Pensata

Lúcio Ribeiro

19/12/2005

FRANZ FERDINAND NO BRASIL

*******************EXTRA*******************

U2 confirma Franz Ferdinand... na Argentina

A turnê mais esperada de 2006 realmente começa a tomar forma. O site oficial da banda irlandesa U2 confirmou de modo oficial o show do dia 1º de março em Buenos Aires, na Argentina. O melhor: também está oficialíssimo a vinda do festejado grupo escocês Franz Ferdinand para a América do Sul, garantido pelo U2.com.

Mas e o Brasil nessa?

Leia mais abaixo.

*************************************************
"I know what I am
I'm your villain
I don't give a damn if
I'm your villain
Because serious
You're so serious"
Franz Ferdinand, em "I'm Your Villain"

"You are the sun and moon and stars are you
And I could never run away from you"
Radiohead, em "You"

"I got to get this message to the press
That Everyday I love you less and less"
Kaiser Chiefs, em "Everyday I Love You Less and Less"


Opa!

Firme?

Já comprou meu presente?

Como assim não mereço...

* O título da coluna é garrafal só para dar um caráter mais oficial ao que a gente vem falando aqui faz tempo.

* A Popload Tour, que acaba de chegar do Pará, já se manda neste final de semana para Recife e Fortaleza. A hora é agora.

* Em Belém foi fenomenal. Festa boa, moçada ótima, shows bons, baladas incríveis, comida e frutas locais de matar e tal. Mas tudo começou com um susto. Depois da primeira noitada lá, fui acordado com gritos de socorro. "Socorrooooo!", "Socorroooo!", ecoava nos corredores do hotel. Quando eu me preparava para levantar e não sabia se abria a porta ou ligava para a portaria, veio uma voz feminina: "Já tô iiiiiiiindo!".
Socorro era o nome da camareira do hotel.

* Saiu uma pré-escalação do Coachella 2006, festival da Califórnia anualmente frequentado por este colunista, e dá até medo. É blablablá não oficial para esquentar a cena, mas olha só: Depeche Mode, The Strokes, Portishead, Franz Ferdinand, The Buzzcocks, Primal Scream, Supergrass, Death from Above 1979, Clap Your Hands Say Yeah, The White Stripes, Roxy Music (featuring Brian Eno), The Arcade Fire, Sigur Ros, Yeah Yeah Yeahs, Underworld, Ween, Happy Mondays, Dinosaur Jr, TV on the Radio, Death Cab for Cutie...

* Tenho uma má e uma boa notícia. Sabe aquela história da semana passada, do showzinho bacana que ia acontecer em janeiro para inaugurar o 2006-de-shows-tão-bons-quanto-2005? Miou. Mas em compensação, tirando o assunto do título deste espaço, vem aí em abril o grande Supergrass, para a segunda edição do Campari Rock, festival que ouve oficialmente os palpites desta coluna.

* Quem não vem mais? The Rakes... Pena. Eles até toparam. Para mim, o Rakes está no meu top 5 de "álbum do ano". Ah. Para o pessoal mais punk, o Millencolin toca no Brasil de 9 a 12 de março.

* Sabia que o Joy Division vai voltar?(???)

O New Order, que antes de Ian Curtis se matar era o Joy Division, vai tocar as músicas do extinto grupo para o filme sobre o mártir do rock inglês. E pensam em excursionar fazendo shows como... Joy Division. Hum.

* Na votação da enquete da semana, sobre o melhor disco de 2005, aconteceu o inacreditável.




FFFRANZ FFFERDINAND

A gravadora britânica Domino Records dizia na semana passada que era praticamente impossível o descolado, esperto, bacana, estiloso grupo escocês Franz Ferdinand aparecer por aqui em fevereiro para fazer os shows de abertura do U2. O discurso agora é: "Pode ser, sim. Deve ser bacana, não é? O que o povo daí acha?".

Tudo porque, no começo desta semana, os organizadores latinos da turnê de fevereiro do U2 por este continente garantiram que a banda escocesa sensação Franz Ferdinand fará mesmo o "esquenta U2", nas apresentações do grupo de Bono em São Paulo (dois shows no Morumbi), Santiago e Buenos Aires.

No Chile e na Argentina é dado como oficial, já. Saiu matéria em jornal e site. Sobre os desmentidos anteriores, Carlos Geniso, produtor-geral da DG Medios, que está trazendo o U2 para a América Latina, disse o seguinte. "Pelo menos para mim a própria banda [Franz Ferdinand] acabou de confirmar no telefone que vem, sim", em entrevista a jornalistas chilenos no domingo passado.

* O Franz Ferdinand, melhor banda e melhor música de 2005 segundo os leitores desta coluna (melhor disco?), traz para nós a turnê do discaço "You Could Have It So Much Better". A diferença desta tour do novo disco para a do primeiro é, tirando as músicas novas (claro), um telão esperto que fica mostrando em detalhes e aproximações a performance da banda no palco. Quem viu achou o fino.

* A banda não encara a abertura do U2 no México, porque no período, meados de fevereiro, tem shows marcados na Ásia. Interpol e Arcade Fire disputam as honras de "opening act" da apresentação da turma do Bono.

* Olha o que te espera, em relação a ingressos: as 75 mil entradas para o show do estádio Azteca, na Cidade do México no dia 15 de fevereiro, não duraram quatro horas desde que postas à venda, nesta quinta-feira. Foi o recorde para um show em estádio no México. Devido ao desespero mexicano, a banda vai fazer um show-extra no dia seguinte.




BATIMAN

Quer saber que fim levou Robin?

O poder da internet de catalisar bobagens pop continua firme, forte e infinito. A mais nova febre brasileira é baixar um vídeo do seriado "Batman", o da safra "ingênua" dos anos 60, numa versão redublada.

A tal versão (relativamente nova para a internet, velha para a geração VHS) se chama "Batiman" e destroça sem dó o clima camp, bobo, colorido e exagerado do seriado com um número incalculável de palavrões cabeludos. Se lidar com esse elenco de palavras "*@#+§" não for um obstáculo, a chance de você achar a versão bem engraçada é grande.

Fernando Pettinati e Antônio Camano são dois amigos que, em 1981, ambos com cerca de 18 anos e um "novíssimo" aparelho de videocassete nas mãos, resolveram gravar da TV um episódio do seriado do Batman e "personalisar" no modo deles. Incorporaram um pré-Beavis e Butt-Head e botaram uma nova dublagem por cima da fala ingênua tradicional da série, sendo Pettinati o Batman (ou Batiman) e Camano, Robin.

"Não aguento mais essa merda de batcaverna" é a frase mais leve falada por Robin, na versão "Batiman", durante conversa com o companheiro morcego quando, na dublagem original, o menino-prodígio devia estar falando algo do tipo "Santo problema! Esse Coringa é danado mesmo".

A fita VHS, que virou hit entre amigos lá nos 80, sofreu na época o milagre da multiplicação e fugiu do controle de seus donos. E desapareceu. Veio a era da internet, ganhou digitalização por obra de alguém, em algum momento, até que há alguns anos um email chegou a Pettinati, falando sobre um tal vídeo engraçado do Batman e a "lenda" que o cercava.

Mas este ano "Batiman" ficou realmente popular e correu de computador a computador numa velocidade milhões de vezes superior à performance dos tempos de VHS. E a dupla virou celebridade. Pettinati e Camano foram recebidos em eventos na Unicamp, apareceram em programas de TV e têm seu "trabalho" discutido ferozmente na rede Orkut. Em programa de download de arquivos, dá para baixar em texto os diálogos da redublagem.

"Batiman", o vídeo e suas histórias, pode ser encontrado facilmente na internet, às vezes com o nome de "Batiman Feira da Fruta", "Batiman Dublado" etc. "Feira da Fruta" é a música de duplo significado que serve de eficiente trilha para os diálogos impertinentes do vídeo. E já tem duas "sequências" circulando na internet: "O Ministério da Bigodagem" e "Uma empreitada Bucaneira", ambos de outros autores.

Se a caráter tosco e moleque de "Batiman" não conquistar pela graça, não dói ver o vídeo-molecagem pela ótica do "fenômeno dos novos tempos". Porque isso ele é mesmo.




POPLOAD BRASIL TOUR 2005

Costurando o Brasil de modo incansável, a Popload Tour mal desceu de Belém e já sobe neste final de semana para Recife e Fortaleza, com sua maleta de indie disco. Em Recife, este colunista volta a discotecar em balada no antigo Irmã Bertrice (rua do Lima, 100, Santo Amaro). Rola shows do Wry (SP), Mellotrons (PE) e mais discotecagens da boa galera local.

Divulgação



No dia seguinte, a Popload Tour rola em Fortaleza, no clube Noise 3D (praia de Iracema), onde também terá show do grupo Montage.

Divulgação



Na próxima quinta-feira, este colunista, já de volta a SP (espero!), toca no clube Vegas (r. Augusta), na sempre cheia noite Rock Fellas. A residência quinzenal no Vegas está acertada até março, pelo menos.

A Popload Brasil Tour 2006 já recomeça no dia 7 de janeiro, em Curitiba, na reabertura do bar James. Na semana seguinte, dia 14, a balada é na Up, em Belo Horizonte. E, veja só, dia 19 este colunista bota som no... São Paulo Fashion Week. Tá?




O DISCO DO ANO

Então. Foi inédito.

Nestes anos todos de enquetes de final do ano, é a primeira vez que vejo uma coisa assim.

O disco do ano, na verdade, são OS DISCOS DO ANO. Deu empate. Se eu não estivesse escrevendo isso aqui, agora, eu não acreditaria.
"Funeral", o colossal álbum do canadense Arcade Fire, teve o mesmo número de votos de "You Could Have It So Much Better", do adorado escocês Franz Ferdinand.

Quando comecei a apurar os votos, na manhã de quinta, eles subiram para o topo sempre empatando. Ora um passava, ora outro pegava a liderança. Quando parei, estavam empatados. Decidi então aceitar os votos que chegaram na quinta, depois da primeira contagem. E votos e votos foram chegando ao longo da tarde. Quando vinha um para o disco do Arcade Fire, alguém mandava outro para o CD do FF. E, incrível, foi assim até o fim.

* "Funeral", do Arcade Fire, é na verdade de 2004. Neste ano, foi lançado na Inglaterra e no Brasil (via a esperta Slag Records), e seus shows se tornavam obrigatórios. A "comoção Arcade Fire", portanto, se deu em 2005. Fabrizio Strokes assistiu cinco vezes no ano a banda ao vivo e disse que um dos shows mudou sua vida. David Bowie não descansou enquanto não tocou com o Arcade Fire. Foi considerado um dos grandes shows do Reading Festival. Encantou no Brasil até quem nem nunca tinha ouvido falar da banda. O CD tem pelo menos quatro músicas espetaculares. Várias delas, de causar ao mesmo tempo uma alegria imensa e uma tristeza profunda. Merecido.

* "You Could Have It So Much Better" é luxo. Para uma banda que chapou com o primeiro disco, cool, delicioso, requebrante, pop, pop-art, fazer um segundo CD tão bom era praticamente impossível. Mas a maldição do segundo álbum passou longe do Franz Ferdinand. É uma música boa atrás da outra. Merecido.

* Para minha grande surpresa, o que não quer dizer que eu não ache, o terceiro lugar (ou segundo?) ficou com o CD "Silent Alarm", do Bloc Party. Aliás, o novo rock inglês apareceu bastante na lista dos melhores CDs. Kaiser Chiefs e Maximo Park pegaram bons postos. E Futureheads e Art Brut receberam bons votos.

* Muita gente já participou da enquete involuntária dos melhores discos de... 2006. O terceiro CD dos Strokes e o de estréia do Arctic Monkeys já tiveram bastante reserva de voto. Os dois discos saem em janeiro, mas já tiveram "lançamento virtual".

* E a lista dos melhores discos de 2005, escolhida por você, fica assim:

1º) "Funeral" (Arcade Fire) e "You Could Have It So Much Better" (Franz Ferdinand), 92 votos

2º) "Silent Alarm" (Bloc Party), 51 votos

3º) "Employment" (Kaiser Chiefs), 43 votos

4º) "Don't Believe the Truth" (Oasis), 36 votos

5º) "Get Behind Me Satan" (White Stripes), 30 votos

6º) "X & Y" (Coldplay), 25 votos

7º) "A Certain Trigger" (Maximo Park), 18 votos

8º) "Lullabies of Paralyze" (Queens of the Stone Age), 17 votos

9º) "Takk", Sigur Rós, 15 votos

10º) "Demon Days", Gorillaz, 13 votos




NOVA ENQUETE - O SHOW DO ANO(Internacional e Nacional)

Agora é com a gente. No melhor ano de nossas vidas (no quesito shows internacionais no Brasil), pressinto que a tal enquete vai botar fogo nos emails desta coluna. No melhor ano de nossas vidas indies (no quesito shows nacionais), vamos poder juntar "material" suficiente para fazer um Top 10 decentíssimo.

E então: White Stripes em Manaus? Arcade Fire no Rio? Pearl Jam em São Paulo? Strokes no Armazém? Elvis Costello no Tom Brasil? Placebo em Salvador? Moby no Unique? MC5 no Galpão da Lapa? Wilco, Kings of Leon, M.I.A., Nine Inch Nails, Flaming Lips?

A sujeirice do Forgotten Boys, a velocidade do Los Pirata, o barulho do Cachorro Grande, o fenômeno Cansei de Ser Sexy? Sapato Bicolores, Asterdon, Gram, Rádio de Outono, Volpina, Wry, Nação Zumbi, Irmãos Rocha!, Valv, Pelvs, Ludov, Ludovic?

Manda seu voto duplo aí. Um para o show do ano internacional, outro para o nacional.

Essas eu estou curioso para saber o que vai dar.




PREMIAÇÃO DA SEMANA

Quem mandar o voto para os shows do ano vai concorrer a:

* Um DVD de show do Radiohead em 1994, no Astoria (Londres), no tempo em que a banda parecia ser de rock e seus integrantes, deste planeta.

* Um CD "Sliver", coletânea de faixas da famosa caixa do Nirvana.

* Um gorro bacana do Coldplay.

* Na semana que vem, prêmios especiais para o ano acabar bem.




VENCEDORES DAS PROMOÇÕES

Bom, parece que é isto que estou devendo. Paciência com o correio nesta época. E, please, a menina do pôster deve entrar em contato comigo, para combinarmos a entrega.

* um CD/DVD do Franz Ferdinand, "You Could Have It So Much Better", o álbum campeão da banda campeã
- Paulof
São Paulo, SP

* um exemplar do "New Musical Express" especial Cool List
- Patrícia Pinho
Rio de Janeiro, RJ

* CD "Sliver", do Nirvana
- Alice Martins
Londrina, PR
- Sérgio Cobain Silva (nada mais justo)
São Paulo, SP

* um single especial do Nirvana, com quatro músicas que tem no "Sliver" e outra só no box.
(o single não foi entregue, sorry)

* Pacote Sum Records, com Basement Jaxx ("The Singles") e Devendra Banhart ("Bajo Rojo")
- Paulo Cássio Mendes
São Paulo, SP

* Pôster lindo do Franz Ferdinand
Luisa F. Lopes
São Paulo, SP

* O DVD quádruplo "Live 8"
- Isabella Faria
São Bernardo do Campo, SP

* O CD "Generation", do Audio Bullys
- Heitor Correa
Salvador, BA




TCHAU

Lá vamos nós. Hit the north.
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca