Pensata

Lúcio Ribeiro

06/01/2006

Manifesto Rrrrrrrrrrrrock 2006!

"Oh you don't love me the way
that I love you
Cause if you did girl you would not do
those things you do"
The Kooks, em "You Don't Love Me"

"Too much love
Too much love
Too much
Love"
LCD Soundsystem, em "Too Much Love"


Olá.

Feliz ano novo.

Pensar global, agir local. Esse vai ser nosso mantra em 2006.

* Tudo o que você precisa saber sobre os shows do U2 no Brasil está nesta coluna. Agora eu posso parar de receber 500 mil emails por dia perguntando...

* Quer começar um 2006 bem feliz? Dá uma olhada na dance "Same Man', do Til West (quem?). O que é isso...

* Quer começar 2006 bem rock? O álbum "luxo" dos Strokes já chegou às lojas. Mas por enquanto não nas do Brasil...

* Javier Weyler, baterista do grupo galês Stereophonics, que é argentino, disse em Buenos Aires (está em férias), que sua banda deve acompanhar o Oasis pela América do Sul, em março.

* Vamos aí. Temos um ano inteiro de muita coisa pela frente.




U2: AS DATAS, OS INGRESSOS

Os ingressos para os shows do U2 em São Paulo começam a ser vendidos no dia 14 de janeiro. A banda irlandesa, em visita ao Brasil pela terceira vez, toca nos dias 20 e 21 de fevereiro no estádio do Morumbi.

Com preços entre R$ 160 (arquibancada; estudante R$ 80) e R$ 1000 ("hot area", em frente ao palco), as entradas poderão ser compradas apenas nas lojas da rede Pão de Açúcar, uma das patrocinadoras da Vertigo Tour no Brasil. A pista sairá por R$ 180.

Na internet, os ingressos poderão ser adquiridos pelo site da Ticketronic (www.ticketronic.com.br). Tanto na rede quanto nas lojas (nove de SP, duas do Rio), estão limitados até 10 por pessoa.
As apresentações do U2 no Brasil são uma realização da Accioly Entretenimento e da Plan Music. Essas informações acima devem ser divulgadas oficialmente na segunda-feira, 9, assim como a lista das lojas onde venderão os ingressos.

O horário de início do show da banda de Bono está marcado para as 21h45. A abertura dos portões está prevista para as 15h.




FRANZ FERDINAND CONFIRMADO

O badalado grupo escocês Franz Ferdinand virá sim à América do Sul com o U2 e funcionará como banda de abertura, conforme esta coluna vem adiantando. Há uma possibilidade ainda de o quarteto britânico fazer um show-solo, desgrudado do grupo do Bono, no Rio de Janeiro, no dia 24. Mas é possibilidade.

U2 e Franz Ferdinand, além do Brasil, tocam no dia 26 de fevereiro em Santiago (os ingressos começam a ser vendidos sábado) e 1º e 2 de março em Buenos Aires (os dois dias já estão esgotados).

* Por mais que shows de abertura para bandas gigantes e em estádio não funcionem tão bem assim geralmente, U2 e Franz Ferdinand juntos vão fazer duas noites para não serem esquecidas tão cedo.




MANIFESTO ROCK 2006

Pense global, aja local. Sim, o velho ditado sócio-econômico a serviço da música nova.

A primeira coluna do ano passado trouxe o primeiro Manifesto Rrrrrrrock e dizia que, se tivesse, apostaria seu rico dinheirinho no rock em geral e principalmente na manifestação roqueira no Brasil.

E o que aconteceu?

* Do lado global, nunca tantos discos e DVDs sobre rock foram lançados. Nunca tanto sites, blogs e marcas se envolveram com rock. Nunca teve tantos festivais e shows de música pop neste país. Nunca celular, MySpace, Orkut e afins buscaram tanta interação com rock.

* Do lado local, nunca tantas baladas de rock foram armadas neste país. Festivais indies rolaram por todo lugar. Fundaram até uma "associação de festivais independentes". Selos novos apareceram. Selo/loja virtual surgiu. Bares novos abriram. Clubes abriram. Só este colunista foi convidado a viajar para 15 cidades do país (algumas duas vezes) para tocar música nova. A revista "Bizz", depois de anos hibernando, voltou a circular. Um site-depósito de música de bandas que não têm gravadora teve infinitamente mais audiência que todos os sites de grandes gravadoras somados.

* Historinha: no final de 2004/começo de 2005 uma gigante marca de celular, de olho no rock, encomendou uma pesquisa de um instituto novo para levantar com jovens de 15 a 45 anos qual seria o "festival ideal" desejado. A primeira apuração, só na base das perguntas, trouxe o trivial: nomes de muitas bandas descoladas do rock mundial. Numa segunda abordagem, os pesquisadores invadiram a intimidade dos entrevistados. Fizeram uma visita à casa deles. Olharam o que tem no quarto deles.

Na coleção de discos dos pesquisados (CDs e músicas no computador), foram encontrados CDs das bandas gringas que eles queriam ver no "festival ideal". E também um número considerável da produção independente nacional. Nacional e, principalmente, local.

Nasceram então dois festivais. Um no primeiro semestre, percorrendo oito cidades brasileiras, com um "chamariz" internacional e várias bandas locais. E depois o tal festival "desejado", em um dia só, no segundo semestre.

Isso tudo é (ano) passado.

* No que já dá para ver, olhando para a frente, em 2006, temos:

- tudo o que aconteceu em 2005 com o rock, revisto, ampliado e turbinado.

- Oasis, Stones, U2, Franz Ferdinand, Killers, Coldplay, Kasabian, Supergrass, LCD Soundsystem, entre outros, prontinhos para embarcar para a América do Sul. Isso só para os primeiros meses do ano. Sem contar os festivais gigantes do segundo semestre, já em fase de pré-produção.

- A banda indie sorocabana Wry como uma das atrações do São Paulo Fashion Week.

- Notícias de mais clubes, mais bares, mais festas, mais selos, mais revistas de rock surgindo pelo país. E mais marcas apoiando no rock independente, pelo que eu soube.

* Quer mais?




O MAPA DO ROCK NO BRASIL

Esta coluna, a partir da próxima semana (se tudo der certo), passa a publicar o Mapa do Rock no Brasil. Pelos meus cálculos, esse especial deve ir até julho. Será o retrato das movimentações da música jovem das principais cidades brasileiras. Tudo o que eu vi e ouvi neste giro por 15 cidades com a Popload Tour. E tudo o que eu vou ver e ouvir neste ano. Já tenho seis viagens programadas.

A primeira cidade do Mapa do Rock: Fortaleza.

* Quer mais uma? Esta coluna esta que vai virar blog em breve. Desta vez vai.

* Outra coisa relacionada. Surge em fevereiro o site Overmundo, mais uma manifestação mega que pretende mapear e revelar o que está acontecendo em cada cena local deste país. E não só na música.




POR QUE O RAKES É A ATUAL BANDA MAIS LEGAL DO PLANETA

1. Porque a banda é nome forte da cena inglesa de música nova, revivalista e ao mesmo tempo superatenta, disparada a movimentação roqueira mais interessante hoje.

2. Porque o álbum de estréia do Rakes, "Capture/Release", foi um cinco melhores discos de 2005, fácil.

3. Porque eles começaram com a turma que fazia guerilla gigs, tocando de surpresa em pub, metrô, esquina, porta de loja. E hoje entopem clubes em todo Reino Unido.

4. Porque a voz do cantor Alan Donohue, meio confusa, entediada, é ótima.

5. Porque as letras do grupo são megaacessíveis e inteligentes, que falam sobre sair à noite e emprego chato com uma capacidade rítmica que casa perfeito com o ótimo som pós-punk de hoje.

6. Porque muitos grupos hoje dariam as carreiras em troca de duas músicas como "Strasbourg" e "Work Work Work (Pub, Club, Sleep)".

7. Porque o descolado projeto Phones (Franz Ferdinand, Bloc Party, Tom Vek) pegou a faixa "Retreat" para fazer um remix e transformou a fúria punk do Rakes numa excelente dance music.

8. Porque o Rakes cravou em lado B de single a espetacular "iProblem", música cuja letra é uma reclamação de Donohue com a assistência técnica da Apple, porque o iPod dele está com problemas. A música também cita meio que em homenagem bandas "irmãs" como Babyshambles, Bloc Party, Futureheads e Kasabian. Uma jóia.

9. Porque Donohue ficou doente bem na semana do show do Rakes no Reading Festival. E o guitarrista teve que segurar o vocal, porque a banda não ia dar mole de adiar uma apresentação no Reading. Aí, na última música, chamou toda galera de banda que estava assistindo ao Rakes (Maximo Park, Bloc Party, The Others etc...) pra cantar junto "22 Grand Job". Hino da molecada inglesa.

10. A mesma "22 Grand Job" ganha agora uma versão dance quase electro com a extensão "Filthy Dukes Society Mix". Tem as palmas. E a voz de Donohue ficou bem legal em cima do balanço.




POPLOAD BRASIL TOUR 2006

Lá vamos nós. As discotecagens indie disco deste colunista começam já no primeiro final de semana do ano, em Curitiba. A balada acontece no famoso bar James, reformulado, que abre suas portas novamente neste sábado. Curitiba rocks.

Na semana que vem, no sábado 14, a visita é em Belo Horizonte, no aniversário de 1 ano da festa Safadezas, no clube Up!.

Este colunista bota o rock para rolar na festa da Ellus, pós-desfile no São Paulo Fashion Week, no dia 19 de janeiro.

No dia seguinte, a balada é no novo centro cultural moderno Studio SP (Pinheiros), com show do mezzo inglês Wry.

Várias outras datas estão sendo acertadas.

* A residência do clube Vegas, em São Paulo, será retomada no dia 19 de janeiro.

* Em 2005, de janeiro (Sta. Catarina) a dezembro (Fortaleza), a Popload Tour viajou 15 vezes, repetindo algumas cidades, como Brasília, Franca (SP) e Recife. Este ano promete ser bem mais.




PREMIAÇÃO DA COLUNA

Vamos começando na calma, porque tem prêmio ainda do ano passado que precisa ser colocado em dia. Então, os regalos são apenas dois nesta semana. E não são pouca coisa, não.

* uma camiseta preta do Franz Ferdinand, tamanho M.

* um DVD "Cool Britannia 2", do programa do apresentador inglês Jools Holland, com apresentações ao vivo de Kaiser Chiefs, Oasis, Radiohead, Bloc Party, New Order, Libertines, Morrissey e muitos outros.




RESULTADO DA PROMO

A lista devida é esta:

* Uma camiseta da marca Reverbcity, do Paraná, que tem a linha "A música que veste".

- Thomas Carlyle
São Paulo, SP
Ganhou a camiseta do Bloc Party, tamanho P

* gorro cool do Coldplay

- Pedro de Vasconcellos Purina
Vitória, ES

* CD/DVD campeão do Franz Ferdinand, "You Could Have It So Much Better"

- Sandra Cristina Ramalho
Santos, SP




É ISSO, ENTÃO!

Vai, o ano já começou. Kick out the chairs, mother f*cker. Peace.

Paz que não teve o Fábio Martins, guitarrista da banda indie sorocabana Volpina, encontrado sem vida nesta semana em Sorocaba. Lamentável.
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

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