Pensata

Lúcio Ribeiro

27/01/2006

A gata e os macacos

"I always said you could rely on me,
Now it seems that I was wrong,
I want you to stay"
Maximo Park, em "I Want You to Stay"

"Once I wanted to be the greatest
No wind or waterfall could stop me
And then came the rush of the flood
The stars at night turned you to dust"
Cat Power, em "The Greatest"

"Who - Will get me to a party?
Who - Do I have yet to meet?
You - You look a bit like coffee
And you taste a bit like me"
Clap Your Hands Say Yeah, em "The Sky of My Yellow Country Teeth"


Olá.

Bem-vindo a bordo.

* Deu bololô nos ingressos do Franz Ferdinand, foi? Ainda não esgotou? O show do ano no Brasil, apenas para 2.500 felizardos, e ainda tem ingresso a venda (escrevo na quinta à noite)? Puts. Há uma certa polêmica se vai haver show solo em São Paulo. Pessoas ligada à banda dizem que não. Pessoas da banda dizem que "pode ser".

* A CIE reuniu todo mundo nesta semana para anunciar a tal pacoteira de shows internacionais de 2006 e falou só do... Santana. Cadê o Oasis, que a gente sabe que vai rolar mesmo dia 15 de março, no estacionamento do Credicard Hall? Cadê o New Ord...

* No Big Brother Brasil, da Globo, tocou Clap Your Hands Say Yeah e Cansei de Ser Sexy. O programa já está mais moderno que toda a programação da MTV. E eu fico imaginando meu pai e minha mãe ouvindo CYHSY na Globo...

* Falando em BBB, amigos meus baixam e assistem daqui o CBB, da Inglaterra. O "C" é de "Celebrity". Falam que é o máximo. Na casa inglesa estão (estavam) trancados gente como o Preston, cantor do grupo indie bacana Ordinary Boys, o Pete Burns, do Dead or Alive, o famoso jogador de basquete Dennis Rodman, um político, o apresentador de TV Michael Barrymore e a Tracy, que era do "Baywatch". O CBB acaba domingo agora.

* O Preston, do Ordinary Boys, chama só Preston, sem sobrenome. "Preston. Tipo Madonna", ele explica.

* Tá bom. Atendendo a pedidos, eu não falo mais em Arctic Monkeys. Parei com esses caras.

* Você tem um iPod e quer dar um banho de loja nele? Tornar o menino mais lindinho, mais personalizado? Então vai no site da Iattire (.net) e vista seu MP3 player de... palhaço. De Papai Noel. Bota uma cueca nele. Dá para vesti-lo de pirata, roupinha mais que apropriada.

* E viu que no Japão saiu o MP3 Player do Franz Ferdinand, lançado pela Sony? Não é o iPod, mas é bem legal.




VOCÊ NA TV

Espécie de conceito punk aplicado à TV dos tempos modernos (ou seja, a TV na palma da mão ou a TV de computador, o boom do celular com câmera e a massificação das máquinas digitais que servem de filmadoras), está na hora de você frequentar o You Tube. Como estrela de um vídeo que você mesmo vai fazer ou simplesmente como voyeur. É o admirável mundo novo da internet forjando mais um "faça-você-mesmo". No caso, um "broadcast yourself".

O You Tube (www.youtube.com) nasceu em fevereiro do ano passado, como um canal virtual de utilidade pública ou privada, de comunicação diversa e, principalmente, de zoeiras gerais. Era um lugar bacana para qualquer pessoa fazer qualquer vídeo sobre qualquer assunto e postar no site.

A idéia era pessoas mostrarem seus dotes de cantores, filmar amigos fazendo videoclipes caseiros e engraçados para uma canção pop, subir vídeos de recém-nascidos para familiares distantes. Agora, na verdade, o negócio mudou para o lema "filme você mesmo e mostre para o mundo inteiro".

Escrevi sobre o site no ano passado, no caderno de Esporte da Folha, porque entre outras coisas o You Tube ajudou a popularizar cenas de futebol, históricas ou gravadas por um torcedor com celular. Fez sucesso por lá o vídeo-mandraque do craque Ronaldinho fazendo embaixadas utilizando o travessão (!). E um "making of" zoeira desse vídeo das traves do Ronaldinho feito por um cara vestido de monstro. O Ronaldinho Monstro.

Maravilhoso para o futebol, o You Tube tem tudo a ver também com este espaço pop.

De trecho de DVD do Caetano Veloso a um raro show da banda inglesa Bloc Party em Barcelona, dá para achar (quase) tudo no You Tube.
Quer ver um vídeo tosco do Kevin Federline (marido da Britney Spears) cantando "Popozão", sua versão pop-brega de funk carioca? Está a fim de ver os "famosos" Two Chinese Boys, dois manés (um deles nem tem cara oriental) que fazem seus clipes em cima de músicas de bandas como NSync? Tem no You Tube.

Quer gravar o show do U2 no Morumbi, com seu celular, e mostrar para seu primo na Tailândia? Quer uploadar uma música de uma apresentação da sua banda? Quer gravar a mina bonitona da sua classe (rua, turma) e fazer uma presença? Quer você mesmo fazer seu vídeo e deixar o planeta ver? Fique à vontade.




GATA

Não sei se eu ando sensível, mas achei lindaço tudo o que eu ouvi do disco novo da Cat Power, a cantora/guitarrista bonita e esquisita que atende também pelo nome de Chan Marshall. "The Greatest" é o título do novo álbum, o sexto dela, que saiu nesta semana nos EUA e Europa. Guitarrinha maneira, pianinho cortante, voz rouca de quem parece que está cantando a última música na vida, uns arranjos tristes. Ótima trilha para dias de calor como estes.

O disco inteiro foi gravado em Memphis, terra do Elvis, e conta com a colaboração de vários músicos veteranos. Quando as músicas não são lamúrias pop, tem uma levada country bacana, tipo um Bob Dylan brejeiro e tal. Entendeu?

* Se você tiver que ouvir uma só, procura e ouve a faixa-título, "The Greatest", que abre o disco. Beleza pura.




HEY, HEY. WE'RE THE MONKEYS

Menti lá em cima. Vou falar de Arctic Monkeys, sim. Óbvio.
Principalmente nesta semana que os caras foram "eleitos" como uma banda mais importante que os... Beatles (?!?)

* Quem pode com o Arctic Monkeys? Fácil a maior fenômeno pop dos últimos tempos, a ótima banda rock de adolescentes de Sheffield está reescrevendo a história do britpop inglês com uma velocidade absurda. Nesta semana lançou seu primeiro álbum, que corre o risco de ser o disco de estréia mais vendido de todos os tempos no Reino Unido. Isso porque o disco desde outubro já estava disponível na internet e sempre foi baixado de modo alucinante.

Ainda nesta semana, o AM viu seu segundo single, "Whe The Sun Goes Down" chegar ao topo da parada de singles. O primeiro single, "I Bet You Look Good on the Dancefloor", já tinha alcançado o mesmo feito.

* O semanário "New Musical Express" trouxe na sua mais recente capa uma lista dos maiores álbuns britânicos desde sempre. O disco do Arctic Monkeys, "Whatever People Say I Am That's What I'm Not", já foi colocado no quinto lugar. O primeiro disco dos Beatles no ranking é o histórico "Revolver", que ficou em nono na lista. Isso porque, quando a "NME" saiu às bancas, o CD do Arctic Monkeys tinha só dois dias de loja. A "NME" curte viver o "aqui, agora".

* Recentemente, na Escandinávia, os Strokes se encontraram com o Arctic Monkeys. Julian Casablancas ficou impressionado e chamou os Monkeys para abrirem os shows dos Strokes. Amigo meu de Londres tem certeza que isso só poderia rolar nos EUA. Porque no Reino Unido, hoje, teria que ser o contrário.

* Atrapalhados e "indignados" com a fama repentina, o Arctic Monkeys proibiu ringtones com suas músicas e disse "Não" ao programa "Top of the Pops", porque não estavam a fim de dublarem a si mesmos.

* O hit "When the sun goes down" se chamava, originalmente, "Scummy" e versa sobre prostituição. No recém-lançado videoclipe, o tema está lá. Paralelo a isso, nessa semana o governo inglês lançou uma campanha visando tirar as prostitutas da rua, permitindo o chamado "small brothels", duas prostitutas e uma secretária atenderem no mesmo apartamento. Lá, por lei, uma prostituta tinha que trabalhar sozinha em um apartamento. Parece que a lei do governo e a música do Arctic Monkeys alavancaram uma a outra e o tema nunca foi tão discutido em Londres.

* Depois de Seattle, Detroit. Depois de Glasgow, Sorocaba... A nova "rock city" é Sheffield, que além do Artic Monkeys está revelando os Long Blondes, da carismática vocalista Kate Jackson. Parece que o vocalista dos Monkeys, Alex Turner, não conseguiu emprego no mesmo brecho em que Kate trabalhava por ser tímido demais.




A LISTA DO "NME"

Eis dez dos cem discos mais importantes do Reino Unido em todos os tempos, segundo a mais recente capa do semanário inglês. Antes que alguém pergunte, o Radiohead aparece em 11º, com "The Bends". Não, o Darkness não entrou na lista.

1 - The Stone Roses - "The Stone Roses"

2 - The Smiths - "The Queen Is Dead"

3 - Oasis - "Definitely Maybe"

4 - Sex Pistols - "Never Mind The Bollocks"

5 - Arctic Monkeys - "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not"

6 - Blur - "Modern Life Is Rubbish"

7 - Pulp - "Different Class"

8 - The Clash - "London Calling"

9 - The Beatles - "Revolver"

10 - The Libertines - "Up The Bracket"




COLDPLAY DANCE

Música da hora: "Talk", do Coldplay, remixada pelo DJ/produtor Jacques Lu Cont. Já ouviu?

Música 2 da hora: Como é tudo de bom o single novo da banda inglesa Rakes, "All Too Human", que vai ser lançado no final de fevereiro. O Rakes é, talvez, minha banda inglesa predileta neste século.




AMOR E RESPEITO

Spielberg? Estréia nesta sexta nos cinemas o quarto filme do badalado cineasta Beto Brant ("O Invasor"). O filme se chama "Um Crime Delicado" e é um dos assuntos da semana nas telas. Um amigo foi ver a pré-estréia do filme e pedi a ele para escrever uma sinopse rápida da obra. É mais ou menos assim: "Um famoso crítico de teatro se apaixona por uma bela mulher. Só que ele é um desastre no trato com a vida real. Ela não tem uma perna e mora no atelier de um artista plástico que faz quadros dele enroscado nela (os dois nus). O crítico morre de ciúme e entra em desespero para tirar ela do artista. Mas ela preza aquela relação acima de tudo. O artista é casado e fica claro no filme que a relaçao dele com a 'modelo' é de total respeito".
Certo?




POPLOAD TOUR 2006

Eu falei, na semana passada. O rock é moda e a moda é rock.
Este colunista se manda agora para Recife, onde foi convidado para botar som rock na famosa feira têxtil Comtex, na capital pernambucana.
A feira e o som rolam nesta segunda, 30. O flyer é este

Reprodução



Mas antes, nesta sexta 27, tem continuação a festa A Moda É Rock, devido ao sucesso da edição da semana passada.
Hoje, no Studio SP (Pinheiros, antigo Bop), este escriba discoteca, tem show do grande Cansei de Ser Sexy e ainda, como DJ convidado, o figura Johnny Luxo. Tá?

Reprodução



* No ooooutro sábado, dia 4, a Popload Tour volta à Curitiba, para tocar no Era Só O Que Faltava (República Argentina, 1334). Dias 10 e 11 de março, balada dupla em Porto Alegre. Maringá e Londrina vêm a seguir. Brasília também.




PROMOÇÃO DA SEMANA

Curto e grosso, se liga nos prêmios desta semana.

* O ótimo DVD Cool Britannia 2, do programa do inglês Jools Holland, que tem 30 apresentações legais, de Kaiser Chiefs a Oasis, de Franz Ferdinand a Supergrass.
* Um pôster gigante do Arctic Monkeys, aquela banda lá.
* Uma coletânea Popload, caseiraço, feito com dez faixas balas que incluem Clor, ShitDisco, Arctic Monkeys ao vivo, nova do Rakes, Coldplay dance, Editors...




LISTA DOS VENCEDORES

A desta e a da semana passada entram aqui já, já. Espera aê.
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca