Pensata

Lúcio Ribeiro

07/04/2005

A nova música

"I'll do graffiti if you sing to me in French
What are we doing here if romance isn't dead"
Maximo Park, em "Graffiti"

"Love forever love is free
Let's turn it forever you and me"
Gorillaz, em "Feel Good Inc."


Então é assim.

Esta coluna tem o orgulho de apresentar o Campari Rock, festival internacional que nasce neste ano, vai chacoalhar São Paulo durante uma semana e se pretende anual. Você vai ler mais sobre lá embaixo. Considere-se envolvido na parada.

* Se você acha que está perdido com "Lost", a série mais inacreditável dos últimos anos, espere só mais um pouco.

Vai ter um capítulo "x", lá na frente, que um dos protagonistas da série encontra um rádio de avião que está... funcionando. Aí, desesperado, ele grita por socorro: "Mayday, mayday". Do outro lado da linha, alguém responde perguntando, também desesperado: "Quem está falando?". A tensão é total. "Nós somos sobreviventes do vôo 815, da Oceanic", diz o perdido. Do outro lado, o cara retruca: "Não, NÓS SOMOS os sobreviventes do vôo 815, da Oceanic". Tá?

Mas pode ser que o diálogo não tenha sido exatamente esse.

Mas pode ser que sim.

* Não entendi nada no novo videoclipe do Oasis. Você sabe mais do que eu, videoclipe do Oasis é bem esquisito, quando não é xarope total. Aí a menina bonitinha, a Lyla, tem uma vida miserável. Mas um dia, no meio do desespero, ela vê a luz. E, tal qual Cinderela, cai no meio de um show do Oasis, onde todas as pessoas estão dançando, felizes. Dançando e felizes como se estivesse num filme do Kubrick. Mas, logo, tudo vira um pesadelo. E a Lyla sai correndo daquele mundo, aliviada ao voltar para a vidinha miserável de antes. Ainda tomada de susto, olha pela janela e vê escrito em neon, do lado de fora. "Não acredite na verdade". Entendeu? Me explica...

* Vou fazer diferente hoje e começar pelos prêmios, porque a coisa não está fácil. Esta coluna dispõe, para sorteio no lucio@uol.com.br, DOIS pares de ingressos para o Skol Beats, sábado que vem, em São Paulo. UM par de ingressos para o show do Placebo em São Paulo, no dia 27, dentro da primeira etapa do festival Claro Que É Rock. UM par de ingressos para o show do Placebo em Campinas, no dia 26. Os ingressos não irão pelo correio. Precisam ser retirados comigo. Lá embaixo, mais prêmios.

* Lamentável. Arthur Franquini, 1977-2005. Quando a solidão realmente "fucks you up".




BOTAMOS FÉ NA NOVA MÚSICA

In New Music We Trust. O DJ inglês Zane Lowe (assunto da última semana) que nos perdoe. Vamos tomar para nós o slogan que move a melhor programação de rádio do planeta, o da Radio One inglesa. O vento pop que sopra lá resolveu soprar bastante por aqui. Tome nota.

Reprodução






1. PLACEBO

* O Placebo está chegando. Os oito shows do amado grupo que nunca tocou por aqui estão chegando. Na sexta-feira que vem, em Recife, em pleno Abril Pro Rock, começa na verdade o Claro Que É Rock, que só vai acabar em setembro. O grupo do dândi andrógino Brian Molko é chamariz da fase "Seletiva", a primeira parte do CQÉR, que está movimentando a cena nacional (cerca de 1.400 bandas já se inscreveram, sonhando tocar no festivalzão, em setembro).

O show de São Paulo é no dia 27. Em Buenos Aires, na sexta passada, lotaram o Luna Park. O chapa André Takeda esteve no lugar, conta como o bicho pegou e entrega o set list, que não deve ser diferente do das apresentações no Brasil.

"A galera gritou, pulou, chutou, cantou e aplaudiu do início ao fim do show. Estavam tão loucos que no meio do show Brian Molko deu um discurso nada rock and roll: disse pra galera se acalmar, parar de empurrar e chutar, porque alguém iria parar no hospital. Adiantou só um pouco. Mas é que os caras mandam muito bem ao vivo. O que mais me chamou atenção foi o baixista - que, na verdade, toca guitarra (muito bem, por sinal) em metade do show. Ele é mais performático que Brian e até mais afetado. Mas o baixinho também manda ver. É impressionante como a voz dele é realmente daquele 'jeito', entende? O que mais gostei do show é a energia da banda. As guitarras aceleradas funcionam muito bem ao vivo."

* O set list foi mais ou menos este.
- Taste in Men
- Bitter End
- Every You Every Me
- Protege Moi
- Blackeyed
- Special Needs
- English Summer Rain
- Without You I'm Nothing
- I Do
- This Picture
- Special K
- Slave to the Wage
- 36 Degrees
- Pure Morning
BIS
- 20 Years
- Teenage Angst
- Nancy Boy




2. MYLO

Na semana que vem, no sábado, dentro do Skol Beats, o Mylo vai tocar "Destroy Rock'n'Roll" para a gente ver. "Drop the Pressure" também. "In My Arms" também.

Esse escocês do mato não é fraco.




3. CURITIBA POP FESTIVAL

O descolado CPF confirma enfim sua edição 2005, que pula do frio maio para o florido setembro (dias 2 e 3). O festival perde o charme da cidade no inverno, mas não perde nada em sua importância para a nova música. Aquela banda lá está vindo mesmo. Aquela outra está quase. E ainda tem chance daquela terceira, a que todo mundo quer, vir também.




4. CAMPARI ROCK

Como não basta só falar, tem que participar, esta coluna se envolve total, corpo e alma, no Campari Rock, festival indie internacional que tomará de assalto a cena paulistana durante uma semana inteira de agosto.

Vamos ter o nosso South by Southwest, o CMJ paulistano. Maratona de shows, discotecagens, palestras, debates, apresentações surpresas. A idéia é movimentar clubes, rádio, site, jornal, (M)TV, cultura flyer, pôster, camiseta, o que der. Atrações internacionais legais, nacionais legais, novíssimas bandas.

Tudo acontecendo intensamente de 8 a 13 de agosto, o Campari Rock é uma idealização deste colunista com o jornalista André Barcinski, do programa "Garagem" e do núcleo de festas Circuito.

Mr. Alan McGee, o dono da Creation e o pai do Oasis, está confirmado. A farrenta dupla de DJs escocesa vem para mostrar a tal "principal festa hoje no mundo". A dupla Fixmer & McCarthy é outra atração certa.

E muito mais vem por aí. Confira por aqui.

* Fora a parte de palestras e clubes, o Campari Rock terá duas noites principais, a da sexta e a do sábado. É quando ocorrerão duas megafestas em um galpão na Lapa, com capacidade para 4.000 pessoas.

* Além de bandas nacionais convidadas, o festival também dará espaço para grupos novos selecionados. A escolha vai funcionar assim: você manda seu CD ou fita e release para rua Piauí, 615, ap. 31, São Paulo, SP, CEP 01241-001. Nós ouvimos e sua banda pode vir a ser convidada para o Campari Rock. Mas atenção: vamos privilegiar bandas independentes ou de gravadoras independentes. Não há exigência quanto ao tipo de som. Contanto que tenha rock no meio, está valendo: pode ser rockabilly, punk, pós-punk, rock e eletrônico, qualquer coisa. Só precisa ser bom. Os CDs devem ser enviados até 15 de maio, e a seleção final do festival será anunciada na segunda semana de julho. Boa sorte!




5. WHITE STRIPES NA... AMAZÔNIA

Em breve, o fantástico White Stripes volta ao Brasil para tocar... no teatro Amazonas, em Manaus. Não acredita? Veja com seus próprios olhos.

"'The White Stripes' have recorded the follow-up to the high impact "Elephant" and the duo is wasting no time in getting it into the stores.

The yet untitled CD, which was recorded at Jack White's Third Man Studios in Detroit, will be released June 14. There are no guest performers and all the songs were written by White.

Before that, they'll be doing some live shows in May, well off the normal rock 'n' roll path, including an opera house in the Amazon jungle --the Teatro Amazonas in Manaus, Brazil (which some will recognize from Werner Herzog's 1982 film "Fitzcarraldo"). The initial trek will stick to Mexico, Central America and South America."




6. LOS PIRATA

* O grande grupo paulistano Los Pirata atraca sua nau no Rose Bom Bom (rua Augusta) nesta sexta à noite. Do show já vai começar a sair pistas do que vai ser o segundo álbum do trio mais impressionante do rock nacional. A banda, que canta em portunhol, vai abalar com o novo megahit "Pancho, El Perro Perdido". Quem ouvir verá (?!?).




7. CACHORRO GRANDE

Na semana que vem chega às rádios, com tratamento de gente graúda, a música "Você Não Sabe o Que Perdeu", do grupo indie Cachorro Grande, que remasterizou disco até no Abbey Road, o lendário estúdio dos Beatles. O Cachorro Grande está mudado, dançante. Achei meio... Killers. Isso é um elogio.




8. BRIDES

A nova banda nova-iorquina The Brides chega ao Brasil em julho para shows no circuito indie paulistano. O grupo, da cena No New York (o underground do underground), tem no vocal (e no teclado) a figuraça Julia Ghoulia, que é... brasileira. O som é um dark pop escrachado, tipo um Birthday Party com bom humor.




9. TEEN SPIRIT

Você já ouviu o pop rock do Smoosh (a duplinha americana cuja mais velha tem 12 anos), o explosivo Be Your Own Pet (de Nashville, que tem a impressionante loirinha Jemina Pearl, de 17 anos) e o estilosíssimo Willy Mason, guitarrista folk de 19 anos, autor da impressionantemente simples "Oxygen"? Devia.




10. MÚSICAS PRA JÁ

Da última fornada do rock, nada é mais legal que "Why Do You Have to Be Me", do Whitey; "Everyday I Love You Less and Less", do Kaiser Chiefs; "I Ain't Saying My Goodbyes", Tom Vek; "Retreat", do Rakes; e "Graffiti", do Maximo Park. A Internet está aí para não me deixar mentir.

O disco do Tom Vek é f**a.

E estou louco com esse Whitey, barulheira melódica, entende? O cara escreve, toca guitarra, baixo, teclados, sintetizador, vibrafone, violino, piano e bateria no álbum dele. Ah, e maneja direitinho o computador.




POPICES

Popload Brasil Tour 2005. Este colunista cai com seus discos em Brasília no próximo dia 20 (era 16, mudou), quarta-feira véspera de feriado. A balada vai ser no OrangeClub. E vai ser forte.// Na lista de coisas que percorre essa coluna eu ia incluir o lançamento do disco ao vivo do Biquíni Cavadão, que abre com a autoexplicativa "Tédio". Mas achei melhor não pôr.// Durante um programa recente do apresentador David Letterman a atração musical era o fenomenal Queens of the Stone Age. Na deles, sem nenhuma pompa, mandaram ver "Little Sister". Na hora, eu percebi porque os caras são a principal banda do mundo hoje. Semana que vem eu explico.// No mesmo Letterman, uma das entrevistadas foi a atriz Jessica Alba, que estrela girando cordinha no assombroso de lindo "Sin City", que estréia no Brasil no dia 29 de julho. Permita-me dizer, mas a Jessica Alba está uma hum, "babe". "Sin City", a maravilhosa HQ que Frank Miller fez na época do grunge, chega à era digital. Tem um megaelenco, que inclui Bruce Willis, Mickey Rourke e a menininha de "Gilmore Girls", entre outros. Vi 15 minutos de uma apresentação especial do filme e é de matar de bom. O papo forte no filme é o seguinte: vingaaaaaaaaaaança.//O que fazer depois de "24" e "Lost"? Libere sua tensão acumulada às segundas à noite na Funhouse, que tem balada rock nova para a noite mais improvável da semana. Nesta segunda, a banda rock-cool Jazzie & os Vendidos.// Na linha "vamos-trazer-astros-anódinos,-inodoro-e-incolor-para-tocar-no-Brasil-e-bombar-as-áreas-vips-com-descolados", depois de Lenny Kravitz vem aí Eagle-Eye Cherry.// Coldplay no Brasil em outubro? Tim Festival??// A revista Dynamite, através do seu site, está recolhendo votos para o Prêmio Claro de Música Independente. A votação, para as diversas categorias que você confere no site, é até o dia 15, sexta que vem.




PREMIAÇÃO DA SEMANA

Como se não bastassem os ingressos, esta coluna oferece ainda para sorteio um pacote "EMI", com o single novo bacana do Gorillaz ("Feel Good Inc"), o disco novo bacana do Doves ("Some Cities") e a coletânea algo nova bacana "Once More with Feeling", do Placebo. Todos em versão exclusiva digipack. Vem nessa no lucio@uol.com.br.




LISTA DOS VENCEDORES

Segunda de manhã vai estar bem aqui, onde você está olhando agora. Tchau mesmo.
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca