)

* Prepare-se para novidades. A Popload vai sofrer por mudanças estrutural-estilísticas em 2005. Não sei bem o que eu quis dizer com isso, mas a intenção é a de sacudir este espaço e deixá-lo ainda mais agitado. Tão agitado como o ano novo que chega, como dá arriscar na previsão. Se você curtiu 2004, o cheiro é de que 2005 vai ser ainda mais entusiasmante para quem curte rock e vizinhanças. Mas isso é assunto para a primeira do ano.

* Falando em previsões, dá uma olhada nas duas primeiras notas...

* Hoje continuamos fortes com as listas de melhores do ano. Principalmente com o resultado de outra enquete campeã realizada por esta coluna, que apontou com propriedade (uma quantidade cavalar de e-mails) quem é a melhor banda de 2004 e qual foi o principal show ocorrido no Brasil neste ano.

* Sobre listas, quero perguntar uma coisa a respeito das melhores canções: se a sua não teve "Sad and Lonely", do Secret Machines, "Lost in the Plot", do Dears, e "Ladyflash", do Go! Team, :como você conseguiu?

* Em tempo de melhores, lá em cima estão as melhores epígrafes de 2004. Pela ordem.

* Emocionada, a coluna agradece os muitos votos de Feliz Natal e bom 2005. E retribui

******************************

PREVISÕES

Todo final do ano, é aquela história. Sente-se o cheiro do que vai acontecer em 2005 e aí é elaborada aquela lista de "O que vai pegar no ano que vem". Exercício livre de futurologia básica, papinho pop sem muitas consequências e tal.
No final de 2003, esta coluna arriscou as "20 razões para amar 2004". Algumas obviedades, alguns acertos, um punhado de erros. Vamos ver o que foi dito e o que realmente aconteceu. Foi assim, ficou assim:

* 20 RAZÕES PARA AMAR 2004

1. o disco do Morrissey
Acerto. Morrissey veio, viu, foi visto e venceu. Disco ótimo, show maravilhoso. A única coisa a se lamentar a respeito do ex-Smiths é saber que o cara tocou na Argentina e ninguém teve a manha, o moral de trazê-lo ao Brasil.

2. o seriado O.C. da Fox, meio "Dawson's Creek", mas bem mais punk.
Resultado: Acerto. "O.C." mostrou com quanto draminha romântico adolescente e muita música legal se constrói uma série bacana.

3. o trio de bandas novas inglesas, Eastern Lane, Franz Ferdinand e Razorlight, lançam seus discos de estréia já no começo deste ano, depois de alguns singles poderosos.
R: Acertíssimo. Franz Ferdinand foi a banda do ano. O Razorlight é indie-mega na Inglaterra e o disco lançado é bem bom, tirando um épico pretensioso de 10 minutos, bem xarope. O Eastern Lane lançou a bacanaça "I Said Pig on Friday". A cena indie inglesa pegou, mas era preciso ter previsto mais coisas.

4. o reality show "Vida Simples", estrelado pela dondoca Paris Hilton, aquela ricaça e estrela do famoso vídeo pornô, vai passar no Brasil. É o máximo.
R: Não foi o máximo. E nem pegou tanto assim. O problema é que o "mito" Paris Hilton é muito maior que um seriado de TV. Ela ofuscou ela mesmo, se é que você me entende.

5. por conta das festividades dos 450 anos da cidade de São Paulo, muitas atrações pop das boas devem passar por aqui até quando 2005 chegar. E não estou falando de Ja Rule, Snoopy D-O-double G e Iron Maiden. Teenage Fanclub, uma grande banda da Manchester dos 80, Christina Aguilera, Eminem, Travis, Kings of Leon, Fischerspooner, Fatboy Slim devem deixar suas digitais em Cumbica.
R: O bicho pegou realmente no quesito shows. Mas muita gente desta lista não veio. Mas muita gente que não estava nesta lista veio. E no final todo mundo ficou feliz, acho.

6. o Teenage Fanclub não só vem vem tocar aqui em maio, como vai ter sua preciosa coletânea vai sair no Brasil pela Sony.
R: Tudo certo aqui.

7. "Kill Bill Vol. 1" estréia dia 19 de março. "A Escola do Rock", com o Jack Black, parece que entra em cartaz até antes.
R: Aqui também.

8. o iPod vem aí em versão míni e mais barata.
R: Idem. iPod míni pode até ser achado aqui no Brasil.

9. no meio do ano, "Kill Bill Vol. 2" deve entrar em cartaz.
R: Sim.

10. a temporada nova de "24", a terceira, estréia na Fox em fevereiro. E o seriado mais cool dos últimos tempos chega à Globo, quem diria. A primeira temporada vai passar na TV aberta nos próximos dias.
R: Acerto. "24" abalou

11. 29 de fevereiro.
R: Eu coloquei essa?

12. o Oasis completa dez anos do lançamento do grande primeiro álbum, "Definitely Maybe", e promete marcar a data de alguma forma. Tudo isso fora o disco novo, também para 2004.
R: Saiu o ótimo DVD comemorativo e tal, mas o "ano Oasis" deve ser mesmo 2005. Já em outubro deste ano a banda já tinha esgotados quatro shows em estádio para JUNHO/JULHO de 2005. Agora, em dezembro, eles estão a caminho de esgotar o sétimo. Vale repetir: não existe mais ingressos para shows do Oasis de junho e julho de 2005. Em estádio. Desde outubro. Sete shows.

13. o Palmeiras está de volta à primeira divisão.
R: E se manteve. E não só se manteve.

14. o British Sea Power vai superar o Coldplay como a banda mais "fofa"da Inglaterra.
R: Errado. A banda fofa foi o Keane. E nem superou.

15. o Duran Duran vai soltar um disco depois de 21 anos.
R: Sim. Mas e daí?

16. o farofeiro Benny Benassi vai sacudir o Skol Beats no final de abril com o hit "Satisfaction". E o povo cantando "Touch me... `Til I can get my..."
R: Sim. Até rolou.

17. vai ter Olimpíada. E Olimpíada é sempre legal.
R: Sim. Mas foi mais morna do que prometia.

18. o DVD fofo do Belle & Sebastian vai sair em fevereiro/março no Brasil.
R: Sim, mas tinha eles no Jô Soares. Aí não dá.

19. outro seriado bacana, o divertido "Arrested Development", estréia no dia 11 de janeiro.
R: O seriado até é divertido, mas não pegou.

20. "Winning Days", disco novo dos australianos do Vines, sai no dia 8 de março.
R: Saiu. Mas quase ninguém lembra.

* E aguarde na primeira coluna os 20 motivos para amar 2005. Por que não?

*****************************

IGGY POP NO BRASIL

Este 2004 sonoro ainda nem saiu da cabeça e 2005 já se ensaia como um ano agitado quanto aos shows no Brasil. E eu não estou falando só da vinda do Anthrax e do Saxon.
Depois de saber que o Placebo acertou uma turnê sul-americana em abril, a notícia que é assoprada agora por nossos hermanos chilenos e argentinos é a de que mister Iggy Pop vem aí em fevereiro, também em tour que deve correr Cidade do México, Santiago, Buenos Aires e São Paulo, pelo menos.

O selvagem Iggy, um senhor podrão de 57 anos, está assegurado para tocar na segunda quinzena de fevereiro no estádio Victor Jara, em Santiago, mesmo local onde tocou Lou Reed, em 2000. O show é para 4.000 pessoas.
Quem anunciou o show chileno foi a empresa independente Blondie Producciones, dona de uma disco de mesmo nome na capital do país.

Iggy Pop, que trará a turnê do álbum "Skull Ring", já tocou em São Paulo (Projeto SP) e no Rio de Janeiro (Canecão) em 1988.
Pop e o guitarrista Ron Asheton estariam planejando lançar em 2005 um novo álbum da banda Stooges, lendária formação protopunk que abrigou os dois músicos. O "novo Stooges" teria participação especial de Jack White, o guitarrista do White Stripes.

****************************

O CASO JOTA QUEST

Eu devia pedir desculpas por um erro cometido na semana passada. Dentro do quadro das piores músicas do ano, escrevi aqui, espantado, que o Nando Reis conseguiu fazer uma cover de "Do Seu Lado", a incrivelmente ruim música do Jota Quest, cujo refrão é "O amooooooooor é uma flooooooooooooor". Mas um monte de leitor escreveu corrigindo (alguns reclamando, até). A música foi composta pelo Nando Reis. É dele.
Então, acho que quem deveria pedir desculpas é o Nando Reis. Primeiro por ter feito uma música ruim. Depois por ter deixado o Jota Quest gravar. E, por fim, desculpas por insistir continuar cantando.

******************************

BIGMOUTH

Amigo de Londres conta que, no recente show do ex-smith Morrissey em Londres, no último dia 18, o cantor mandou esta, antes de começar "There Is a Light That Never Goes Out", uma das mais famosas canções de sua famosa ex-banda:
"There was a time in my life when I was associated to three incredibly miserable people. However, we had many decent songs".

******************************

A BANDA DO ANO: FF

Como previsto, a banda escocesa Franz Ferdinand surgiu e destruiu em 2004. Melhor música, melhor álbum, levou tudo, por todo o lugar. O ano é de Alex Kapranos e do Michael, o amigo dele que dança sexy. O legal é que no ano que vem vamos ver os caras ao vivo. Confira a lista dos melhores grupos/artistas do ano, segundo você:

1. Franz Ferdinand - 271 votos
2. Libertines - 103 votos
3. Killers - 55 votos
4. Morrissey - 50 votos
5. U2 - 37 votos
6. Interpol - 16 votos
7. Keane - 10 votos
8. Streets e Snow Patrol - 9 votos
9. Modest Mouse e Keane - 8 votos
10. Jet e Scissor Sisters - 7 votos

***********************************

O SHOW DO ANO: PIXIES

Não teve pra ninguém. Quer dizer: até teve. Mas a histórica apresentação no Paraná da rediviva banda de Boston foi mesmo o grande destaque do excelente ano de shows no Brasil. A passagem de Francis Black e amigos pelo Curitiba Pop Festival, em maio, e ainda que fora do eixo Rio-SP, bateu em satisfação o grande e milionário Tim Festival, Sonar, Skol Beats, Quimera Rock e tudo mais.
Veja o Top 10 dos shows mais queridos no Brasil em 2004:
1. Pixies no CPF - 102 votos
2. Libertines no Tim (SP) - 88 votos
3. Primal Scream no Tim (SP) - 77 votos
4. PJ Harvey no Tim - 67 votos
5. Teenage Fanclub em SP - 49 votos
6. LCD Soundsystem no Sonar - 30 votos
7. Kraftwerk no Tim - 21 votos
8. Nada Surf em SP/Rio e Mars Volta no Tim - 15 votos
9. Primal Scream no Tim (RJ) e Doors em SP - 11 votos
10. Basement Jaxx no Skol Beats, Chemical Brothers em SP - 8 votos

**************************

MAIS LISTAS

** Jornal inglês dominical "The Observer"
- Discos do ano
1.The Streets, "A Grand Don't Come for Free"
2. Dizzee Rascal, "Showtime"
3. Youssou N'Dour, "Egypt"
4. Kings of Leon, "Aha Shake Heartbreak"
5. Scissor Sisters, "Scissor Sisters"

- Shows do ano
1. Tom Waits, Hammersmith
2. Scissor Sisters, The Royal Albert Hall
3. Pet Shop Boys, Trafalgar Square
4. Morrissey, Manchester
5. Selfish Cunt, Whitechapel
6. The Pixies, Minneapolis
7. Brian Wilson, RFH, London
8. Daara J, Jazz Cafe
9. The White Stripes, Reading Festival
10. Tengir Too, Up A Mountain, Uzbekistan

**Folhateen
- Bandas do ano
1. Franz Ferdinand
2. The Killers
3. Streets e Black Eyed Peas

** revista francesa "Les Inrockuptibles"
- Melhores discos
1. Franz Ferdinand, "Franz Ferdinand"
2. Streets, "A Grand Don't Come for Free"
3. Devendra Banhart, "Rejoicing in the Hand"
4. TV on the Radio, "Desperate Youth, Blood Thirsty Babes"
5. Daniel Darc, "Crève Cour"
6. The Libertines, "The Libertines"
7. Mylo, "Destroy Rock'n'Roll"
8. TTC, "Bâtards Sensibles"

**"The Japan Times"
- Melhores discos
Animal Collective, "Sung Tongs"
The Hives, "Tyrannosaurus Hives"
Mission of Burma, "On Off On"

** "New Musical Express"
- Álbuns do ano
1. Franz Ferdinand, "Franz Ferdinand"
2. The Libertines, "The Libertines"
3. Streets, "A Grand Don't Come for Free"
4. Scissor Sisters, "Scissor Sisters"
5. The Futureheads, "The Futureheads"

- Músicas do ano
1. "Can't Stand Me Now", Libertines
2. "Take Me Out", Franz Ferdinand
3. "Dry Your Eyes", Streets
4. "99 Problems", Jay-Z
5. "Mr. Brightside", Killers

- Os Momentos "Ao Vivo" do ano
1. A banda indie britânica The Others tocando no metrô de Londres, numa das guerilla gigs.
2. Muse no T in the Park, festival escocês. O grupo tinha acabado de tocar no Glastonbury, onde o pai do baterista morreu de infarto durante o show do filho. O baterista insistiu que gostaria de prosseguir com a turnê e, parece, a banda fez seu melhor show em anos.
3. O maluco Wayne Coyne, do Flaming Lips, atravessando a platéia do festival americano Coachella dentro de uma bolha gigante.
4. Morrissey abrindo o Reading Festival com "How Soon Is Now", dos Smiths.
5. O ultimo show de Pete Doherty no Libertines. Em junho, no Dirty Pretty Things, já na fase do fora-da-banda/dentro-da-banda, Doherty apareceu de repente, subiu, pegou emprestado a guitarra e tocou algumas músicas com Carl Barat e o resto.
6. Pixies tocando "Gigantic" no Coachella".
7. Fogos no Glastonbury, durante show do Paul McCartney, na hora em que o ex-beatle tocava "Live and Let Die"
8. Franz Ferdinand, ainda uma banda pequena, abrindo o festival da "NME" em janeiro.
9. O rapper 50 Cent sendo expulso do palco do Reading Festival por garrafadas, no melhor estilo Carlinhos Brown.
10. Ian Brown tocando o primeiro álbum do Stone Roses inteiro, em show de julho em Esher, Inglaterra.

*********************

PROMOÇÃO MONSTRO DA SEMANA

Numa iniciativa absurda, que nem eu mesmo estou acreditando, esta coluna vai limpar seu estoque de prêmios para começar 2005 zerado. Vai a sorteio durante essas duas semanas a seguinte lista de 10 (dez!!!) lindas coisas pop, que sairá ao leitor sortudo com uma condição, a ver abaixo.
* Uma camiseta vermelha do Libertines, masculina (ou não)
* Camiseta preta feminina da Siouxie & The Banshees, da grife Vinil
* CD novo do U2, o bem bom "Atomic Bomb"
* Disco do Killers, o ótimo "Hot Fuss", um dos discos do ano
* CD "The Cool List", que saiu encartado em edição recente da "New Musical Express". Vem cheio de bandas novas ótimas, inglesas ou não. Tem uma versão ao vivo da sensacional "I Predict a Riot", do Kaiser Chiefs, Futureheads,. as maravilhosas "Strasbourg", do Dears, e "Lost in the Plot", do Dears. Mais Babyshambles, Concretes, Bloc Party. Só delícias.
* DVD "Starshaped", ótimo documentário do Blur novinho.
* Uma cópia sincera do disco "Aha Shake Heartbreak", o novo do Kings of Leon
* Uma cópia mais que sincera do nem lançado "Silent Alarm", o primeiro álbum do Bloc Party, uma das sensações do novo rock inglês.
* DVD lindo do Verve, "This Is Music", coleção de clipes e o escambau
* DVD "Devotional", excelente registro da turnê européia do Depeche Mode de 1993

* O esquema é aquele do pedido ao lucio@uol.com.br. Mas eu sempre aviso porque algumas pessoas ainda perguntam, pois novas e tal. Para facilitar minha vida na hora do sorteio, mande no e-mail a indicação do prêmio desejado. Será pedido paciência, também, no recebimento, porque não vai ser fácil escoar dez prêmios. Os ganhadores de São Paulo vão ser convidados a retirar a coisa linda comigo.

* A condição que eu mencionei acima é a seguinte: os e-mails requerendo um dos dez quitutes pop oferecidos estarão participando da votação da melhor banda indie brasileira. Quer detalhes?

******************************

ENQUETE: A MELHOR BANDA INDIE NACIONAL

É a lista de melhores de 2004 que estava faltando. O papo agora é escolher qual foi a principal manifestação indie do ano. Sobre o termo "indie", leia-se "de espírito indie". Não importa se o Leela assinou com a EMI.
O disco do Mombojó, o Cansei de Ser Sexy chegando ao Tim Festival, os shows do Cachorro Grande, a turnê européia do Butchers, a do Autoramas na América do Sul, o Los Pirata que de tão esperto já dá lugar a projetos solo, o belo clipe do Gram, o Ludov ganhando prêmio na MTV, a música chantily do Churros Man. Qual a "nossa" formação indie mais importante de 2004. Essa vai ser legal.

* De novo: para concorrer aos prêmios acima, é preciso votar na banda indie nacional. Se não gostou de nada do underground brasileiro, diga isso mesmo, que já vai valer.

* Não vale voto de amigo ou de clubinho, coisa típica de prêmios em outras camadas da música nacional. Aponte a banda que você realmente ache que foi o destaque do ano. E não se preocupe. Ninguém vai estar vendo, mesmo...

******************************

VENCEDORES DA PREMIAÇÃO

Aí está o resultado:
* Camiseta preta feminina do Franz Ferdinand
Mariestela Kupfer
Guarulhos, SP

* DVD do Rapture, ao vivo em Nova York
Ronaldo A. Teodhoro
Rio de Janeiro, RJ

* CD duplo de remixes do Depeche Mode, "Remixes 81-04"
Júnior (?!)
São Paulo, SP

**************

HORA DE DAR TCHAU

Blablablá de final do ano. Bom Natal e Feliz Ano Novo. Valeu pelo prestígio, audiência, amizade, bate-papo, críticas, xingadas e tudo o mais que rolou em 2004. Esta coluna, com a sua participação, teve um ano f***. E vai toda pimpona para 2005. Popload ano 5 vem aí. Vejo você lá. Stay beautiful!
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca