Pensata

Lúcio Ribeiro

23/02/2006

Californication

"Why don't you come over heeeeeeeeere?
We've gotta a city to loooooooooooooove"
Strokes, em "Juicebox"


E então?
Certíssimo certo?
Aqui na Califórnia o vento frio corta no meio, mas de resto tudo bem.

* Coluna curtinha, hoje, excepcionalmente. E não espere nada de U2 e Stones. Quem tem que me contar como foram os shows é você. Quer dizer... Muita gente já contou.

* As únicas coisas que eu soube foram:

- que a menina que dançou com o Bono e deu selinho nele, em "With or Without You" já tinha 8.000 scraps no orkut na madrugada do show. E que esse número chegou a 95.000 na terça. E bastantes scraps sobraram para o marido dela, também, por conta do selinho.

- que o U2 tocou "Desire" porque apareceu uma menina pedindo a música e mostrou a identidade dela. O nome da garota, tava no documento, era Desire. Não Desirée. Desire, mesmo, por causa da música.

- Que o Bono, numa entrevista para o chapa Álvaro Pereira Jr. (companheiro de LA), deu uma ferroadinha no Jagger e disse que eles ainda não estão na fase de fazer show de graça para encher de público. Vige. Parece que era brincadeira, mais ou menos...

* Falando em Jagger, uma música para você ouvir agora é a da banda inglesa Infadels, "Jagger '67". Ótima, principalmente na versão remixada pelo Eraserhead.

Reprodução



* Como dizia o Red Hot Chili Peppers, o sol pode nascer no leste, mas é em Hollywood que ele faz sua última parada. "Californication" foi o que aconteceu aqui em Los Angeles na última terça-feira e que fez o estado do Schwarzenegger parar por umas cinco horas.
Enquanto no mesmo quilômetro quadrado garotos passeavam em seus tênis Heelys, o Chili Peppers mostrava seu novo álbum a jornalistas convidados e o agente secreto Jack Bauer revelava seus segredos sobre o tal longa-metragem derivado da série "24", não longe dali uma Ferrari tão exclusiva, tão cara e tão veloz se espatifava num poste de força a quase 200 km/h, na Pacific Coast Highway.
Não sobrou nada do carro (carro, não, um objeto de arte que se move) de mais de US$ 1 milhão e um dos únicos 400 exemplares que existem (existiam). Mas agora é que vem a "californicação". O motorista escapou ileso e fugiu em disparada pelas colinas ao lado da estrada.
A polícia local iniciou uma caça ao misterioso destruidor de Ferraris (mesmo que fosse uma dele) com helicóptero e uma equipe de salvamento por terra. Em pouco tempo, TVs, rádios e jornais estavam no lugar. Óbvio, uma pessoa com um carro daqueles em LA podia bem ser uma celebrity.
Num levantamento rápido de dados, soube-se que o ator Nicholas Cage, a estrela pop Britney Spears e o roqueiro Steve Tyler (Aerosmith) haviam sido vistos recentemente na cidade em Ferraris daquela. A Califórnia prendeu a respiração.
Mas horas depois o motorista foi pego nas montanhas sem a carteirinha do Screen Actors Gold ou alguma estatueta da MTV no bolso. Era "só" um bilionário sueco qualquer que é empresário de uma marca de videogames e especialista em desenhar acidentes de carro para jogos. Aí a questão que surgiu foi outra...

* Cheguei a Los Angeles junto com o disco do grupo inglês Arctic Monkeys, que está tendo agora seu lançamento americano. Não houve um jornal ou revista que eu vi que não tenha dado cotação máxima para o CD. O "Los Angeles Times" publicou uma crítica grande com o título "OK, Britannia, nós nos rendemos". E o texto começava assim: "os britânicos fazem rock do mesmo jeito que os gregos faziam estátuas de mármore".

Reprodução



* Para que andar se você pode... rolar. Nove entre dez teens americanos têm nos pés o tênis Heelys. Aparentemente é um calçado normal, estiloso (para teens), mas que carrega embutido na sola um rolamento de borracha que, quando acionado, transforma seus pés em patins. Na primeira vez que eu vi, parecia que eu estava assistindo os "Jetsons". E, pelo que entendi, isso vai ser uma praga mundial. Se já não for.

* Depois que o ótimo Interpol incorporou o Joy Division, o rock americano cria agora oficialmente seu Bauhaus e seu Smiths. Conheça as bandas She Wants Revenge e Voxtrot. Tipo de som que faria todo sentido no Madame Satã.

* O que pode o iPod. Que o tocador de mp3 da Apple já extrapolou conceitos musicais, virou estilo de vida e pode transformar totalmente o cotidiano de uma pessoa, isso não é mais novidade. Mas em "Firewall", filme com Harrisson Ford que recém-estreou por aqui, o aparelhinho da Apple é usado pelo herói da trama para roubar US$ 20 milhões de um banco ultra-seguro. O iPod mini, ainda por cima. E o cor-de-rosa, para encerrar o assunto.

* Então quer dizer que é a banda Lúxuria quem vai abrir o show do Oasis?!

* Os Strokes estão vindo para a Califórnia agora em março. As rádios rock daqui só falam disso.

* Prepare-se para um novo Supergrass. Vi o show deles quarta no Avalon, aqui em Los Angeles, e aquela banda engraçadinha e descontraída que a gente conhecia (eu não via o show deles há tempos) virou uma bandaça. começa só o gaz no violão, depois entra o baixista pra tocar violão também, aí entra o tecladista na próxima música, depois o baterista. Vira rock pesado. Show intenso. O Supergrass é a principal atração do Campari Rock 2006, festival que conta com a curadoria deste colunista e acontece na glastonburiana Atibaia (40 min. de São Paulo), no dia 8 de abril.

* Deve ser o ar de Hollywood. Na última terça entrevistei o ator Kiefer Sutherland, nosso Jack Bauer de "24", e a toda hora tinha a impressão que ele ia empurrar a mesa, levantar uma arma e sair em disparada atrás de terroristas. Depois à noite, dormindo, sonhei que o hotel em que eu estava (estou) estava explodindo e eu precisava, entre os destroços, escapar dali o mais rápido possível. Aí, quando consegui sair e comecei a descer a pé uma deserta Sunset Boulevard, uma van suspeita começou a me perseguir. Aí acordei.

* Está à disposição de compradores na loja do iTunes a versão ao vivo de "If You're Feeling Sinister", maravilhoso álbum da banda Belle& Sebastian que foi tocado inteiro ao vivo em show de Londres, no ano passado, naquela série "Don't Look Back", em que uma banda legal apresenta faixa a faixa e ao vivo um de seus discos clássicos. "Sinister" só está disponível para download.

* Chega, né?

* A lista dos vencedores da promo passada aparecem na coluna semana que vem. Já o anúncio dos prêmios para esta semana estão aqui e agora. Vê aí: o novo DVD do Bloc Party, o documentário "God Bless Bloc Party", que acabou de sair por aqui, com entrevistas, performances ao vivo em Los Angeles e na França. Segue ainda em promo o pacote "Bizz" com quatro fascículos da história do rock + um DVD com o making of do discaço "The Joshua Tree", da série Classic Albums. Mais: o histórico disco "Goo", dos nova-iorquinos do Sonic Youth, cedido a esta coluna pela loja indie London Calling (www.londoncalling.com.br), que volta a fazer parceria com esta coluna para dar prêmios a você.

* Até semana que vem no Brasil.
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca