Pensata

Magaly Prado

01/02/2003

"Na Geral" vai para a Bandeirantes

O programa de futebol e humor que completava dois anos na Brasil 2000, deixa a rádio-escola e vai para a rádio Bandeirantes AM (840 com clone no 90,9 do FM).

Capitaneado por Lélio Teixeira, Beto Hora e Zé Paulo, o "Na Geral" muda para atingir um público maior. A rádio é líder em jornalismo e terceira do ranking geral, só ficando atrás da Globo e Capital.

O formato e o horário serão os mesmos. Eles estreiam na nova casa dia 10, de segunda a sexta, das 18h30 às 20h. "Não muda nada, vai do jeito que está aqui", diz Lélio, que acumulava a função de coordenador artístico da Brasil 2000 e deixa o cargo. Pastor já está coordenando a emissora, mais conhecida por "college radio".

O convite partiu dos Marcelos, o Parada e o Maynard, superintendente (ou algo assim pomposo, e diretor comercial, respectivamente), da emissora do Morumbi. Sobre sua saída da Brasil 2000, Lélio diz que tem de apostar, pois vale a pena pelo tamanho da rádio e pelo fato de o "Na Geral" combinar mais com a linguagem do AM. "Vamos falar para mais gente. Estávamos em uma ilha, num 'marzão' na Brasil 2000".

Eles fizeram o último programa na sexta sob choradeira da equipe e ouvintes.

Semana que vem, verifico o que saiu da RB para que eles pudessem entrar, vejo se muda alguma coisa com os meninos da Rádio Clone, que imitam três ou quatro radialistas da casa entremeados de uns quadros de palhaçadas.

Na Brasil 2000, fica a programação normal (eles eram anormais, por lá!) Isso me faz lembrar aquela famosa rádio santista, a Rádio Tantã, comandada pelos loucos (sic) do Hospital Anchieta, que ao terminar falavam: "fiquem agora com a programação normal".

Mas voltando à Brasil 2000, Pastor deve sugerir algo para entrar no horário anteriormente ocupado pelo trio hilário Lélio-Beto Hora e Zé Paulo (que às vezes chamo de João Paulo e ele fica p da vida).

Pensando bem, realmente o "Na Geral" estava completamente deslocado na Brasil 2000, e na RB estará no lugar certo.

***

Aliás, a RB promove mais mudanças. Dei na minha coluna do Agora, a volta da Maria Lydia. Ela também estréia dia 10 dividindo os microfones com o Zé Paulo de Andrade, que completa hoje 40 anos só de rádio Bandeirantes!!!!!

Eliane conta; "O titular do "Pulo do Gato" e "Jornal Gente", líderes absolutos de audiência, tem 42 anos de carreira e começou no esporte, como rádio-escuta. Depois foi locutor-noticiarista e chegou a narrador esportivo. A partir de 1977 se dedicou apenas ao jornalismo. Zé Paulo é o principal âncora do rádio de São Paulo. Parabéns !!!"

Vou entrevistá-lo de novo e conto para vocês na próxima semana, tá?

***

Ex-âncora das tardes da CBN vai formar dupla com Zé Paulo de Andrade

Jornalismo opinativo, ênfase para notícias seguidas de comentário e entrevistas com personalidades da política e da economia. Trata-se do "Gente", de segunda a sábado, das 8h às 10h, na Bandeirantes AM. Combina com Maria Lydia, familiarizada com esse tipo de programa.

A estréia é prevista para fevereiro. "Tenho conversado muito com o Fernando [Vieira de Mello, diretor de jornalismo] e estou animadíssima com a idéia", diz Maria Lydia, que saiu da CBN por conta da reformulação da rádio Globo em rede.

***

Homenagem ao Minho K

Domingo, no "Made in Brasil", o Língua de Trapo toca ao vivo no estúdio da Kiss FM, sob comando do apresentador Morcegão. Um bloco com as dez melhores do Camisa de Vênus, e ainda músicas de Rita Lee, Raul Seixas, Nau, Scowa e Máfia, Gueto e Três Hombres, em homenagem ao Minho K, que morreu ano passado.


***

Paulo Marra enviou:

Depois de um mês de férias, quando foram reprisados alguns de seus melhores momentos em 2002, a partir do dia 3 de fevereiro o programa Museu da Pessoa a Memória do Cidadão (veiculado diariamente pela Rádio Cultura AM) volta a trazer depoimentos inéditos. Durante o programa, brasileiros e estrangeiros que escolheram nosso país para viver relembram suas infâncias, as viagens de mudança para o Brasil e alguns momentos históricos importantes, entre muitos outros temas. Entre os depoimentos veiculados nesta primeira semana de fevereiro está o de Alpínolo Lopes Casali. Advogado e educador, Alpínolo narra a aventura diária vivida durante a juventude, para chegar à escola, no interior paulista.

"Bom, eu comecei a estudar quando os meus pais moravam na Fazenda São Miguel, onde se plantava e colhia cana de açúcar e ao lado a Usina Albertina, que meu pai ajudou a construir, onde se fabricava o açúcar. Chegando a hora própria de eu me alfabetizar meu pai descobriu que à distância havia na Fazenda Vassoural uma boa escola primária. E que mais perto da São Miguel e da Usina Albertina havia uma fazenda também onde dois jovens, ou duas crianças mais ou menos da minha idade iam a essa escola na Fazenda Vassoural. Então, papai entendeu-se com o pai desses dois colegas, eu saía, almoçava às 10 horas, montava a cavalo e ia até essa fazenda que se chamava Recreio, encontrava já os meus coleguinhas prontos pra irmos a Vassoural num carrinho, que era uma carroça alta, duas rodas só e um animal, andava mais 30 ou 40 minutos, chegava em Vassoural, assistíamos às aulas e às 5, 5 e meia voltávamos com chuva, com sol, deixava os meus colegas na fazenda deles, arriava o meu cavalinho, andava mais 30 a 40 minutos com sol, chuva, escuridão até a minha casa. Aí eu levava uma vida doméstica com meus pais e já com meus irmãos."

Veiculado de segunda a sexta, às 8h55; aos sábados, às 9h30; e aos domingos; às 7h55 (com reapresentação diária às 20h55) Museu da Pessoa: A Memória do Cidadão é produzido em parceira pelas equipes do Museu da Pessoa, da Paulo Marra Assessoria de Comunicação e da Rádio Cultura AM.

***

Pessoal, semana que vem coloco a Tribuna, ok? hoje (sexta) não deu tempo, pois estou acompanhando o São Paulo Fashion Week, o desfile do Rodrigo Fraga foi dez!!!! Ele é 'munchto' bom...gostei também do Marcelo Quadros, que eu não conhecia.

Beijos a todos!

Magaly
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca