Pensata

Lúcio Ribeiro

25/08/2005

Exclusivo: Pearl Jam, 5, no Brasil

"I don't understand
Please repeat whatever you just said
Cause nothin's makin' sense
Well, how am I doin'?"
We Are Scientists, em "The Great Escape"

"This land is mine, this land is free
I'll do what I want yet irresponsibly
it's evolution, baby"
Pearl Jam, em "Do the Evolution"

"Well I feel just like a child
Some people try to treat me like a man
I guess they just don't understand
I need you to seat me on your lap
I need you to help me to blow my nose
I need you to help me put on my clothes
You can tell by my smile that I'm a child"
Devendra Banhart, em "I Feel Just Like a Child"


Ola!

O título desta coluna, até terça à noite, já estava decidido. Era "Piano Man no Tim Festival". Mas este foi atropelado pela notícia de que a megabanda Pearl Jam vem ao Brasil engrossar o caldo do semestre histórico de shows que já começaram a abalar o país.

Para piorar para o Piano Man, o dândi Elvis Costello também foi não-oficialmente confirmado para o Tim Festival 2005. Por tudo o que ele já fez, Costello merece a reverência. Embora nunca tenha dedicado tanto assim meus ouvidos para o cantor inglês, lembro que ele já fez uma música que por uma época me deixou abalado, quando eu a escutava.

Chama "I Wanna Be Loved". Lembro que gravei de um programa do Kid Vinil. Vai ouvir. É melosa e meio datada, mas a parte inicial, quando ele fala "Why must I be so lonely?

When so many people pass me by", pode machucar. O Morrissey daria um braço para ter escrito essas duas primeiras linhas. O Morrissey...

* De qualquer modo, se você não curte tanto assim a bandaça do camarada Eddie Vedder, nem quer ser machucado pelo Elvis Costello, então considere o título do Piano Man. É mais engraçado.

* Vamos aí então.




PEARL JAM CINCO VEZES

Você estava achando boa a temporada de shows no Brasil?

A superbanda americana Pearl Jam acertou na última terça-feira cinco shows no país em dezembro, esta coluna apurou. O grupo de Seattle, a última grande formação viva do levante grunge do começo dos anos 90, vem pela primeira vez ao Brasil para dois shows em São Paulo e um no Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Os shows paulistanos estão previstos para os dias 1 e 2 de dezembro, no estádio do Pacaembu.

* Os "bastidores da notícia" são demais e revelam, para quem ainda não percebeu, o quanto é vivo, eficiente e rápido o sistema de comunicação da via independente (sites de fãs, blogs, MSN). Há tempos que o grupo dava indício de uma aparição na América Latina. Mas essa história final apareceu como uma faísca na terça de manhãzinha, porque alguém soube que um locutor de uma rádio da argentina teria dito que a banda ia sim tocar lá no final do ano. Em pouco tempo, não só o áudio do sujeito da rádio falando estava no meu email como também estavam a descrição do que foi dito pelo locutor e um link para um sistema de venda de ingressos argentinos e chilenos que cravavam o Pearl Jam como atração "para breve".

Daí até a tarde, quando uma confirmação pirata com a própria banda ("Não diga que eu falei para você") e uma confirmação não-oficial com alguém oficial ("Não diga que eu falei para você") avalizavam a notícia, a história toda da vinda do Pearl Jam já estava montada no underground.

* No final deste mês, no dia 29, o Pearl Jam dá a largada em uma turnê que incluirá apresentações nos EUA, Canadá e a abertura de um show dos Rolling Stones (29 de setembro, em Pittsburgh). A parte sul-americana da tour de Vedder e companhia, antes de atingir o Brasil, passa por Chile e Argentina.

O Pearl Jam está em estúdio terminando seu oitavo álbum, que será lançado no início de 2006. O disco ainda não tem nome, mas uma música nova, "Crapshoot", já apareceu na internet em versão ao vivo, tirada de um show beneficente em Seattle, em março passado. Outras músicas que devem entrar no CD novo são "Severed Hand", "Worldwide Suicide" e "Unemployable". O músico Mark Lanegan, ex-Screaming Trees, outro nome forte da era grunge e atual colaborador do Queens of the Stone age, vai participar do álbum.

* Você já leu aqui, mas não custa lembrar. Um dos fatores que contribuíram para "dobrar" o Pearl Jam e incluir o Brasil na sua próxima turnê foi um abaixo-assinado organizado por uma fã brasileira no começo deste ano. A petição reuniu mais de 7.000 assinaturas, teve resposta da própria banda e apareceu até no site da revista americana "Billboard", como notícia.

Outro sinal de que o Pearl Jam estava concluindo negociações para uma turnê brasileira era entregue no site da banda, o www.pearljam.com. Ao abrir a página oficial da banda na internet, um arquivo em áudio é disparado automaticamente e pode-se ouvir o músico brasileiro João Gilberto cantando "Garota de Ipanema".

Essa prática de tocar uma música "estranha" no site oficial do Pearl Jam foi usado cada vez que eles iam confirmar algum lugar nesta turnê de outono (no Hemisfério Norte). Quando confirmaram o show de Atlantic City e o site abria com a música "The Gambler", do cantor farofa Kenny Rogers. Para a data da Filadélfia, foi postada a música-tema do filme "Rocky, um Lutador". Agora o site do Pearl Jam está abrindo em ritmo de bossa nova.

* O áudio dos cinco shows do Brasil, na íntegra, vamos torcer, devem ser colocados à venda a preços camaradas no site oficial do Pearl Jam, poucas horas depois de seus finais. A banda, que nos últimos anos lançou em CD muitos de suas apresentações numa atitude contra a pirataria, anunciou que pode fazer o mesmo agora com a nova turnê. Mas em vez de CD, o lançamento deverá ser virtual.

* O Pearl Jam é Eddie Vedder nos vocais, Stone Gossard e Mike McCready nas guitarras, Jeff Ament no baixo e Matt Cameron na bateria. Os shows da turnê da banda pelo Brasil devem ser pautados dos grandes sucessos da banda --o último trabalho lançado pelo grupo foi a coletânea dupla "Rearviewmirror", que saiu no ano passado. Mas músicas do novo disco devem ser tocadas, como anuncia a banda para a grande tour que começa agora no final do mês.




ELVIS COSTELLO NO TIM FESTIVAL

Dentre as muitas atrações a serem anunciadas oficialmente pelo Tim Festival vai constar o distinto nome do cantor inglês Elvis Costello. Parte da atração "clássica" a se reunir no festival com a juventude roqueira de Strokes, Kings of Leon e Arcade Fire, Costello deve ser escalado para fechar a noite do evento, no dia 23 de outubro, junto com a reformada e tradicional banda nova-iorquina Television.

O Tim Festival acontece nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, haverá o Tim Festival Special Edition, versão pequena do evento carioca que contará com apresentações de Strokes, Kings of Leon e M.I.A, entre outros a serem confirmados.

Elvis Costello, 51, começou a carreira em meio aos turbulentos anos do punk inglês, na década de 70. Atravessou a new wave e consolidou sua faceta de crooner, que o persegue até hoje.

Em setembro, o cantor lança o primeiro DVD de sua carreira, "The Right Spectacle: The Best of Elvis Costello", tirando um ao vivo recente, semi-oficial. O DVD é uma coleção de 27 videoclipes de Costello que abarca desde "(I Don't Want to Go to) Chelsea", de 1978, até "13 Steps Lead Down", de 1994.

Elvis Costello, além do show no Brasil, toca no dia 21 de outubro em Santiago, Chile, e no dia 29 do mesmo mês em Buenos Aires, Argentina. Ele vem com sua banda, The Imposters.




PIANO MAN NO TIM FESTIVAL

O maior mistério pop do ano não é mais mistério. O Piano Man, o cara que foi encontrado na Inglaterra bem vestido mas todo encharcado, confuso, misterioso, sem saber quem era, onde estava e para onde ia, revelou-se nesta semana um alemão, 20 anos, desempregado, gay e triste com a vida.

Depois de ficar quatro meses sendo "estudado" num hotel psiquiatra inglês, enquanto a polícia de quatro países tentava descobrir sua identidade, o único movimento esboçado pelo Piano Man era com os dedos, e na frente de um piano. Daí o Piano Man, na verdade Andreas Grassl.

Como os ingleses não brincam com essas coisas, corre por lá que o sujeito esquisito e deprimido, que já foi mandado para a casa dos pais, na Bavária, deve ganhar mais que um convite para tocar em algum festival pop de verão do ano que vem, provavelmente o escocês T in the Park.

Então fica aqui a sugestão, para o nosso Tim Festival. Pegue essa dianteira e escale o cara já para a edição deste ano. Já pensou na mídia européia que isso ia ter, se o Grassl topasse vir? Vai. Piano Man no Tim Festival.




UMA BANDA

O mais novo grupo da hora, dentre os vários grupos da hora, não é inglês, veja você. Tem o engraçado nome We Are Scientists, foi armado na Califórnia, hoje é de Nova York, mas só Londres conhece eles. Tem dois singles tocando sem parar em rádios independentes e, claro, estão começando a fazer a fama rápida no colo dos ingleses, que os descobriram. O visual é nerd americano tipo Weezer e a música é a mais pegajosa do pop atual. A guitarra é rápida, mas a bateria é mais rápida ainda. Quando os ouvi pela primeira vez, dava a impressão de que o baterista tocava numa vibe, o guitarrista em outra e o baixista idem. Cada um vai para um lado. Depois, lendo mais sobre eles, vi que isso realmente rola e é de propósito. Mais: é uma tendência. Uma banda em que cada um leva seu instrumento para um lado. Ouça com os próprios ouvidos: "The Great Escape" e "Nobody Move Nobody Get Hurt". O genial clipe desta última, dando sopa em qualquer site de MTV por aí (menos a daqui), mostra a banda tocando a música numa sala, até surgir um urso e perseguir os caras pela rua. Sabe os Monkees?




DUAS MÚSICAS

* A primeira: "I Feel Just Like a Child", roquinho indie delicioso, nova música do... Devendra Banhart. Você não leu errado. O garoto-banda, cultuado tanto pela galera do novo folk como a dos sons experimentais, se soltou e armou uma obra pop inspirada, para seu próximo disco. O CD novo vai se chamar "Cripple Crow", sai em setembro, mas já pode ser ouvido na rede, inclusive porque o Devendra não se importa nem um pouco. A letra da canção "I Feel Just Like a Child" é ótima. É sobre um cara que se sente como uma criança. E que fala que as pessoas tentam tratá-lo como um "man". "Eu acho que eles não estão entendendo", fala a música. "Eu preciso que você me bote sentado em seu colo. Eu preciso que você me ajude a assoar meu nariz. Eu preciso que você me ajude a trocar de roupa. Você pode ver pelo meu sorriso que eu sou uma criança."

* A segunda: chama "Made Up Love Song # 43", tipo canção de amor inventada número 43, e é de uma banda chamada Guillemots. "Made Up Love Song # 43" é de matar. E de confundir. Melosa, podia estar fácil na trilha da novela das 8. Rebuscada, podia estar no próximo disco do Radiohead. Tá bom, não podia.

Não tenho idéia de onde eles são, mas sei que o guitarrista se chama... se chama... se chama... Magrão! E é de São Paulo.

Carol Sachs

O grupo americano We Are Scientists, tocando em Londres





TRÊS CLIPES

* O primeiro: acho divertido quando o amigo Álvaro Pereira Junior ("Escuta Aqui", Folhateen) desce a lenha no Coldplay por causa da pose de pobre e sofredor e tristonho com a vida do Chris Martin, garoto trilionário e casado com atriz hollywoodiana etc.

E foi no Álvaro que pensei imediatamente assim que eu vi o nada-a-ver clipe do Coldplay para a lindaça "Fix You", música do último álbum do grupo de Martin.

Chris Martin endoidou na pretensão.

Primeiro ele aparece solitário, vagando por ruas desertas, becos, com cara de que o mundo está acabado. Daí, conforme a música vai "esquentando", ele sai em disparada, sobe uma escada e "cai" direto no palco de um show do Coldplay, em um estádio lotadaço. E tudo acaba bem. Gênio.

* Falando em doido, Jack White fez parceria com o canal infantil Nickelodeon para lançar com exclusividade o clipe da ótima "My Doorbell". Estréia (estreou?) nesta sexta-feira. O vídeo tem o White Stripes tocando como se estivesse num planeta de moleques. Tem à mostra no site oficial da dupla. No clipe, o White Stripes apresenta uma baixista. Mirim. Agora só falta o Jack White fazer música para a Coca-Cola.

* Já viu o espetacular clipe do Franz Ferdinand, o polêmico "Do You Want to"?

A MTV americana, entre outros lugares, tem ele disponível na versão "com cortes", que lima a palavra "cunt" de uma parede (mas deixa "dick") e o cara com a cabeça em chamas. O vídeo mostra a banda invadindo uma abertura de exposição de arte, zoando tudo, dançando no meio das instalações e das pessoas. E tocando. A edição é primorosa e a música, ótima, dá um ritmo delicioso à zona art-rock do Franz Ferdinand. Super Fantastique. Olha aí embaixo a capa do single.

Divulgação





UM FESTIVAL

O sempre fabuloso festival de Reading, que acontece na Inglaterra neste final de semana, neste ano está bem meia-boca. Das mais de 100 atrações que vão tocar nestes três dias a partir desta sexta, "apenas" umas 50 bandas são imperdíveis.

Não dá para ir a um festival em que só toquem Pixies, Killers, Queens of the Stone Age, Wedding Present, Kasabian, Black Rebel Motorcycle Club, Death from Above 1979, Dead 60's, Blood Brothers, Foo Fighters, Kings of Leon, Razorlight, Charlatans, Dinosaur Jr., Transplants, Tears, Babyshambles, The Arcade Fire, Hot Hot Heat, Kills, The Others, Editors, Mylo, M.I.A., Audio Bullys, Block Party, Iggy & The Stooges, Bloc Party, Futureheads, LCD Soundsystem, Maximo Park, Rakes, Art Brut, Sons and Daughters, The Go! Team, Raveonettes, Sleater Kinney, Saul Williams, Ladytron, Echo & The Bunnymen, Dresden Dolls, Be Your Own Pet, Arctic Monkeys, Dogs, We Are Scientists e outras poucas.




POPICES

Popload Brasil Tour 2005. Acontece neste sábado a festa Alta Fidelidade, em Londrina (PR), com discotecagem deste colunista e não só. Terá ainda shows das bandas Grenade, Bad Folks e Mudcracks. É festa de aniversário de 1 ano da Alta Fidelidade e vai acontecer na Chácara Pirata (ótimo nome). Mais info no site www.madamex.com.br/altafidelidade. Novas datas: dia 3 de setembro, no clube Outs, em SP (com o Autoramas tocando) e dia 7 em Curitiba, PR., na primeira festa In New Music We Trust.// Bem "catchy" é a música nova do grupo inglês Bloc Party, que será lançada em single. É nova mesmo. Não está no "Silent Alarm", o mais ou menos recente trabalho deles. E não é só. Na próxima segunda, sai na Inglaterra o "The Remix Album", músicas do disco do Bloc Party remixadas por uma galera respeitável que inclui o guitarrista Nick Zinner (Yeah Yeah Yeahs), Ladytron, Death from Above 1979, Four Tet e Erol Alkan. Já está na internet, inclusive. // Em outubro o grande Prodigy lança coletânea dupla explosiva, com seus hits, versões ao vivo e um monte de remixes de matar. Tem um do Audio Bullys para "Out of Space" que eu vou te contar. Smack my bitch up.// Já ouviu o Foo Fighters fazendo cover de "Lyla", do Oasis? Não? Como disse um amigo: "Violento".//




PREMIAÇÃO DA SEMANA

É a volta dos prêmios campeões. Dá uma olhada, aponta seu mouse para minha caixa postal e manda bala.

No lucio@uol.com.br, você concorre a:

* um ingresso "casado" para os dois dias do Curitiba Rock Festival, um para o dia do Weezer (24 de setembro) e outro para Mercury Rev e Raveonettes (dia 25).

* uma edição importada do EP raro do magistral Arcade Fire, que foi relançado recentemente por causa da procura absurda.

* um CD da rapper M.I.A, o ótimo "Arular". M.I.A. é atração master do Tim Festival.




GANHADORES DA(S) SEMANA(S)

Eu juro. Amanhã vai estar aqui.
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

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