Pensata

Lúcio Ribeiro

23/12/2005

Vade Retro(spectiva)

"People are fragile things
You should know by now
Be careful what you put them through"
Editors, em "Munich"

"I've been thinking about my doorbell
When you gonna ring it?
When you gonna ring it?"
White Stripes, em "My Doorbell"

"And I heard 'em say
Nothin ever promised tomorrow today.
But we'll find a way
And nothing lasts forever but be honest babe
It helps but it may be the only way"
Kanye West, em "Heard 'Em Say"


Alô.

Tem alguém aí?

* Vai. Não dá para fugir. Chegou a hora das retrospectivas. Vade retro. Get behind me, Satan.

* O que não vai dar para fugir do Brasil são os caras do Franz Ferdinand. Esta coluna publicou durante a semana, em "notícia extra", que o grupo U2 divulgou em seu site oficial que a bandaça escocesa Franz Ferdinand vai sim abrir seu show na... Argentina. É óbvio que isso ilumina a possibilidade do FF tocar no Brasil também, nos shows de fevereiro em São Paulo, conforme estamos (estamos?) cantando a bola há tempos. Os promotores argentinos da turnê do U2 já disseram que o grupo de Alex Kapranos também vai estar em São Paulo e Santiago (Chile). O U2/Franz Ferdinand vai rolar em Buenos Aires dia 1º de março, no estádio do River Plate. Os ingressos de lá começam a ser vendidos nesta sexta, 23. Recorde como no México?

* Oasis com Stereophonics a tiracolo estão confirmados... também para a Argentina. Mas sossega que a trilha dos Gallagher para shows no Brasil está bem pavimentada. Em Buenos Aires, a data do Oasis é 10 de março. O grupaço mais legal da história da música inglesa (não é?) vai se apresentar no estádio Pepsi Music.

* Segure sua grana. Em um espaço de um mês, devemos ter em 2006: U2, Franz Ferdinand, Rolling Stones (Rio), Oasis, Stereophonics, Supergrass e uns outros.

* Echo & The Bunnymen, de novo, toca no Brasil no começo do ano. Bring on the dancing horses.

* É sim. Supergrass está 100% confirmado no Campari Rock 2006, em abril, esquema Reading Festival. Esta coluna é curadora do festival.

* É sim. A série campeã "Lost" está confirmada para passar na Globo em fevereiro, em sua primeira temporada. Enquanto isso, já no dia 2 de janeiro a emissora bota no ar o espetacular "24 Horas", quarta temporada. Sobre "Lost", o segundo ano, que muita gente que eu conheço acompanha desesperadamente via TV americana-internet, foi temporariamente interrompida para o final do ano lá, deixando uma pergunta cabeluda: "Dad?"

* A Popload Tour, recém-egressa de duas ótimas baladas em Recife e Fortaleza, viu seu "show do ano" no fechar de 2005. Montage, pandemônio techno-metal lá na capital cearense.

* Já ouviu o bootleg do ano, chamado de "o encontro da melhor música de 2005 (ou 2004) com a pior do ano"? Chama "Hump My Tunnel", o mash-up de "Neighborhood #1 (Tunnels)", do Arcade Fire, e "My Humps", do Black Eyed Peas.

* Toma aí, então: o show do ano internacional e nacional, o fênomeno Virgin Digital é brasileiro, a retrospectiva de 2005. Enjoy.

* Ah, semana que vem tem coluna, sim. Como não? Quem fica parado não é popster. Um especial sobre o rock mais legal no planeta hoje, com entrevistas (quase) inéditas com os ótimos Kaiser Chiefs e Bloc Party. E o disco do Arctic Monkeys antecipado. Já pescou o assunto, não? Mais: balanço da Popload Tour 2005 e o que esperar de 2006.




O SHOW DO ANO - INTERNACIONAL

A veterana banda Pearl Jam emocionou mesmo. Levou o título de melhor show de 2005 dentre os leitores desta coluna. O mérito é grande porque nunca houve um ano como este quanto a concertos internacionais de rock (e afins). Só para dar uma idéia, 31 bandas/artistas receberam pelo menos um voto. A idéia era apontar a quantidade de votos para a banda e o lugar, por exemplo Placebo na Bahia, mas isso se perdeu.

* De todo modo, vale falar que o show do Rio de Janeiro ganhou sentimentais votos. Não foi superior ao de São Paulo, que foi a escolha majoritária. Strokes em Porto Alegre teve destaque, também.

* Scorpions, The Doors e Judas Priest tiveram lá seus votos, principalmente esta última.

* Achei que o Iggy Pop, por todo o falatório que causou, fosse chegar pelo menos em quarto, superando Weezer e White Stripes (que tendia a ser o mais esquecido).

* Houve uma hora em que os Strokes estavam vencendo, mas de repente o Pearl Jam atropelou. O grupo canadense Arcade Fire também sempre ficou coladinho nos líderes.

1°) Pearl Jam 141 votos
2°) Strokes 127
3°) Arcade Fire 121
4°) Weezer 92
5°) White Stripes 77
6°) Iggy Pop 54
7°) Flaming Lips 31
8°) Placebo e Nine Inch Nails 19
9°) MC5 16
10°) Wilco e Kings of Leon 10




O SHOW DO ANO - NACIONAL

A banda gaúcha Cachorro Grande agradou geral. Foi o ano deles, fácil. Teve quase tanta votação quanto o Pearl Jam, na parte nacional. Quase 40 bandas nacionais foram mencionadas, o que mostra a força do rock independente em suas três vertentes: o independente, o independente quase mainstream e o independente do independente. Só alegria.

1°) Cachorro Grande (RS) 126 votos
2°) Nação Zumbi (PE) 72
3°) Los Hermanos (RJ) 60
4°) Forgotten Boys (SP) 39
5°) Cansei de Ser Sexy (SP) 32
6°) Gram (SP) e Ludov (SP) 25
7°) Los Pirata (SP) 21
8°) Rádio de Outono (PE) 14
9°) Ludovic (SP) 12
10°) Wry (SP) 10




BRASILEIRO FEZ O "ONDE ESTÁ WALLY?" DO ROCK

Se você se espantou com a febre do "Batiman" da coluna da semana passada...

Divulgação



* O último grande fenômeno de internet do ano, este de rebuliço mundial, é também obra de brasileiro. O anúncio publicitário da Virgin Digital, que esconde em um desenho cerca de 74 bandas/artistas da música pop, é criação do paulistano Rodrigo Butori, 32, diretor de arte da agência Ground Zero, em Los Angeles.

Destaque desta coluna em novembro, o pôster da VD que circulou online, em revistas e cartazes de lojas pelos EUA com o mote "Exercite Seu Músculo Musical", surgiu para tentar ganhar algum espaço no mercado dominado pela Apple, o iTunes e o iPod.

"A Virgin chegou a nós com pouco dinheiro e a intenção de atingir não 2 milhões de pessoas. Mas sim algo em torno de 150 mil sujeitos que realmente são fanáticos por música, andam de camiseta de banda, vão a shows, acordam e ligam o rádio. Chegando a esses caras, eles convencem as outras pessoas", disse Butori a este colunista, de seu escritório em LA.

O brasileiro disse que dois dias depois que a campanha foi lançada, no começo de novembro, já havia notícias de repercussão do pôster em vários lugares do planeta. "Achamos 'competições' para ver quem encontrava mais bandas desde a Europa, China, Austrália, Argentina. Do Brasil nem se fala..."

Por causa do baixo orçamento, Butori diz que todas as fotos que aparecem no cartaz são de funcionários da Ground Zero, para os custos não encarecerem. "Eu mesmo apareço no grupo que revela o The Cult e sou uma das cabeças dentro da TV que levam ao Talking Heads".

Oficialmente, o cartaz da Virgin Digital esconde 74 bandas em seus detalhes. "Mas podem chegar a 81 no extra-oficial", revela Butori. "Já me mandaram, do Brasil, e-mail falando que viram o Chiclete com Banana e "Festa no Apê", que nem é nome de banda, no cartaz. Disseram que até o Air está no cartaz, porque as pessoas no desenho têm de respirar, afinal", conta Butori.

* Quem entregou o brasileiro criador a esta coluna foi o leitor uruguaio Martín Fernandez, o primeiro a entrevistar Rodrigo Butori. A Fernandez, o diretor de arte contou sobre a feitura do cartaz. "Primeiro fizemos uma lista com os nomes de bandas e artistas dos quais conseguimos lembrar. A grande sacada era conseguir traduzir os nomes em imagens -- se é que isso era possível. Passei noites em claro preparando referências, pensando em como deixar cada uma dessas bandas e artistas visualmente interessantes para assim despertar a curiosidade das pessoas. O cenário faz parte do estúdio da Paramount aqui em Los Angeles. Alugamos o espaço por um dia e fotografamos durante mais de 12 horas. Foi escolhido porque dá a sensação de uma esquina movimentada de uma cidade grande, como Nova York por exemplo."

* Para quem quiser exercitar seu músculo musical, o "Wally roqueiro" pode ser visto no www.virgindigital.com.

* Para os interessados, e sem estragar (muito) a brincadeira, confira o "gabarito" com a lista oficial das 74 bandas, sem contar o Chiclete com Banana e o Air:

1. Matchbox Twenty/ 2. Alice in Chains/ 3. The Rolling Stones/ 4. The Pixies/ 5. Led Zeppelin/ 6. Smashing Pumpkins/ 7. Black Flag/ 8. Pet Shop Boys/ 9. Guns n' Roses/ 10. Blind Melon/ 11. Spoon/ 12. Garbage/ 13. Blur/ 14. Hole/ 15. Crowded House/ 16. U2/ 17. Gorillaz/ 18. Scissor Sisters/ 19. Phish/ 20. Queen/ 21. Cake/ 22. Skinny Puppy/ 23. Nine Inch Nails/ 24. Red Hot Chili Peppers/ 25. Dead Kennedys/ 26. White Zombie/ 27. KISS/ 28. The Cars/ 29. Green Day/ 30. Blondie/ 31. The Beach Boys/ 32. The Killers/ 33. Radiohead/ 34. Madonna/ 35. Seal/ 36. Sex Pistols/ 37. Cowboy Junkies/ 38. Bee Gees/ 39. RATT/ 40. The Roots/ 41. Prince/ 42. The Lemonheads/ 43. Twisted Sister/ 44. Iron Maiden/ 45. Korn/ 46. Great White/ 47. Cypress Hill/ 48. 50 Cent/ 49. Eminem/ 50. The Postal Service/ 51. Jewel/ 52. Pavement/ 53. The Police/ 54. Deep Purple
55. Talking Heads/ 56. Go-Go's/ 57. The Doors/ 58. Eagles/ 59. The Carpenters/ 60. Cornershop/ 61. Scorpions/ 62. Black Crowes/ 63. Pink/ 64. White Stripes/ 65. Cranberries/ 66. Eels/ 67. Whitesnake/ 68. B-52s/ 69. Dinosaur JR/ 70. Yellowman/ 71. The Cult/ 72. 311/ 73. Jane's Addiction/ 74 D12.




VOCÊ NÃO VIVEU 2005 SE...

1 ...não baixou uma música da internet, queimou um CD com um disco que ainda não tinha sido lançado, comprou (ou sonhou com) um iPod, mandou um MSN, se cadastrou no Orkut, participou de alguma comunidade, fuxicou scrapbooks alheios, procurou uma banda no MySpace...

2 ...não vibrou em um show dos Strokes, não se emocionou com os velhinhos do MC5, não ficou encantado com o Arcade Fire, não cantou junto com o Weezer, não quis subir no palco do Iggy Pop, não requebrou junto com a M.I.A., não empurrou a bolha gigante do Flaming Lips, não morreu de vontade de ver o White Stripes tocando do lado de fora do histórico Teatro Amazonas...

3 ...não viu o craque Ronaldinho fazer malabarismos em propaganda da Nike, chutar de longe a bola no travessão, a bola voltar no peito dele, ele mandar de novo na trave, ela voltar. E aí você não acreditou no começo, depois acreditou, depois não, depois sim. Até confessarem que era truque e você ainda assim achar que o Ronaldinho seria capaz de fazer aquilo

4 ...não viu a fantástica série "Lost", passou a ter pavor infinito de viajar de avião, pensou numa teoria conspiratória que explicasse o que estava acontecendo na série, foi pesquisar sobre as teorias malucas ditas por outras pessoas, ligou para um amigo para conversar sobre "detalhes incríveis que passaram despercebidos" e ainda tenta adivinhar, em vão, um final para essa trama sinistra.

* a lista acima saiu em reportagem de capa recente da dominical Revista da Folha, sobre os fatos mais marcantes de 2005. Tinha um último item, sobre o Corinthians e um certo pênalti não dado, que eu tirei devido à enxurrada de reclamações de amigos corintianos.




RETROSPECTIVA POPLOAD 2005

JANEIRO

· Popload fez um apanhando das bandas indie nacionais bacanas e já previa que 2005 seria "o" ano. O ano do Cansei de Ser Sexy, o ano da Cachorro Grande, o ano em que a cena indie nacional se organizaria e desabrocharia de vez -- inclusive com a divulgação massiva no Trama Virtual. E-mails do tipo "Você já ouviu banda 'x'?" eram a constante na caixa postal..
· Em seus já tradicionais "20 razões para amar o ano 'tal'", Popload chamou atenção para Peter Doherty, que ia abalar por si só e com seu Babyshambles. E que empresas de celulares e outras marcas investiriam pesado no rock.
· O curioso "Wicker Park", o melhor filme que todo mundo fala mal, chegou nas locadoras brasileiras sob o batismo "Paixão à Flor da Pele".
· O lançamento do disco dos Irmãos Rocha! Isso não foi pouca coisa.
· Fatboy Slim no Carnaval.
· O lançamento do iPod Shuffle, do tamanho de um trident, fabricado em duas versões: 512 MB e 1GB.
· Bloc Party, uma das bandas mais descoladas da nova geração do brit rock, viria pra ficar. Futureheads e Kaiser Chiefs também entrariam na onda.
· Popload anunciou o show do Faithless, no Skol Beats.
· "My cock is bigger than yooooooooooours" era o refrão da música nova do System Of a Down, "Cigaro".
· Ivete Sangalo na capa da "Capricho" com a camiseta "Rock'n'Roll High School", dos Ramones. Só isso.
· Popload falou sobre o Jack Bouer e seu "24 Horas".
· Olho nos canadenses The Dears, Arcade Fire, Death from Above 1979 e Unicorn. Rolou entrevista com o Murray Lightburn, o vocalista da banda Dears.
· A veteraníssima e ex pin-up Nancy Sinatra, a filha "Dele", renasceu para a música pop desde que Morrissey a pediu em casamento, tamanha sua adoração, e Quentin Tarantino colocou sua famosa "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)" para estrelar a trilha de "Kill Bill".
· Destaque para a música "William" e para o CD bacana em que ela está, o do The Others.
· Já acontecia discussões sobre o futuro da Brasil 2000 FM: "Às vezes você tem que escolher entre dois caminhos: o difícil, mas legal. E o fácil, mas pior. A rádio Brasil 2000FM está escolhendo o segundo. E bem agora que... Hoje ouvi, na mesma sequência, "Ódoborogodó" e "Common People".
· O Placebo vai tocar no Brasil. Duvida?

FEVEREIRO

· Fevereiro começa com o turbulento avião da TAM que trazia o colunista lá da Argentina, após set gigante na praia do superstar DJ Fatboy Slim. Daí começou a rolar, no avião, o Carlinhos Brown, falando da Bahia, num especial da Daniela Mercury. Nunca vou esquecer o dia em que pensei passar desta para a melhor ouvindo Carlinhos Brown.
· Na TV, "Lost" estava assombrando.
· O novo do Daft Punk toca na minha casa.
· Lembra a cena canadense falada em janeiro? Então, foi capa do New York Times.
· Estava sentindo falta de revista brasileira de música? Sabia que a "Bizz" vai voltar? Não a "Showbizz". A "Bizz".
· Os 8 shows do Placebo revelados em primeira mão. O do Mylo também. Entrevista com o Mylo, também. O CQER começava a ganhar forma, o Skol Beats, também.
· Banda conhecida do circuito alternativo paulista, o Wry abandonou Sorocaba por volta de 2002 e foi cair em Londres, de guitarra e cuia -- e, na cola do Subways e do Rakes, comanda um clube em Londres e participa de alguma forma do novo rock inglês.
· Hackers invadem o celular da Paris Hilton. Era só o começo de ano da dondoca.

MARÇO

· Março começou ao som de "Fuck Forever", considerada a "Smells Like Teen Spirit" inglesa.
· Popload ventilava a hipótese do Nine Inch Nails aparecer no Brasil.
· Michael Jackson no banco dos réus. Bob Esponja também.
· O cineasta pop Quentin Tarantino não só vai dirigir o último capítulo da temporada da série campeão "C.S.I", como deve assumir a direção do novo filme da série "Sexta-Feira 13". Tarantino e Jason.
· As dondocas Paris Hilton e Elisha Cuthbert ("24 Horas") chegam ao cinema dia 6 de maio tomando sustos no terror teen "House of Wax". Encontro de notáveis.
· Entrevista com Brian Molko.
· A volta do Mars Volta.

ABRIL

· É uma pena, mas este deve ser o último Skol Beats. Tiveram uma brilhante idéia em colocar um trio elétrico no evento em que Carlinhos Brown vai se apresentar, fazendo algum tipo de parceria improvável com o DJ argentino Dero. Música eletrônica misturada à timbalada. E você sabe: onde a maldição do Brown passa...
· É anunciado o show do White Stripes em Manaus. Depois viria o show de SP.
· "Lúcio, se você me sortear com o par de entradas do Skol Beats, eu jogo uma garrafa d'água no Carlinhos Brown, quando ele passar com o trio elétrico..." -- foi isso que "dominou" a caixa de entrada da Popload pré-Skol Beats.
· Conheci uma menina que se diz americana e jura que é o bebê menino (?!?!) da capa do "Nevermind", do Nirvana. Ela tava falando sério.
· Popload 'entregou' o cachê que as bandas de rock como o Franz Ferdinand, o Green Day ou o Foo Fighters cobrariam pra tocar na sua festinha de 18 anos.
· Acabava de ser filmado nos EUA o filme "Last Days" que, de acordo com seu diretor Van Sant, "não se trata de uma cinebiografia de Kurt Cobain; mas é inspirado nele".
· Chega ao Brasil um dos discos do ano, o do Queens Of The Stone Age.
· O Papa Pop morreu.
· Popload acompanhou o Coachella e atentava para o funk inglês 'made in Brazil' da M.I.A. E teve o show do Placebo em Campinas...
· Vaza pra net o cd novo do Weezer.

MAIO

· Às vésperas de iniciar sua tour 2005 no Astoria, em Londres, vaza o novo CD do Oasis, completo, por erro do iTunes alemão. Dias depois o álbum se tornaria sucesso de público e crítica e a banda dos irmãos Gallagher partiria para uma série de 80 shows, acompanhados por cerca de 2 milhões de pessoas em estádios da Europa, Ásia e América do Norte. Liam e Noel voltariam com suas declarações acidas que a imprensa ama odiar e odeia amar.
· Destaque para o Bernard Summer e o teleprompter que ele usa há anos nos shows do New Order.
· Popload canta a bola que o segundo semestre de 2005 no Brasil ia ser estúpido, de tanta banda boa lá de fora vindo fazer visita.
· O caso Senhor Piano.
· A coluna confere o show bizarro do White Stripes em um boteco de Puerto Iguazu, Argentina, perto da fronteira com Brasil e Paraguai.

JUNHO

· Chega ao Brasil os CDs do White Stripes, do Oasis, do Foo Fighters e do Coldplay.
· Popload entrevista Marky Ramone, de NY.
· A coluna discerne sobre os festivais de rock nacionais do segundo semestre.
· Popload informa e detalha com exclusividade a vinda dos Strokes ao Brasil.

JULHO

· Realização do Live 8.
· É anunciada aqui a vinda do Kings of Leon na cola do Strokes.
· Noticia, também em primeira mão, a vinda do Weezer.
· Noticia, ainda em primeira mão, a vinda do Arcade Fire, entre outras atrações do TIM.
· Relato, direto da Republica Tcheca, que lá só toca bandas dos anos 90 nas rádios.
· Chega ao Brasil o disco do Kaiser Chiefs.
· Popload ganha voz (de Pato Donald) no projeto Trama Universitário.
· E a coluna perde mais um show do U2, este em Roma.
· A coluna mostra ao mundo a capa do álbum novo do Franz Ferdinand, que sairia em meados de setembro/outubro...

AGOSTO

· Começam a era dos festivais amontoados. Campari Rock, com MC5 e Kills, abre a maratona. O festival que consultou oficialmente esta coluna para pautar sua escalação.
· A coluna diz que o U2 faria três shows no Brasil em 2006: São Paulo e Rio, pagos, e um de graça numa praia carioca, com a participação no palco do... Gilberto Gil.
· Vazou o álbum do Audio Bullys.
· Os 10 anos da histórica guerra Oasis x Blur no britpop.
· Anúncio do Nine Inch Nails no CQER.
· Popload esboça e antecipa a programação do TIM.
· Exclusivo, Pearl Jam -- 5 -- no Brasil.

SETEMBRO

· "Para quem possa interessar (not me), o guitarrista Santana fechou turnê brasileira passando por Porto Alegre (Olímpico), São Paulo (Pacaembu) e Rio (Apoteose) em março do ano que vem. Eu sei, é o Santana, mas o calendário está se organizando".
· A história dos jabás nas rádios FM.
· Shows do Moby em São Paulo.
· Curitiba Rock Festival -- Weezer abala, Raveonettes encanta e Mercury Rev "eleva".
· Repercussão para o bem e para o mal em torno da capa do Cansei de Ser Sexy na Folha.
· Nick Hornby e seus contos.
· Anúncio antecipado do Flaming Lips, Sonic Youth e Iggy Pop no CQER.
· Vaza o aguardadíssimo CD do Franz Ferdinand, o segundo álbum.
· Show do Slipknot.
· A polêmica acerca dos shows do Pearl Jam no Pacaembu.

OUTUBRO

· A febre Arctic Monkeys abala o Reino Unido.
· Este colunista entrevista e ouve o CD novo do Strokes em Nova York.
· Entrevista com o Diplo.
· Acontece o TIM Festival.
· Strokes no Brasil, enfim. Arcade Fire no Brasil, sonho.
· Aparece aqui Annie e o Giant Drag. Não sei não se a banda não aparece no Tim 2006, junto com o Clap Your Hands Say Yeah! Palpite.
· Popload fala do documentário cinematográfico "DIG".
· Saída do programa Garagem da Brasil 2000 FM.

NOVEMBRO

· Indie disco domina o planeta.
· Goiânia Noise Festival.
· Coluna fala das datas dos shows do U2 na América Latina e a possibilidade da abertura ser do Franz.
· Sufjan Stevens e seus álbuns para o resto da vida.
· Música do ano, segundo os leitores desta coluna: "Walk away", Franz Ferdinand.
· Flaming Lips, Iggy Pop... Os shows do CQER.

DEZEMBRO

· Pearl Jam em SP.
· Enquete da banda de 2005: deu Franz Ferdinand. Enquete do disco do ano: Franz Ferdinand empata com Arcade Fire. Show do ano: Pearl Jam levou.
· "200 horas com os Strokes". A coluna publica na integra o relato do "lado de dentro" da turnê dos Strokes no Brasil, que saiu na revista "Bizz" no mês anterior.
· A banda meio sorocabana, meio inglesa Wry em tour pelo Brasil.
· U2 confirma Franz Ferdinand na América do Sul.
· E aqui estamos nós.




PREMIAÇÃO DA SEMANA

* Uma camiseta da marca Reverbcity, do Paraná, que tem a linha "A música que veste" e oferece aos leitores desta coluna a chance de ganhar no sorteio uma das seguintes estampas: Bloc Party, Keane ou Rilo Kiley. Mande seu e-mail com a banda de sua preferência, entre essas, e o tamanho. Confira o desenho da estampa no www.reverbcity.com. Vai lá e aproveite para ver quais bandas a marca tem.
* mais um gorro cool (não é bem o caso, climaticamente falando) do Coldplay.
* o CD/DVD campeão do Franz Ferdinand, "You Could Have It So Much Better"




VENCEDORES DA PROMO PASSADA

* Um DVD de show do Radiohead em 1994
- Hehe. eu perdi o DVD que ia dar na promo. Vou comprar um na semana que vem e escrever direto para o vencedor, pode ser? Eu sei, péssimo.

* Um CD "Sliver", coletânea de faixas da famosa caixa do Nirvana.
Marcelo Freitas
Campinas, SP

* Um gorro bacana do Coldplay.
Julinho (?)
São Paulo, SP




FELIZ NATAL

Boa festa, galera linda.

A Miss Kittin vai tocar no meu Natal.

Ninguém vai me mandar um presentinho?

Até a semana que vem.

So this is Christmas... (John Lennon + dez. 1980)
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca