Pensata

Lúcio Ribeiro

10/02/2006

New Order, Novo Funk, Novo Britpop

EXTRA! EXTRA!

Os brits estão chegando. Finalmente a empresa de entretenimento CIE anuncia como oficiais os shows das bandas britânicas Oasis e Echo & The Bunnymen, em São Paulo. Tudo como a gente já havia falado aqui. Uma terceira megabanda do Reino Unido terá suas apresentações divulgadas nos próximos dias: o New Order.
O Oasis dos irmãos Gallagher toca no estacionamento do Credicard Hall no dia 15 de março, em um espaço para de 12 a 15 mil pessoas. O Oasis não tocará no Rio de Janeiro, desta vez.
Três dias depois, 18, é a vez da banda de Ian McCulloch mostrar o show do recente álbum "Siberia" do lado de dentro do Credicard Hall.
O New Order toca no Brasil em meados de maio. Detalhes das negociações ainda estão sendo finalizados. Mas a Folha apurou que a histórica banda de Manchester, que nasceu do Joy Division, deve fazer dois shows no Brasil, pelo menos (São Paulo e Porto Alegre). Em Porto Alegre, o show seria no Pepsi On Stage, uma nova casa de shows da capital gaúcha.
Mais: um evento gaúcho de música eletrônica, bancado pela marca esportiva Reebok, anuncia como oficial o "New Order DJ set", na verdade um set de discotecagem do baixista Peter Hook. Ele se apresenta nas picapes no dia 3 de junho. O baixista também estaria agendado para o dia 2 na mesma festa versão paulistana, no hotel Unique.


"Fui no Matagal
pra tomar uma caipirinha
espremeu limão errado
manchou toda minha pelinha"
Bonde do Rolê, em "Melô do Vitiligo"

"Pasolini is me
'Accattone' you'll be
I entered nothing and nothing entered me
'Til you came with the key"
Morrissey, em "You Have Killed Me"

"Oh there isn't no love, no Montague's or Capulets
just banging tunes in DJ sets and
Dirty dancefloors and dreams of naughtiness"
Arctic Monkeys, em "I Bet You Look Good on the Dancefloor"


Opa!

Vêm aí o blog, o podcast, a rádio, o Mapa do Rock no Brasil 2006. As coisas vão mudar um pouquinho.

Falando em vêm aí...

* Viu lá em cima? Só epígrafes-cabeça, poéticas. Uma cita Pasolini, outra Shakespeare, outra a caipirinha.

* Você, imagino, tem PlayStation 2. Ou conhece alguém que tenha. Ou conhece alguém que conhece alguém que tenha. Então, está na hora de saber que recentemente foi lançado um jogo chamado "Guitar Hero". É demais. Você pega o joystick e vira guitarrista de uma banda. Só para dar uma idéia, eu já toquei no Deep Purple e no Franz Ferdinand. Até a chata "I Love Rock'n'Roll", da Joan Jett, fica legal quando você toca ela. Você pode tocar uma música só por tocar ou optar por algo mais "sério", tipo trilhar uma carreira. Olha que eu não sou daqueles críticos frustrados que escolheram escrever por não conseguir tocar nada. O melhor: quando se erra muito as notas de uma música, você é meio vaiado pela galera. Errar muito dá "game over", aí a banda pára de tocar e fica olhando feio para o guitarrista (no caso, você). O cara (no caso, você), humilhado, larga a guitarra e abaixa a cabeça.

* Música: "Let's Push Things Foward", The Streets. Meio antiga, tal. Mas sempre ótima. É que ouvi de bobeira enquanto escrevia esta coluna, aí quis dividir com você. Uma nova: "Raoul", The Automatics.

* No intervalo do famoso Superbowl, respectivamente o horário mais caro para publicidade na TV americana e o principal jogo do futebol americano, a série top "Lost" teve um esperto vídeo-montagem mostrado para 90 milhões de pessoas. Foram misturadas cenas do seriado com trechos do conhecido e velho vídeo de Robert Palmer, "Addicted to Love". Virou "Addicted to Lost".

* Falando em seriado, parece que o agente Jack Bauer está com a missão secreta de estragar meu show do U2.

* Vamos lá, então?




NEW ORDER NO BRASIL

Eu ensaiei aqui nas últimas semanas, mas agora dá para falar com todas as letras. A superbanda inglesa New Order está negociando uma turnê pela América do Sul no começo de maio. O show de São Paulo provavelmente acontecerá no Credicard Hall ou no seu anexo para eventos maiores, o estacionamento.

* Outro grande grupo veterano, o sorumbático Sisters of Mercy, escolheu o Brasil para fechar sua turnê mundial, comemorativo dos 25 anos da banda. Deve vir em maio, para duas apresentações: São Paulo e Rio.

* O embaço do Oasis continua, embora as negociações voltaram a tomar um rumo bom nesta semana. Pode ser que aconteça só em Buenos Aires e Santiago, mesmo.

* Vamos dar uma geral no que está confirmado, "confirmado" e em negociações nos shows do Brasil. De quebra, vem junto o calendário de shows de Buenos Aires. Vai que...

- No Brasil

Confirmados:
* Rolling Stones (18/02 no Rio)
* U2 (20 e 21/02 em São Paulo)
* Franz Ferdinand (20, 21/02 com o U2 em SP; e 23/02 no Rio)
* Fatboy Slim (17/02 em BH; 18/02 em Brasília; 25/02 em Camboriú/SC e 28/02 no carnaval de Salvador)
* Santana (15/03 em POA; 17/03 em SP e 18/03 no Rio)
* Diplo (18/3 em SP, no SonarSound)
* Supergrass, Mission of Burma (8 de abril)
* Jamiroquai (24/03 em SP)
* Sisters of Mercy (maio)

Em negociação:
* Oasis (março ou nunca)
* New Order (começo de maio)
* Echo & The Bunnymen (19/03 em SP)
* Ian Brown (maio)
* Dandy Warhols (maio)
* Shakira (primeiro semestre)
* Lauryn Hill (primeiro semestre)
* Kasabian (Claro Que É Rock - Eliminatórias)
* The Who (primeiro semestre)
* Madonna (segundo semestre)
* The Rakes (segundo semestre)
* Depeche Mode (segundo semestre)
* Arctic Monkeys (Tim Festival?)
* Clap Your Hands Say Yeah! (Tim Festival?)

- Em Buenos Aires

Confirmados:
* Rolling Stones (21 e 23/02)
* U2 (01 e 02/03)
* Franz Ferdinand (28/02, 01 e 02/03 com U2)
* Santana (09/03)
* Oasis (10/03)
* Jamiroquai (22/03)

Em negociação:
* Coldplay (segunda quinzena de abril)
* Depeche Mode (segundo semestre)
* Morrissey (segundo semestre)
* The Who (primeiro semestre)
* Madonna (segundo semestre)
* Robbie Williams (segundo semestre)




FUNK'N'ROLL - O BONDE DO ROLÊ

A mais recente traquinagem do funk carioca vem de... Curitiba. Chama Bonde do Rolê o projeto de três amigos que bota altas guitarras altas nas batidas da música que desceu dos morros do Rio, ganhar a zona sul e hoje ser o "hit do verão" em programas como o do Luciano Huck.

As letras são próprias e os palavrões e o "sotaque carioca" é de responsabilidade da vocalista Marina Ribatski, que tem um sobrenome bem longe dos termos Tigrona e Quebra-Barraco. E em músicas como "Melô do Tabaco", "Melô do Vitiligo" ou "Dança da Ventuinha" os produtores Rodrigo Gorky e Pedro D´Eyrot derramam Alice in Chains, Darkness e AC/DC sem perder o rebolado (até o chão). Tem até Smashing Pumpkins e Miss Kittin funkeados.

O "puro" funk carioca já usou riffs do rock como base de suas batidas. Mas agora as guitarras vêm para dominar.

O negócio é que a zoeira do trio curitibano ficou séria, quando o DJ e produtor americano Diplo (atração do Sonarsound, em março) recebeu um disco do Bonde do Rolê de brasileiros e foi conferir a página deles no MySpace.

O resultado é que o Bonde do Rolê virou o primeiro lançamento do novo selo de Diplo, Mad Decent (www.maddecent.com). O "Melô do Tabacco" vai ser lançado nos EUA, em single de 12 polegadas, agora em fevereiro.
O raciocínio é simples: se o funk carioca pegou as batidas "emprestadas" do hip hop old-school americano, o Bonde do Rolê agora as está devolvendo.




O NOVO BRITPOP

Não é novidade neste espaço saber que a incrível safra de bandas novas inglesas extrapola a música e representa o resgate do sentimento britânico junto à meninada inglesa, tal qual aconteceu em meados da década passada com a turma do Oasis.

O sotaque regional acentuado, de Futureheads a Maximo Park, é rasgado e entoado sem nenhuma vergonha na "new music" inglesa. O semanário "New Music Express" vive momentos de picos de venda como não se via desde que os Strokes chacoalharam o rock em 2001. O roqueiro Preston, da atuante e bacana bandinha Ordinary Boys, é hoje tão famoso na Inglaterra quanto o Tony Blair, tudo porque foi destaque no recente "Big Brother" inglês, versão de celebridades. Numa mesma semana, Preston esteve na capa da musical "NME" e na revista americana de bobagens "Hello!".

O Arctic Monkeys virou orgulho da nação porque casa com simplicidade impressionante citações a Shakespeare em letra que conta a história de uma garota bonita numa pista de dança. E esgota shows em Boston, no intransponível (para britânicos) mercado musical americano, com três meses de antecedência. As letras também explicam por que a garotada inglesa adora o menino-bomba Pete Doherty, do Babyshambles. Ele por algum motivo toca fundo nos britânicos, com seu papo sobre seu reino fantasioso de Albion, um lugar "ideal" que vive em sua cabeça.

E, por causa exatamente do Arctic Monkeys e de grupos como Kaiser Chiefs, a molecada inglesa desencanou de ser "chav" e parou de imitar o estilo dos rappers americanos. Agora, em vez de calças largas, boné, agasalho da Nike, eles vestem camisetas pólo da marca Lyle & Scott. Nasce na Inglaterra o movimento anti-Nike das roupas, tudo por causa do novo rock inglês. A moçada de hoje, conforme aconteceu na época de Oasis, Blur, Pulp, está curtindo muito ser inglês.




OUÇA ESTA CANÇÃO

Um monte de banda (artista) boa (bom) está chegando às rádios (não daqui) e à internet (tô enchendo, travando os textos assim, em parênteses?) com novas músicas. Aqui vai uma pequena relação delas:

* "Gold Lion" - Yeah Yeah Yeahs
O primeiro single de um dos álbuns mais esperados do novo rock. É deliciosa, diferente. Mais rock do que indie. É praticamente comandada pela bateria. A guitarra é comportada. E Karen O solta uns "ooh, oohs" bem bons.

* "You Have Killed Me" - Morrissey
Esta o Morrissey estreou botando à disposição no MySpace dele. Já ouvi músicas melhores no disco novo, o "Ringleader of the Tormentors", que sai em abril. Esse chororô morrisseiano, dizendo o que ele diz lá na epígrafe, parece que é a música mais alegre do disco. Imagine.

* "Funny Little Frog" - Belle & Sebastian
A volta do ótimo Belle & Sebastian se dá com o fofo "The Life Pursuit" (fiquei pensando um outro adjetivo além de "fofo", mas é difícil). É a fórmula música ensolarada/vocais sensíveis/lirismo à Smiths de sempre, ou seja, um CD bem agradável. "Funny Little Frog" está aí para não me deixar mentir. Para acompanhar batendo o pezinho.




PÔ, MTV...

Mancada da MTV. O colunista thompson Humberto Finatti, da "vizinha" Zap'n'Roll, não vai mais participar da turnê de grupos independentes que será registrada pela MTV Brasil em viagem de ônibus com as bandas, uma espécie de "on the road" no já conhecido ônibus indie da MTV. A emissora teria gongado o colunista porque queria segredo sobre seu projeto, anunciado antecipadamente no site da Dynamite. Mas nada que alguns e-mails para a MTV não revertam o quadro. Libera o Finas, MTV.

* Por falar na MTV, a rede já desenvolve "projetos secretos" para 2006. Em um deles, o telespectador escolhe, via mensagem de celular, o que clipe que vai passar. SMS, música. Alguém aí já viu o "Music Box", do SBT? E na nova versão do "Jornal da MTV", o VJ Rafa vai encarar as ruas com um capacete-câmera, fazendo entrevistas e matérias. Esse parece que vai ser bom.




POPLOAD TOUR

Depois de viajar bastante, a Popload Tour estaciona em São Paulo um pouco em fevereiro. Nesta sexta, 10, a balada é em mais uma edição da festa "A Moda É Rock", que acontece no Studio SP, na Vila Madalena. Tem atração internacional: show da banda electrolusa The Gift, amiga do Moby. O espetacular Los Pirata também se apresenta, com show do segundo disco. E também na discotecagem tem o estilista Caio Gobbi.

Reprodução



* Na próxima quinta, 16, tem a residência na sempre bombada festa Rock Fellas, do clube Vegas. Na última edição, a festa teve seu recorde de público

* Próximas paradas: em março tem Porto Alegre (duas vezes), Maringá e Londrina.




PROMOÇÃO DA SEMANA

* Um CD dos Strokes, "First Impressions of Earth", edição nacional
* Um CD "Solid Gold Hits", coletânea nervosa dos endiabrados Beastie Boys
* Mais um DVD Cool Britannia 2, do programa do inglês Jools Holland, que tem 30 apresentações legais, de Kaiser Chiefs a Oasis




RESULTADO DA SEMANA

Fiquei devendo o ganhador do DVD do Kaiser Chiefs. Vai ser adicionado a seguir. Agora os ganhadores.

* O DVD Cool Britannia 2, do programa do inglês Jools Holland
Juliana Lopes
Belo Horizonte, MG

* Um pôster gigante do Arctic Mon...
Eduardo dos Santos
São Paulo, SP
(pegar comigo, em mãos)

* A coletânea Popload 2, com Coldplay dance, Clor, Arctic Monkeys ao vivo ...
Gislany A. Gomes
Rio de Janeiro, SP

* DVD do Kaiser Chiefs
Eunice Rodrigues
São Paulo, SP

Obs.: Tenho uma pilha razoável de prêmios a despachar pelo correio. Segura a onda que nos próximos dias a coisa se normaliza. Espero.
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca