Pensata

Lúcio Ribeiro

04/03/2005

Palavra de quatro letras

"I am leaving while you turn away
in the basement is where I'm going to stay
There is blood in all the things I'd say
Will you hate me if I stay this way"

Death from Above 1979, em "Blood on Our Hands"

"Need to talk to you girl
You see this lady she's my baby
Can I see you?
Can I love you?"

Death from Above 1979, em "Little Girl"

Buenas!
A coluna desta semana parece time quando entra em campo para jogar na altitude. Você percebe logo, vai faltar fôlego. A vida não está fácil para ninguém.

* Sim, é oficial. Minha atual banda predileta é a canadense Death from Above 1979.

* Sim, o simpatissíssimo Curitiba Pop Festival está confirmado para acontecer em 2005. Provavelmente no começo de maio. Provavelmente com uma atração-bomba.

* Não, Curitiba, a cidade, não quis o Placebo. Por isso a banda foi cair no colo de Florianópolis.

* Sério. O que foi aquilo que o Sandy Cohen fez em "O.C."?

* Como bem diziam os Pixies: Vamos!





RECADO DO CLARO QUE É ROCK

Serviço de utilidade indie-pública. Porta-vozes do festival da Claro procuraram esta coluna para através dela informar o seguinte: o número de bandas independentes nacionais que estão enviando material para a seleção da Seletiva de abril é impressionante. Mas uma parte considerável dos CDs e dos cassetes que chegam vem sem... o endereço de contato.

Nem telefone. Nem email. Só o CDzinho, a fitinha.

Aí fica difícil surgir a chance de tocar em uma das oito cidades, com o Placebo de companhia. Podem estar chegando na mão da curadoria o novo "OK Computer", o novo "Nevermind", que os donos vão continuar no anonimato.

Para entender o regulamento e saber como mandar seu som direitinho para o festival, dá uma acessada no www.claroideias.com.br. O material tem que chegar à Claro até o dia 1º de abril. Verdade.




MEU RECADO

Repousa sob o sofá roxo do cantor inglês Morrissey um fax com uma boa proposta para o ex-Smiths vir cantar em um grande e vindouro festival brasileiro. Enquanto pensa se aceita, ele assiste a um episódio de "Desperate Housewives". Responde logo aí, Morrissey.




A NÃO-MÚSICA DO SÉCULO

A história é simples assim. Ou complicada assim. Dizem que a Inglaterra guarda com carinho a melhor canção pop deste século, a "Smells Like Teen Spirit" britânica, o hino definitivo dos anos 00. Mas o problema é que essa música corre o risco de nunca vir a público --o "vir a público", no caso, ainda deve ser lido sob aquela ótica antiga e convencional de dizer que a canção será lançada em disco, vai ser vista nas lojas e tal.

A música tem o singelo nome de "Fuck Forever" e é obra de Pete Doherty, o garoto-bomba do Libertines e atual líder da bandinha inglesa Babyshambles, ele e ela já bastante abordados por aqui.

"Fuck Forever" (título tirado de pôster famoso dos avôs punk de Pete, os Sex Pistols)começou a ser ouvida no final do ano passado, quando os shows polêmicos e confusos do Babyshambles foram parar na internet. Mas ganhou status de potencial hino quando a Radio One (BBC inglesa) conseguiu arrastar Pete e seu grupo para um estúdio, para fazer uma "session" com eles. E "Fuck Forever" estava na lista das músicas a serem tocadas.

Desde então, "Fuck Forever" passou a ter vários padrinhos. O DJ Zane Lowe, dono do programa da Radio One em que a música foi tocada, afirmou que a canção, mesmo com esse nome e refrão, vai entrar direto em alto posto da parada família britânica. O poderoso jornal "The Guardian", no último dia 22, analisou "Fuck Forever" como uma música "abençoada com o tipo de refrão incontestavelmente excelente, que deveria teoricamente selar a reputação de Doherty como o mais dotado novo compositor que o Reino Unido tem a oferecer". A "New Musical Express" classifica "Fuck Forever" como a mais precisa expressão de descontentamento e revolta na Inglaterra moderna desde "(I Can't Get No) Satisfaction". Já a revista "Q" disse que...

Seu elogiado e famoso refrão fazem trombar de frente uma explosão de raiva juvenil e uma certa graciosidade polida. "Fuck forever/If you don't mind" é o recado.

"Fuck Forever" corre perigo porque ninguém sabe o que vai ser de Pete Doherty, 25, herói nacional esmagado pelos tablóides, com um vício terrível em drogas pesadas, namorado da maneca Kate Moss e em débito com a lei por causa de acusações sérias de assalto e chantagem.

Sobra pouco tempo para o Babyshambles gravar seu primeiro álbum, com tal agenda complicada de Pete. Que mal consegue aparecer em shows, como o da semana passada no famoso Brixton Academy, que reuniu 5.000 jovens e fez os ingressos saírem da mão de cambistas a 200 libras. Aproximadamente R$ 1.200 para ver a apresentação de uma banda que nem disco tem. E que provavelmente nem apareceria para tocar.

Apareceram e encerraram o show com "Fuck Forever". O boato agora é que a música vai ser lançada sim, como single, uma hora destas. Com o nome de "Forever". Mas vai saber.

Reprodução






JACK & JACK

Coração na boca, palpitação, nervosismo. A partir da semana que vem, as noites de segunda-feira vão ser ao mesmo tempo terríveis e sensacionais.

Chegou a hora de o Brasil penetrar na ilha sinistra de "Lost", uma das séries mais bacanas dos últimos anos, cujo episódio-piloto, de duas horas de duração, terá exibição simultânea na Sony e no AXN, a partir das 20h.

Já jogou "Myst"? Está com saudade de "Arquivo X"? Você fica tranquilo sentado numa poltrona de avião?

Numa emissora não muito longe dali, a Fox, colado em "Lost", às 22h, estréia a quarta temporada da espetacular "24", também com um episódio de duas horas de duração.

O herói de "Lost" é Jack, um médico que levou uma culpa gigante para a sala de embarque, ajudou bastantes feridos quando o avião caiu e tenta botar ordem numa comunidade de sobreviventes esquisitos que estão largados sem comida e sem esperanças numa ilha do além.

O herói de "24" é Jack, velho conhecido e, ninguém tem dúvida, um f*dão. O cara não pensa duas vezes em fazer coisas que ninguém faria, quando sua crença está em jogo. Este Jack luta contra o terrorismo e, na nova temporada, está amando. Mas, aí, justo sua nova namorada é sequestrada. Aí Jack vai ficar nervoso.

A primeira é "unreality show". A segunda é "super-reality show".
Você vai acordar cansado na terça-feira




DISCOS E MÚSICAS

Sou eu o problema ou esse disco novo do Moby, "Hotel", é bem chatinho? Claro, vou escutar novamente. Mas que a cover de "Temptation" (New Order) é "estilosamente" de amargar e em nenhum acorde faz jus a uma das principais músicas pop da história, ninguém me convence do contrário.//Ai, ai. Falando em New Order, também não gostei do álbum novo do maravilhoso grupo de Manchester, ressuscitado. Esse, "Waiting for the Siren's Call", eu já ouvi mais de três vezes. Hum.// Se o New Order quisesse continuar legal, eles estariam fazendo músicas como grupo Moving Units, de Los Angeles. Dá uma ouvida em "Between Us & Then". É a melhor música que o New Order não fez nesta volta.// Mas o novo do Mars Volta quebra bem o galho. Rock progressiiiiiiivo. "Frances the Mute" é o nome. Recomendo a música "Cygnus... Vismund Cygnus". Adoro música com "crescendo".. Emerson, Lake & Palmer endemoniado.// Agora, o novo do Queens of the Stone Age... Que beleza! Quem precisa de baixista pelado? Josh Homme é deus. "Medication" e "Burn the Witch' arrasam. "Lullabies to Paralyze" seria um ótimo álbum do ZZ Top. O Death from Above 1979 acaba de ser rebaixado para segundo lugar. O QOTSA volta a ser minha banda de rock predileta.// A veterana banda punk californiana The Vandals chega às rádios com uma ótima cover de "Don't Stop Me Now", clássico do Queen. // Já falei, mas falo de novo. O combo nova-iorquino Scissor Sisters fez versão pianinho para a explosiva "Take Me Out", dos escoceses do Franz Ferdinand. // Por sua vez, o Franz Ferdinand misturou em show sua "Jacqueline" com "In Bloom", hit do Nirvana.// Roger, do Ultraje a Rigor, cantou "Melissa" com o grupo Bidê ou Balde, na gravação do "Acústico Gaúchos", da MTV. // No mesmo acústico, não no mesmo dia, e à meia luz, o Ultramen sacou "Amigo Punk", do Graforréia Xilarmônica.// E, para acabar com tudo, o Nando Reis cantou "Hare Krishna" no BBB5.




SKOL BEATS ESTÁ NU

E está assim-assim. Saiu a programação completa. E só o excelente Mylo salva. Prodigy não rolou. O Faithless não anda grande coisa. O High Contrast é bem legal. E tem seis horas de Sasha & Digweed (!?!). Confira algumas das atrações do principal festival de eletrônica do Brasil, que acontece no Anhembi, no dia 16 de abril:

* ARENA SKOL ANHEMBI

22:00-23:00 MYLO live
00:00-01:30 FAITHLESS live
06:00-07:30 CHRIS LIEBING
07:30-09:00 RENATO COHEN

* BBC RADIO 1 ESSENTIAL SELECTION

20:30-22:30 SEB FONTAINE
22:30-00:30 PETE TONG
00:30-03:30 LAYO & BUSHWACKA !

* SKOL CLUB

21:00-00:30 HERNAN CATTANEO
00:30-06:30 SASHA & JOHN DIGWEED

* MOVEMENT

19:00-21:00 - HIGH CONTRAST




PREMIAÇÃO DA SEMANA

Sem embaço, os prêmios para o sorteio no lucio@uol.com.br são os seguintes:

* DVD "Live at Somerset House", do Snow Patrol, deliciosa banda escocesa/irlandesa, recém-lançado Brasil
* DVD do White Stripes, "Live Under Blackpool Lights"
* CD que veio em recente edição do "New Musical Express", só com faixas poderosas. Tem Kaiser Chiefs, Franz Ferdinand, Bloc Party, New Order, Babyshambles, Killers, Futureheads, Graham Coxon, Libertines e mais.




RESULTADO DAS PROMOÇÕES

Atenção para a desova. A lista tava empacada faz tempo. O despacho vai ser um pouquinho demorado, mas os prêmios vão chegar logo, logo aos que ganharam. Tem até correio para os EUA. Confira aí se é o seu caso de esperar pelo...

* DVD do White Stripes, o sensacional "Under Blackpool Lights"
Pedrinho Verga, Campinas, SP

* DVD do Scissor Sisters, o festeiro "We Are. And So Are You"
Miguel Viegas, Belo Horizonte, MG

* O Guia 02Neurônio Rio/SP de baladas e lugares descolados, para compra e diversão, de autoria de Nina, Jô e Raq.
Luana S. Ribeiro, São Paulo, SP

* Cartela de ímas de geladeira do Radiohead.
Talita Mendonça Torrentini, Miami, EUA
Júlio, São Paulo, SP

* A edição especial do álbum "London Calling", do Clash, com DVD
Vanessa Rosa, Porto Alegre, RS

* O DVD "Once More with Feeling", coletânea de clipes e outros extras do Placebo
Amauri Eduardo Pinto, Joinville, SC

* O álbum "Bad Ass Rock'n' Roll", disco novo da maligna banda goiana MQN, que enviará seus discos e mais outros presentinhos da gravadora indie Monstro Records.
Harry Rodrigues Jr., ????????

* revista britânica "Rip & BURN", edição nº 5
Paulo Cesar Machado, Rio de Janeiro, RJ

* um CD-single do remix do Franz Ferdinand para "This Fire", a famosa "This Fffire".
Andrei Marcelino, Santos, SP




AGORA O TCHAU

Tchau!
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca