Pensata

Lúcio Ribeiro

15/04/2005

Vade retro

"This is the modern way
...And I will stop at nothing
Just to get what I want"
Kaiser Chiefs, em "Modern Way"

"I could keep you all for myself
I know You gotta be free
So free yourself"
Queens of the Stone Age, em "Tangled Up in Plaid"

"Get behind me
Get behind me now anyway"
White Stripes, em "Blue Orchid"

"Your lips tastes sour
But you think it's just me teasing you"
White Stripes, em "Blue Orchid"


Olá.

Eu sei que você acha que eu não valho um tostão, mas eu me sinto um milionário.

* Antes de começar a coluna, um toque. Pega a bíblia e dá uma olhada em Mateus 16:23. Depois volta aqui.

* Sabe o que o Bush ouve no iPod dele? Entre um monte de música country e algum rock antigo (até de gente que fez show contra ele nas últimas eleições), o presidente dos EUA ouve a banda irlandesa The Thrills. Pensa: enquanto ele assina os documentos para o envio de mais tropas ao Iraque, os fonezinhos brancos descarregam no ouvido dele o Thrills. Claro, deve ser a filha dele que carregou o iPod...

* Estou "indignado" com emails recebidos nos últimos dias, requerendo os ingressos para o Skol Beats, que acontece neste semana. "Lúcio, se você me sortear com o par de entradas, eu jogo uma garrafa d'água no Carlinhos Brown, quando ele passar com o trio elétrico...". O gozado é que não foram poucos os emails que chegaram, de gente diferente, com a mesma idéia.

* Falando em presidentes de nações poderosas, o Lula confirmou presença na balada da Orange em que vou tocar na próxima quarta, 20, em Brasília.

* Já isto aqui não é brincadeira e tenho testemunhas. Conheci uma menina que se diz americana e jura que é o bebê menino (?!?!) da capa do "Nevermind", do Nirvana. Ela tava falando sério.

* Está a fim de fazer um festival e trazer bandas internacionais. A Popload vai te dar uma idéia de quanto custa isso.




MATEUS 16:23

Meu Deus do céu! Nesta segunda-feira chega às rádios (de lá) a nova música do White Stripes, "Blue Orchid", que vai estar no quinto álbum da superdupla de Detroit. A Radio One inglesa anuncia a veiculação da música para hoje, sexta. Sem escalas, no mais tardar no sábado a canção (e talvez o disco inteiro) deverá estar disponível para qualquer um no planeta que tenha um computador com uma plaquinha de áudio minimamente decente.

Até aí, tudo bem. A brilhante banda de um guitarrista insano e uma baterista, hum, delicada, é sempre um evento.

O negócio é que, em plena onda católica que varre o planeta, a dupla Jack e Meg White deixa o pop em suspenso à espera do tal novo disco que nascerá para suceder o extraordinário "Elephant", a ser lançado em 6 de junho. "Blue Orchid" é o primeiro single e a faixa de abertura do CD que vai se chamar... "Get Behind Me Satan".

O nome do álbum causou um furor esta semana quando foi divulgado. A frase a princípio assusta os que não têm tanto conhecimento bíblico assim, embora saibam direitinho quem é o pai do rock. Mas o susto logo vira um mistério exatamente por causa da passagem do livro sagrado, que em português encontra tradução em "Para trás de mim, Satanás!", ou no latim pop "Vade Retro, Satanás".

Mateus 16:23. O que deu em Jack?

Antes a passagem bíblica, que é mais ou menos assim: numa conversa com Jesus, Pedro estaria tentando convencê-lo a não ir a Jerusalém, porque achava que iria acontecer o que acabou acontecendo. Iam pegá-lo e fazê-lo padecer na cruz. Jesus então soltou a famosa frase: "Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas dos homens". Jesus quer dizer que quem põe os interesses humanos antes dos divinos está trabalhando no lado negro da força.

E o que Jack quer dizer com isso?

Os caçadores de teorias sinistras já deram início à busca de explicações, como se estivessem diante do seriado "Lost". Sem contar que o personagem principal de "Lost" é Jack. Olha eu viajando...

Pelo pouco que se sabe do disco e do single, especula-se que Jack White quer exorcisar dramas passados, como problemas na Justiça (arrebentou a cara do vocalista do Von Bondies), acidente de carro (quebrou o dedo indicador esquerdo em três pedaços e precisou botar pinos), final de relacionamento hollywoodiano (tinha até anunciado casamento com a atriz Renée Zellweger, mas ela acabou o romance). E seguir seu "caminho".

Na música "Blue Orchid", que vai ser conhecida na semana que vem, Jack grita "Get behind me, get behind me now", sem no entanto mencionar o "Satan".

Segundo os poucos que ouviram a nova música do White Stripes, ela começa com um som de baixo, instrumento faltante na composição da banda. Jack tira o som de baixo de sua guitarra, como o fez em "Seven Nation Army", o hit maciço que abria o disco anterior. Mas logo a guitarra vira guitarra, e bem distorcida . "Lembra Led Zeppelin. Esta música é fantástica", disse uma menina, dona do convite abaixo. Ela escutou uma privilegiada primeira audição do álbum em Nova York, na quarta-feira.

Muito ainda vai se falar de "Get Behind Me Satan". O disco "satânico" do White Stripes será lançado exatamente no dia em que sai o aguardado "X&L", o novo do Coldplay, uma banda do bem. Uma batalha santa pelos primeiros lugares das paradas será certamente travada.

O White Stripes, foi anunciado, não fará turnê inglesa nem americana, assim que o CD novo chegar às lojas. O único show previsto nos grandes centros será no megafestival Glastonbury, em junho, onde a banda foi vendida como a grande atração.

Jack White afirmou que primeiro quer mostrar o quinto álbum em lugares que nunca viram a banda ao vivo. Cogita-se que a banda toque no famoso teatro Amazonas, em Manaus.

Entre as faixas de "Get Behind Me Satan" estão "My Doorbell", "Forever For Her (Is Over For Me)", "Little Ghost" e "Take, Take, Take".


* "Get Behind Me Satan" tem ainda o melhor nome de música dos últimos tempos, tirando um. O título da última faixa do disco do White Stripes é "I'm Lonely (But I Ain't That Lonely Yet)". Só perde, acho, para "You Think I Ain't Worth a Dollar, but I Feel Like a Millionaire", uma regravação do Queens of the Stone Age.

* Notícia de última hora confirma show do White Stripes no dia 25 de maio, no Chile. A banda tocaria ainda na Argentina. No Brasil, ou a apresentação é em Manaus (em negociação) ou não é em nenhum lugar. Novidades nos próximos dias.

Reprodução






QUANTO VALE O SHOW

Está a fim de trazer uma banda para o Brasil?

Então aí vai uma idéia de cachês de bandas ou artistas legais, por show. Esse preço é para o mercado americano. Para encarar uma viagem até o Brasil teria que acrescentar, obviamente, uns outros custos. Mas dá para ter uma base. O valor é em dólar. O k equivale a mil.

$100k.....................Green Day
$75k +....................Beck
$60 - 75k.................Foo Fighters
$50 - 75k..............Franz Ferdinand
$50k.....................Morrissey
$50k.....................Flaming Lips
$40 - 50k..............The Strokes
$35 - 50k..............Blur
$25 - 30k..............Death Cab for Cutie
$25 - 30k..............Wilco
$15 - 20k...............Interpol
$15 - 20k...............Polyphonic Spree
$15 - 20k...............Rufus Wainwright
$10 - 20k...............Mercury Rev
$7.5 - 10k...............Scissor Sisters
$7 - 10k..................Vanilla Ice
$5-10k....................Sleater-Kinney
$5 - 7.5k.................Built to Spill

Boa sorte!




FILME SOBRE QUEM?

Acabou de ser filmado nos EUA a produção "Last Days", novo trabalho do diretor americano Gus Van Sant. O filme, em pós-produção e com data de estréia para ainda este ano, pretende ser um retrato da cena roqueira de Seattle do começo dos 90, pelo ponto de vista de uma banda em particular.

É a história de um músico talentoso chamado Blake, um loiro tímido, introspectivo, que vive sob a insustentável pressão da fama, tem uma namorada loira da pesada e se isola cada vez mais. Até que se tranca em casa e se mata.

"'Last Days' não é uma cinebiografia de Kurt Cobain", afirmou Van Sant. "Sim, pode dizer que é inspirado", entregou.

"Ele é como um Hamlet shakespeariano, atormentado por seus demônios pessoais. Então, como eu não sei direito como ele era, estou só imaginando como ele pode ter sido", explicou a não-cinebiografia e, sim, a "inspiração".

Se alguém tem dúvida se é do Nirvana que trata o filme de Gus Van Sant, dá uma olhada nas fotos do ator Michael Pitt caracterizado como... Blake.

Reprodução







SKOL BEATS DESTRÓI ROCK'N'ROLL

Sábado tem outra edição do principal festival eletrônica do país, embora o line-up esteja bem assim, assim. E, para ajudar, escalaram o Carlinhos Brown e o Rogério Jota Quest Flausino para animar um trio elétrico bizarro...

De qualquer modo, o Skol Beats teve a manha de trazer o DJ escocês Mylo, um dos caras mais importantes da nova música eletrônica, se é que dá para chamar assim.

Mylo é responsável por acumular os maiores hits da eletrônica de tempos recentes, os ótimos singles "Destroy Rock'n'Roll", "Drop The Pressure" e "In My Arms".

Produtor, Mylo começou há pouco tempo sua carreira de DJ. Mas, pelo que dá perceber por seu set do último domingo, uma apresentação no estúdio da Radio One inglesa para o programa dance Essencial Mix, dá para perceber que quem for ver o cara às 22h vai se divertir bem.

Essa prévia do que Mylo vai tocar no Brasil pode ser ouvida no site da BBC Radio One, no canal dance. Se repetir o que fez domingo no estúdio da rádio, o escocês irá misturar as músicas de seu elogiado álbum, "Destroy Rock'n'Roll", com Depeche Mode, Tiga, Daft Punk, Prince e Moby, entre outros. Fino.

* Falando na Radio One, a estação que mais se dedica à música jovem no mundo, do rock à música eletrônica, estará pela primeira vez no Brasil para transmitir ao vivo seis horas seguidas do Skol Beats. A emissora da BBC tem como atrações do festival brasileiro os DJs e apresentadores Pete Tong e Fergie.

Pete Tong comanda na Radio One os programas "Essential Selection", às sextas, e o "Essention Mix", aos domingos, dois dos principais canais das novidades da eletrônica. O primeiro lista por duas horas as músicas, as batidas e os remixes da hora. O segundo recebe DJs convidados para sets longos.

Já Fergie toma conta da noite de sábado com um show que leva seu nome.
Todos os programas podem ser ouvidos ao vivo ou depois, em gravação, no site www.bbc.co.uk/radio1/dance.

O Skol Beats dedica à emissora britânica um palco batizado de Essential Selection, o nome de um dos programas que Pete Tong apresenta. Tong , house, e Fergie, hard house, se apresentam às 22h30 e às 4h, respectivamente.

A Radio One começa a transmitir o Skol Beats às 19h, com Fergie e Pete Tong recebendo convidados como os brasileiros Marky, Anderson Noise e o argentino Gabo. Às 22h começa uma edição especial do "Essential Mix". E aí a rádio programa trechos ao vivo do set de Pete Tong, Hernan Cattaneo, Patife e Layo and Buschwacka.

* SKOL BEATS, ROTEIRO SUGERIDO
19h......High Contrast (drum'n'bass)
19h30....Anthony Rother (electro)
20h30....Seb Fontaine (house)
22h......Mylo (electro funk house rock)
22h30....Carlinhos Brown (tá bom, eu paro)
0h.......Faithless (dance)

E a partir daí cada um é cada um...

* Bateu a vontade de ir ao Skol Beats? Tem ingressos a sorteio lá embaixo.




QUEENS E O KING

Está anunciado para chegar neste final de semana às lojas de discos do Brasil o brilhante "Lullabies to Paralyze", do grupo californiano Queens of the Stone Age, desde 2000 a banda de rock favorita deste colunista.
O ruivo gigante Josh Homme é o sujeito mais admirável no rock hoje. A analogia está na cara: seu grupo é o Queens of the Stone Age; e Homme é o "King of the Modern Age". Homme é rei.

Todo mundo que faz rock ou gosta de ou escreve sobre queria ser Josh Homme ao menos por um instante. E não é só pelos amigos que têm, pelos projetos extra-QOTSA em que está envolvido, pela princesa punk que namora (a linda Brody Dale, do Distillers).

Qualquer um ligado à música jovem conduzida por guitarras adoraria ter feito um álbum com a consistência, a atitude e a sexualidade deste "Lullabies to Paralyze", o quarto álbum do QOTSA. Ou qualquer um dos três anteriores.

A entidade californiana Queens of the Stone Age é toda de Homme, seu guitarrista, cantor e, mais que tudo, seu proprietário. A cada disco monta uma (super)banda para gravá-lo. Em 2000, com o álbum "Rated R" (o segundo), antecipou toda a revolução que logo traria sangue novo e oxigenado para o rock. Em 2002, lançou o fabuloso "Songs for the Deaf", escalando o grupo com o baixista gonzo Nick Oliveri, o cantor Mark Lanegan (Screaming Trees) e o grande Dave Grohl (Foo Fighters, Nirvana) na bateria.

Agora, para "Lullabies to Paralyze", Homme demitiu seu amigo de toda vida, Oliveri, fez um QOTSA totalmente novo e trouxe para o álbum participações que vão da cantora Shirley Manson, do Garbage, até o guitarrista figura Billy Gibbons, do veteraníssimo ZZ Top.

E "Lullabies" oferece muito mais do que canções de ninar aflitivas para roqueiros insones --lullaby é canção de ninar, em inglês. Queens of the Stone Age é heavy metal para as massas. Um disco compêndio do que mais interessante dá para fazer hoje na junção melodias pop/barulheira hard rock.

Diferentes entre elas, cada uma das canções do CD aponta para um caminho. Músicas como "Tangled Up in Plaid" ou "Skin on Skin" leva para trás, para o Nirvana. O QOTSA é a única banda no mundo que soa grunge e não parece datada.

Por outro lado, dá para dizer que "Little Sister" e "In My Head" são duas faixas que os Strokes dariam sua juventude em troca, para botar em seu próximo disco.

"Lullabies" carrega por entre suas músicas o rock clássico e moderno, psicodelia e viagem, hard pop e heavy metal feroz, som tosco e som sexy, um caminhão de hits e músicas difíceis de deglutir.

O Queens of the Stone Age apareceu de verdade para o rock quando Josh Homme gritou, em 2000, palavras ilegais em "Feel Good Hit of the Summer". E agora, cinco anos depois, com "Lullabies to Paralyze", já faz músicas para todos se sentirem gostosos qualquer que seja a estação. QOTSA é "a" banda. Cola nela.




PLACEBO

Depois de uma turnê de shows energéticos e gritinhos ensurdecedores pelos países vizinhos, o grupo inglês de unhas pretas Placebo caiu em São Paulo, para uma entrevistinha sem sal rápida. São Paulo foi só uma parada para a banda pegar o avião para Recife, onde abre hoje (sexta) sua série de oito shows para as seletivas do Claro Que É Rock, a primeira parte do festivalzão que vem aí em setembro.

As cinco bandas que vão acompanhar cada uma das paradas do Claro Que É Rock, fase um, já foram escolhidas e divulgadas. A lista completa da parte indie do festival está aqui:

Brasília
Bois do Gerião
Sapatos Bicolores
10ZER04
Superquadra
Violins

Recife
Bugs
Suzana Flag
Star 61
Zefirina Bomba
Rádio de Outono

Salvador
Los Canos
Ronei Jorge
Canto dos Malditos na Terra do Nunca
Brinde
Theatro de Séraphin

Porto Alegre
Superguidis
Os The Darma Lóvers
Stratopumas
Superphones
Cartolas

Florianópolis
Terminal Guadalupe
Liss
Pipodélica
Spiegel
Los Diaños

Campinas
Volpina
Super Drive
Smiley
The Violentures
Drive V

São Paulo
Biônica
Choldra
Imperdíveis
Fuga
Pullovers e Geanine Marques

Rio de Janeiro
Polar
Carbona
Mop Top
Blie Operario
Valvulla




CAMPARI ROCK

Já se avolumam em número absurdo os CDs e emails que chegam à respeito do festival internacional Campari Rock, idealizado por este colunista juntamente com o ativista rock/eletrônico André Barcinski.
O Campari Rock, já anunciado aqui na coluna passada, ocupará São Paulo por uma semana de agosto, do dia 8 a 13.

O festival terá atrações internacionais, algumas nacionais convidadas e abre uma seletiva de bandas independentes que fecharão o elenco de sua festa principal, que acontecerá nos dias 12 e 13, em um megalugar a ser divulgado.

As bandas que quiserem enviar seu material para tentar uma vaga no CR 2005 devem utilizar o endereço Rua Piauí, 615, ap. 31, CEP 01241-001, São Paulo, SP.

Para informações gerais, curiosidades e tal, o email de contato do festival é o camparirock2005@yahoo.com.

Mais novidades na próxima semana.




POPICES

Popload Brasil Tour 2005 chega nesta semana a Brasília. A balada, na festa Orange, no Gilbertinho (QI 11), acontece nesta quarta-feira, 20, véspera de feriado, a partir das 22h. Uma das músicas que não vão faltar no meu set é "Bette Davis Eyes". Vai ser demais.// Possíveis próximas paradas da Popload Tour: Vitória (ES) em maio e Belém (PA), em junho.// Os dois maiores festivais do mundo, tirando o Campari Rock, anunciaram recentemente suas escalações para este ano. O britânico Glastonbury (junho) vai ter, além do poderoso White Stripes, Coldplay, Killers, New Order e praticamente todos os nomes novos que esta coluna adora e bota fé, de Kaiser Chiefs a Be Your Own Pet. O outro festival blockbuster, também inglês, é o de Reading (agosto). O primeiro dia tem uma trinca espetacular: Pixies, Killers e Queens of the Stone Age. O segundo é do balaco também: Foo Fighters, Kings of Leon e Razorlight. O palco secundário está de matar: Black Rebel Motorcycle Club, Babyshambles, Kasabian, Bloc Party e Futureheads.//Na semana que vem esta coluna começa a esquentar o gigante Coachella Festival, de Índio, cidade do deserto da Califórnia. Rola nos dias 30 de abril e 1º de maio. E, parece, a Popload vai estar lá.//O iPod, aparelhinho de MP3 da Apple também conhecido como instrumento da revolução musical, tem facilmente sua importância medida por diversos fatores. Um deles vem do cantor dândi Morrissey, ex-Smiths. Quem já colocou suas mãos ou no DVD "Who Put the 'M' in Manchester" ou no CD "Live at Earls Court", recém-lançados, viu que o ser maravilhoso mudou a letra do hino smithiano "Bigmouth Strikes Again". A frase em que ele diz saber o que a Joana D'Arc sentiu quando as chamas começaram a derreter seu walkman, mudou para "As the flames rose to her roman nose And her iPod started to melt".//Para não marcar. Quem perdeu algum capítulo do seriado "Lost" e está perdido (hehe), dois toques. Primeiro que o canal AXN passa nesse domingo uma maratona com os seis episódios iniciais. Segundo que, mesmo não perdendo nada, você vai continuar perdido.// Falei demais, hoje?




PROMOÇÃO DA SEMANA

O que você precisa está aqui. Mandando emails para lucio@uol.com.br, você vai concorrer a:

* dois pares de ingressos para o Skol Beats. Os concorrentes devem mandar no email, além de seu pedido, o número do telefone. Os vencedores serão avisados no sábado de manhã e deverão retirar os ingressos comigo.

* um par de ingressos para o show do Placebo, mais as cinco nacionais, em São Paulo, dia 27.

* um par de ingressos para o show do Placebo, mais as cinco nacionais, em Campinas, dia 26

* Um CD "Lullabies to Paralyze", do fantástico Queens of the Stone Age

* Um pacote EMI, com o single novo do Gorillaz ("Feel Good Inc"), o disco novo do Doves ("Some Cities") e a coletânea algo nova "Once More with Feeling", do Placebo. Todos em versão exclusiva digipack.

* Vem que tem!




VENCEDORES DA PROMOÇÃO

* um pacote EMI (Doves, Gorillaz e Placebo)
Régis Gonçalves Filho
Criciúma, Santa Catarina

* um par de ingressos para o Skol Beats

- Rogério Brinkes

- Dr. José Fábio de Moraes Neto
(ambos de São Paulo)

- Névia Maria Jabor
(do Rio de Janeiro, mas diz que vem)

* um par de ingressos para o show do Placebo em Campinas, no dia 26
Camila O. Sautchuck
(acho que)Campinas, SP

* um par de ingressos para o show do Placebo em São Paulo, no dia 27

- Lidiane Faria
São Paulo, SP

(ATENÇÃO: Os ingressos precisam ser retirados comigo. Quem ganhou, principalmente o do Skol Beats, neste sábado, mande um email com telefone, para as combinações)

* Um CD do Interpol, o lindo "Antics"
Cláudio Gallagher
Recife, PE




TCHAU

Para cima e avante.
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

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