Pensata

Lúcio Ribeiro

24/06/2005

Ai, meu Deus (Parte 1)

"This is a sound
The here and the now
You've got to talk to talk to talk to get it all out"
Foo Fighters, em "The Last Song"

"I listen, I listen, I listen
But you're out of tune
You're so out of tune"
Foo Fighters, em "The Last Song"


Aê!

Você está bem?

Você está, bem?

Você. Está bem?

* Foo Fighters é bem f*da. Dave Grohl pode não acertar no todo, mas no que ele acerta, ele acerta.

"In the Honor" saiu no Brasil. Tem as músicas mais gritadas da paróquia e tem o lado "bossa nova".

* Seguinte. Está é uma meia coluna. Problemas de saúde seguidos não atingiram os dedos deste colunista, mas impedem o gás total nesta sexta. A coluna vem quente na segunda-feira, fica a promessa. Hoje vão ter poucas e boas, mas o "grosso" chega na segunda. Posso garantir: a espera vai valer.

* Mudança no Campari Rock. Sai uma superbanda, vem aí uma megasuperbanda.

* A revista "Bizz" sai como uma publicação musical "normal" em agosto. Eu acho que já sei qual vai ser a capa.

* Popload Brasil Tour chega a Brasília neste sábado, na bacaníssima festa Orange. Depois, Rio de Janeiro, no teatro Odisséia (Lapa), na sexta dia 1º. Depois, férias.

* Em homenagem ao filme pornô-indie, esta coluna indica suas "Nove Canções". O sexo explícito xxx hardcore vou ficar devendo.

* No final do ano passado eu ganhei o que seria o primeiro álbum do combo paulistano Cansei de Ser Sexy e adorei. Discaço. Eles nunca lançaram o tal CD. Agora, com gravadora e estúdio decente, a banda pegou o mesmo disco e mudou tudo. E ficou melhor ainda. E vão ser dois!!!

* Fique esperto (internet) com o Glastonbury, um dos principais festivais do planeta e que começa hoje (dia 24) na Inglaterra. Pensa numa banda legal... Dificilmente ela não vai tocar lá. White Stripes e Killers são os últimos shows da noite de hoje no palco principal.

Warner
Tempo bom horas antes da largada do Glastonbury 2005. Que beleza!





CAMPARI ROCK URGENTE

* O festival preferido desta coluna, por motivos óbvios, tem o prazer de anunciar os acompanhantes da banda MC5, uma das principais atrações do evento que vai tomar para São Paulo para si uma semana inteira de agosto.
O mitológico grupo de Detroit traz ao show exclusivo no Brasil, como músicos convidados, o vocalista Mark Arm, do querido Mudhoney, e Gilby Clarke, ex-guitarrista do Guns N' Roses. Clarke entrou para o Guns na famosa maratona mundial "Use Your Illusion Tour", de 28 meses, que inclusive passou pelo Brasil (1992) e teve o famoso episódio do Maksoud Plaza, em SP.

* A parte "festival" do Campari (12 e 13 de agosto) Rock já tem endereço. Vai acontecer na Fábrica Lapa, um imenso galpão que será preparado especialmente para o festival. O Fábrica Lapa fica na avenida Mofarrej, 1267, na Lapa. Ao lado do Ceagesp. Aliás, o estacionamento do Ceagesp vai ser gratuito para quem mostrar o ingresso do Campari Rock. Vans levarão o público ao local dos shows.

* O gaúcho Wander Wildner não vai mais tocar no festival. Optou por participar de show em Porto Alegre do Acústico MTV Gaúchos.




CAMPARI ROCK - QUEM É QUEM (NACIONAIS)

Na semana passada publiquei a lista das bandas internacionais e "internacionais" que tocarão no festival. Agora é a vez das nacionais.

* Mercenárias - A grande volta das rainhas do pós-punk paulistano passa obrigatoriamente pelo Campari Rock. E não?

* Irmãos Rocha! - A maior banda de Porto Alegre é a prova viva
de que os Ramones não morreram. Será o ápice da megaturnê "Ascensão e Queda dos Irmãos Rocha!". É daí para a "Billboard". E nunca se esqueça: Irmãos Rocha! é com exclamação. E eles (André Rocha, Mauro Rocha, Raul Rocha e Bel Rocha) NÃO são irmãos. A última: Irmãos Rocha! vão sair na "Vogue". Pensa nisso.

* Los Pirata - O melhor show da música indie nacional, óbvio, tinha que tocar no festival de que este colunista faz parte. Onde mais?
* Objeto Amarelo - Outro excelente show do trio paulistano que cria no palco um clima tão denso que daria para cortar com uma faca. Lembra-se da "no wave"?

* Jumbo Elektro - Banda que não só os instrumentos são ligados na tomada. Não dá para perder o show dos caras que chamam seu primeiro álbum de "The Very Best of Jumbo Elektro - The Ultimate Compilation".

* Daniel Belleza e Os Corações em Fúria - A música indie também é luxúria. Rock cênico de energia absurda.

* Os Muzzarelas - Veterana banda de Campinas que só existe talvez porque os Ramones existiram. Ainda bem para todo mundo.

* Freakplasma - Luxuoso projeto bootlegs de eletro-rock. Coisa fina.




NOVE CANÇÕES

BANDA: Maximo Park
CANÇÃO: "Going Missing"
Maximo Park, acho que você já esperava por essa, é o máximo. Se sua mp3teca ainda não tem o álbum deles, "A Certain Trigger", só me resta perguntar: o que você está esperando? Pô, são os caras de "Grafitti"...
"Going Missing" é uma deliciosa art-pop que bebe no pós punk inglês, como uma centena de músicas novas da Inglaterra. Mas este é um punk romântico, magoado. Pelo que eu entendi, o cara não quer mais continuar a ver uma mina que tem outro cara. Chega. Cheeeega!

"Going Missing" tem um dos clipes mais bonitos do ano, disparado. Dá para ver na internet. Nunca vi tanta atitude num cara sentado em um sofá. É demais ele dilacerando o lookzinho Strokes.

A música termina assim: "I sleep with my hands across my chest/ And I dream of you with someone else". Barra.

BANDA: Dogs
CANÇÃO: "Selfish Ways"
O novo rock inglês em sua melhor forma. Guitarras normais, vocais desesperados que você já viu por aí um milhão de vezes. Mas é sensacional. O nome da banda é ótimo. O nome do vocalista, Johnny Cooke, é cool. E o guitarrista chama Luciano Vargas. ?!?!?!?! Mas é... argentino. Londres está queimando. Sai em single dia 18 de julho.

BANDA: Death From Above 1979
CANÇÃO: "Black History Month (Alan Braxe & Fred Falke Remix)"
Espetacular dupla canadense de indie-metal. É uma das minhas prediletas. Lembra, não? Do baterista cantor e do baixista. O single, recém-lançado, é uma porrada doce tipo Queens of the Stone Age. Mas esse remix, pelo que eu entendi só disponível no vinil de 7 polegadas, é, digamos, disco. Mais ou menos isso. Obviamente, foi parar nas rádios britânicas e de lá não tem saído.

BANDA: Foo Fighters
CANÇÃO: "The Last Song"
Dave Grohl berra que esta é a última música que ele dedica à pessoa, seja lá quem ela for. Coisa séria.

BANDA: Black Rebel Motorcycle Club
CANÇÃO: "Ain't No Easy Way"
A excelente banda da Califórnia volta meio... psicodélica?
Primeiro single do novo álbum, "Howl". Ambos serão lançados em agosto.

BANDA: Be your Own Pet
CANÇÃO: "Fire Department"
O grupo de menores de idade mais violento do rock. Nashville não deve dormir sossegada. Quem pode com a loirinha Jemina Pearl? Nem largaram os livros de matemática e hoje (24) tocam no Glastonbury. E, domingo, no Reading.

BANDA: Dinosaur Jr.
CANÇÃO: "Freak Scene"
Banda veterana, música velha. College Radio, manja? Banda e música estão de volta."Don't let me fuck up will you/ Cause when I need a friend it's still you", implora J Mascis.

BANDA: Hard-Fi
CANÇÃO: "Hard to Beat"
Espírito indie, guitarra funk, vocal sexy. Essa é a música mais alto astral do novo rock inglês. Dá vontade de sair pulando. E parece Tears for Fears. É verdade...

BANDA: Kings of Leon
CANÇÃO: "Slow Night, So Long"
Esta música que abre o ultimo disco já é uma delícia por si só. Tipo Strokes country, com um baixo estourado de matar. Mas a versão ao vivo que corre a rede, em que o Eddie Vedder (Pearl Jam) faz vocal como convidado em show de abril, em Seattle, é muito boa.




ATÉ SEGUNDA

A melhor parte da coluna vem logo aí. Os prêmios (de ouvir, de ler e de vestir) também vêm segunda. Eu, se fosse você...

* Brasília, here we go. Devo virar podcast, é fato. Vou melhorar da gripe e da vértebra. Vou sim. Autoramas, Drosóphila, Jumbo Electro, Cansei de Ser Sexy, Gram, Ludov, Telepatas, Pale Sundays, Bidê ou Balde e Ultramen tocam neste final de semana em São Paulo. No domingo, na Funhouse, a trupe do programa de rádio Studio Eleven, de Franca, comanda a discotecagem da casa. Isso, como eles dizem lá, é "huge". Essa rapaziada de Franca, prima-irmã desta coluna, não é brincadeira.

É isso ou não?
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca