Pensata

Lúcio Ribeiro

21/07/2005

Brasil e "Brazil"

"People say that your dreams
are the only things that save ya.
Come on baby in our dreams,
we can live our misbehavior"
Arcade Fire, em "Rebellion (Lies)"

"So here we are at the transmission party
I love your friends they're all so arty
Oh yeah"
Franz Ferdinand, em "Do You Want to"


Obas.
Arcade Fire no Brasil é demais, não?

* Esta coluna segue sendo escrita de terras distantes. E em teclados que não cooperam nada, como o húngaro e o italiano. Mas sigo tentando.
A sorte de encontrar o Underworld tocando em Praga não acompanhou este colunista em Budapeste. A cidade não foi nada pop. E o lugar prometia. Logo na chegada, apareceu um flyer do clube local B7 Vip, que tinha uma festa diferente por semana. As quintas, tinha a Eyes Wide Shut Party (lembra a festa do filme do Kubrick?). Meu Deus. As sextas, era a vez da Harder, Better, Stronger Party, de rock. Não consegui ir a nenhuma, saco. Quanto a shows, em Budapeste nada acontecia. Eles lá apenas esperam pelo macabro Marilyn Manson, que toca no final da semana que vem. Manson deve ser querido na Hungria, porque não foram poucas as camisetas pretas do artista vistas sob sol escaldante do verão europeu. A única radio razoável na bela cidade húngara se chamava Radio DJ e tocava dance music. Mas isso não é coisa óbvia. Já em Roma, Itália, a primeira emissora de FM sintonizada e com som "amigo" também se chamava Radio DJ. E no momento ouvido tocou de White Stripes a Babyshambles. E bastante rap em italiano. No dia de chegada à cidade, dois grandes shows: Jamiroquai e Caetano Veloso. Achei melhor não ir a nenhum, evidentemente. O U2 toca em Roma neste sábado, com o Ash e o Feeder abrindo. Nesse eu devo ir, se tudo der certo. Ou errado, depende.




ARCADE FIRE NO TIM

Corrija-me se eu estiver empolgadamente errado: Strokes, Wilco, Kings of Leon e... Arcade Fire. E Nancy Sinatra cantando "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)" ela mesmo. E o rapper britânico Dizzee Rascal mandando a violenta e dançante "Stand Up Tall" na nossa orelha. Esse é o desenho real do Tim Festival 2005, que acontece no final de outubro no Rio de Janeiro, mas só deve anunciar oficialmente seu line-up no final de setembro.
Enquanto a voz oficial não chega, vamos sabendo das confirmações via outros festivais (Buenos Aires e Santiago, na mesma época) ou pelas bandas, mesmo. A notícia da vinda do espetacular octeto canadense Arcade Fire ao Tim Festival, por exemplo, foi dada a esta coluna pelo baterista da banda, Jeremy Gara, por e-mail. Leitor deste espaço, entusiasmado pela possibilidade de ver o Arcade Fire no Brasil, também conseguiu por e-mail ouvir o mesmo "Sim, vamos ao Brasil" do grupo, só que nas palavras digitadas pelo vocalista, o carismático Win Butler.

* O Arcade Fire, considerada a banda nova mais excitante do planeta, traz ao país a turnê do magistral CD "Funeral", lançado no final do ano passado e ainda inédito no Brasil (por pouco tempo, parece). Não é só esta coluna que usa superlativos para falar do grupo canadense (o "dono" da banda, Win Butler, é texano). "É exatamente a banda mais bonita, tocante e apaixonante, liricamente falando, que eu ouvi em anos", o astro David Bowie escreveu em seu site para quem quisesse ler. Banda de canções pop soturnas e tristes, mas de shows incendiários e alegres, o Arcade Fire acaba de soltar no escaldante verão acima do Equador um single de gelar a espinha. A música é a bela "Cold Wind", que está na trilha do seriado "Six Feet Under" e circula há tempos pela rede. "Cold Wind" carrega em seu lado B uma homenagem ao país do Tim Festival. É uma cover ao vivo e esquisita de "Aquarela do Brasil" de Ary Barroso. Nesta versão indie do clássico brasileiro, Win Butler substitui frases como "Tira a mãe preta do cerrado" por uma levada mais americanizada, inspirada em versão antiga para a música de autoria de Frank Sinatra.

* Nancy Sinatra, reerguida à condição de diva por Tarantino e depois pelo remix do Audio Bullys, foi confirmada pelo Bue Festival, evento pop argentino que enfileira no fim de outubro nomes como Strokes, Kings of Leon, M.I.A., Morcheeba, Dizzee Rascal e até Elvis Costello, sempre desejado pelo Tim Festival. Resta saber se a filha de Frank traz a reboque o cantor Morrissey, como sonha o evento carioca.




NOVO FRANZ FERDINAND

Amigo influente diz que já ouviu o novo disco da banda escocesa Franz Ferdinand, que só sai em outubro. É o bicho, segundo ele. Nesta semana começaram a serem divulgadas as primeiras informações sobre o segundo CD da banda de Alex Kapranos. E esta coluna, em primeira mão, talvez até em furo mundial, entrega como vai ser a ótima capa do disco novo do Franz Ferdinand.

Reprodução


Foi divulgado que a música "Do You Want to" será o primeiro single do novo FF. Chega às lojas em setembro. Dá uma olhada no pique da letra: "When I woke up tonight I said / I'm gonna make somebody love me' / I'm gonna make somebody love me / And now I know now I know now I know that it's you / You're so lucky lucky lucky."

O nome do segundo disco do Franz Ferdinand vai ser o mesmo do primeiro. "Franz Ferdinand"...

O QUE VEM POR AÍ

Segue abaixo nosso painel semanal de informações atualizadas sobre o segundo semestre de festivais e shows no Brasil.

* Campari Rock
Quando: 8 a 14 de agosto
Onde: Fábrica Lapa (av. Mofarrej, 1.267, Alto da Lapa, SP), e em 11 clubes da cidade
Atrações: MC5 (EUA), Optimo DJs (GBR), The Kills (EUA/GBR), Berg Sans Nipple (FRA), Forgotten Boys, Cansei de Ser Sexy, Objeto Amarelo e outros
Obs.: O DJ e produtor Alan McGee não vem mais ao festival, alegando problemas pessoais graves. Quem confirmou presença para debate e discotecagem foi o critico inglês Simon Reynolds, que escreve para o "The New York Times", "Rolling Stone" e "Uncut", entre outros. Reynolds recentemente lançou em abril o livro "Rip It Up and Start Again", sobre o pós-punk. É dele "Generation Ecstasy", de 1999, sobre cultura rave.
Os ingressos já estão a venda
site: www.camparirock.com.br

* Brasília Music Festival
Quando: 9 e 10/9 (em Brasília), e 9/9, em São Paulo
Onde: estádio Mané Garrincha (Brasília), a definir em São Paulo
Atrações: Tiga (CAN; também em SP), Paul van Dyk (ALE; também em SP), Christopher Lawrence (GBR; também em SP), Jon Carter (GBR; também em SP), Derrick May (EUA), Scratch Perverts (GBR), Dilinja (GBR), Ritchie Hawtin & Ricardo Villalobos (CAN e CHI), Valentino Kanzyani (ESL), DJ Craze (EUA), Slam (GBR), Skazi (ISR) e outros DJs, além de bandas como Plebe Rude e Capital Inicial

* Slipknot e Papa Roach
Quando: 16 e 17/9, em São Paulo e no Rio (enquanto uma banda toca no Rio, a outra se apresenta em São Paulo)
Onde: Pacaembu (Slipknot) e Via Funchal (Papa Roach) e a definir no Rio

* Moby
Quando: 16/9 (São Paulo), 17/9 (Rio), 19/9 (Porto Alegre), 21/9 (Belo Horizonte)
Onde: Espaço das Américas (SP), Riocentro (RJ), Espaço Condor (RS), Marista Hall (MG)
Atrações: além de Moby (EUA), alguns DJs brasileiros
site: www.moby.com

* Curitiba Rock Festival
Quando: 24 e 25/9 (a definir)
Onde: pedreira Paulo Leminski, em Curitiba
Atrações: Weezer (EUA; toca no dia 24) e outras bandas a confirmar
site: www.curitibarockfestival.com

* Nokia Trends
Quando: 24/9
Onde: simultaneamente em São Paulo e no Rio; locais a definir
Atrações: Carl Craig (EUA) e Ellen Allien (ALE); outras atrações ainda não foram definidas
site: www.nokiatrends.com.br

* Tim Festival
Quando: de 21 a 23/10
Onde: MAM do Rio de Janeiro
Atrações: Confirmados, Strokes, Kings of Leon, M.I.A., Diplo, Wilco, Arcade Fire e Kings of Convenience. Mais por vir. Pode ser: Morrissey e Nancy Sinatra, Outkast, Elvis Costello e Dizzee Rascal.

* Claro Que É Rock
Quando: 19 e 20/11
Onde: em São Paulo e no Rio, simultaneamente (quem toca numa cidade num dia, vai à outra no dia seguinte); locais que comportem 30 mil pessoas, ainda não definidos
Atrações: a definir. Pode ser: System of a Down, Interpol, Garbage, Foo Fighters, Oasis, White Stripes... Se alguma atracão não for confirmada para o CQÉR, pode ser para o Tim Festival. E vice-versa.
site: www.claro.com.br/hotsites/claroqerock/hotsite.html




PROMOÇÃO DA SEMANA

Lembrando, a relação total dos vencedores das últimas promoções deve ser publicada na semana que vem, no final da viagem deste colunista. Por ora, o que tem para ser sorteado é:

* A nova edição da revista "Q" inglesa, com o Oasis na capa, vendendo a velha história da "maior entrevista de todos os tempos" com os Gallagher. Vem com um CD de verão que tem Flaming Lips, Mercury Rev, The Magic Numbers, Teenage Fanclub, Willy Mason, Paul Weller etc.

* Uma lembrança cool do show do U2, deste sábado em Roma.

Tchau. Agora preciso ir até ali.
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca