Pensata

Magaly Prado

22/02/2003

Humor no rádio. Legal!

Não é que estou dando risada com três programas que ando escutando? Sou difícil de rir à toa. Sou exigente para humorísticos, mas tenho que reconhecer que depois de muito tempo, começo a gostar de alguns programas neste quesito. São programas que não são humorísticos e acabam sendo engraçados.

1º) O "Blog do Tas" me surpreendeu, pois acreditava não ser esta a intenção. Mas, no caso não é exatamente o Marcelo, quem provoca minhas risadas, mas a equipe dele. Intervenções sem forçar a barra acabam virando algo bem divertido.

2º) O "Dobalacobaco" me fez ouvir mais depois que dei boas gargalhadas. No começo achava muito gritado, ainda é um pouco, mas neste caso, o engraçado é o próprio apresentador Zé Luiz. Muntcho legal!

3º) Descobri por força do trabalho (pois iria escrever a respeito no Agora) que o programa "Chupim" é bastante engraçado também. Não via graça naqueles trotes (ainda não vejo) mas os trotes nas rádios são de rolar de rir. Pois não é a imitação simplesmente, mas o que o cara fala. Hilário. Fora isso, o próprio apresentador, o Barbur tem um jeito de se comunicar com os ouvintes que é divertidíssimo.

Enfim, alguma luz no fim do túnel das palhaçadas radiofônicas.

***

(DEI NO AGORA)

CBN REALIZA O DEBATE 'VIDA DE JOVEM: CULTURA E LAZER OU VIOLÊNCIA?'

Em parceria com o Itaú Cultural, o tradicional debate mensal da emissora (AM 780 kHz e FM 90,5 mHz) , marcado para terça-feira, das 10h às 12h será conduzido por Heródoto Barbeiro e contará com as presenças do rapper Rappin Hood, que atua na emissora comunitária Rádio Heliópolis e é autor do rap-samba de sucesso "Eu Sou Negrão"; do comentarista da CBN e presidente da Cidade Escola Aprendiz Gilberto Dimenstein, da secretária de Cultura do Estado Claudia Costin, do escritor Marçal Aquino e do pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP Marcelo Daher.

Transmitido da sede do Itaú Cultural, na av. Paulista, o encontro terá veiculação por TV a cabo e internet.

Como a cultura e o lazer podem ser usadas no combate à violência que atinge os jovens é o assunto do bate-papo que contará com a participação de ouvintes, internautas e do público presente no auditório.

De interesse não apenas dos jovens, mas de pais, tutores, juristas, administradores públicos, educadores e de toda a sociedade.

***

ESTREOU MARCANDO PRESENÇA. COLOCOU ROQUE CITADINI FAZENDO DENÚNCIAS

O radialista é conhecido por provocar discussão. Na rádio Bandeirantes, onde estreou dia 8, criou o quadro "Por Quem Você Põe a Mão no Fogo?". Citadini, vice-presidente do Corinthians, seu primeiro convidado, já respondeu logo: "Por ninguém". Depois voltou atrás. Botou pelo Dualibi (presidente do Corinthians) e pelo Lula.

Kajuru adora fazer rádio e confessa: "Todo radialista de esporte (inclusive da Pan e da Globo) sonha um dia trabalhar na rádio Bandeirantes". E explica o porquê: "É um canhão, de muito prestígio. 'Pega' realmente em todo o Brasil, pois possui também ondas curtas. É fortíssima", finaliza o elogio.

O radialista só escolheu os dias em que trabalha na nova casa: às quartas e domingos, com Zé Silvério, pois preferiu fazer dobradinha com o narrador mais famoso de São Paulo.

"Vou concorrer com Milton Neves, na Jovem Pan AM, que está em terceiro lugar [em primeiro está a rádio Globo e, em segundo, a própria Bandeirantes]. O objetivo, na verdade, é bater o Oscar Ulisses, o que é fácil demais", diz Kajuru, adiantando que não demorará três meses para alcançar a liderança. "Vou tomar o lugar da Globo, porque da Pan já tomamos (antes de ele entrar já estava em segundo)."

Kajuru não tem papas na língua e já passou por situações perigosas quando trabalhava na sua rádio K, de Goiânia, e vivia brigando com o governador Marconi Perillo. Hoje, sua emissora, que dedica 24 horas para o esporte e jornalismo, tem como sócio Datena (do "Cidade Alerta", da TV Record), que cuida da emissora e alavanca seu crescimento.

***

Varrição

Hoje começa o movimento "Varrição": universitários e a equipe da rádio Brasil 2000 FM estarão com as vassouras na mão para dar início a esse ato simbólico pelas ruas da cidade.

Ato público

A primeira ação acontece hoje, às 11h30, em frente à PUC, da Consolação (rua Marquês de Paranaguá, seguindo até a rua Maria Antonia, passando pela rua Consolação).

ELIMINADA DO "POPSTARS", CANTORA TEM TUDO PARA ESTOURAR

Desde setembro de 2002, antes da formação do Rouge, Janaína já fazia parte do circuito da música eletrônica brasileira.

Suas músicas "Tem que Valer" e "Chuva", produzidas pelo DJ Ramilson Maia, estão entre as cinco mais pedidas na programação da Energia 97 FM, segundo Sombra, o coordenador artístico.

"O DJ trouxe e experimentei colocar no ar. Os ouvintes gostaram e virou um fenômeno. É muito pedida, tão pedida quanto Madonna, que é um ícone da música pop", diz.

A música já existia e ganhou remix pelo selo Megamusic para entrar na coletânea Dance Club. Ouvintes começaram a pedir a música na 97 até que chegou ao segundo lugar.

Mas, Janaína sentiu o estouro logo após a festa de aniversário da 97 para 10 mil pessoas no ginásio do Corinthians, em 8 de dezembro.

"De lá para cá, explodiu, está tocando no programa 'Big Brother Brasil'. O DJ Zé Pedro coloca para tocar no 'É Show', da Galisteu, e já escutaram também no 'Super Pop', da Gimenez", relata.

Emissoras do interior e do litoral pegam a música na internet e soltam na programação. A rádio Morada, de Caraguatatuba, "está tocando direto, desde o Ano Novo".

"Mesmo o pessoal do mundinho eletrônico gosta, pois sabe o que se está falando", diz Janaína em alusão às letras em português.

FICOU ENTRE AS 20 FINALISTAS

Janaína participou de 13 capítulos de "Popstars" (SBT). "Hoje tenho até fã-clube", conta a cantora que marcou presença também pelo fato de ser bailarina e acrobata.

No programa, cantou diversas músicas à capela, entre elas: "Bullet Proof", "Hide You" e "Fun For Me". Esta última, do grupo Moloko, foi seu teste de vídeo.

Hoje, Janaína está finalizando seu primeiro disco e promete. Trata-se de um projeto de bossa-nova e música eletrônica, idealizado por Gui Boratto e Ramilson Maia. Além dos dois DJs, o álbum de estréia de Janaína conta com a produção de Tchorta Boratto.

"O 'Kaleidoscópio' está tocando na Jovem Pan à noite, em alguns programas da Metropolitana, no Rio e em Curitiba", diz. Tchorta.

***

(DEU NA COLUNA DE ANCELMO GOIS)

Falso Lula

Um gaiato que faz uma imitação perfeita da voz de Lula tem dado entrevistas a rádios do interior da Paraíba e até de cidades-satélites de Brasília, fazendo-se passar pelo presidente.

Uma falsa assessoria marca a conversa ao vivo. Aí, o Lula 171 entra no ar e sai tagarelando. A turma cai no trote. Já aconteceu em Patos e Cajazeiras (PB). E, segunda-feira, a vítima foi a Rádio Mega, do Gama, no DF.

***

(DEU NA AGÊNCIA BRASIL)

Governo pode dividir concessões de rádio e TV com prefeituras

O Ministério das Comunicações pode firmar convênio com as prefeituras para agilizar a regularização das rádios comunitárias que operam no país. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira, durante reunião do Conselho de Comunicação Social (CCS), no Senado, que tratou também de capital estrangeiro e baixaria na programação da TV, entre outros pontos.

Pela proposta, o Ministério dividiria as concessões com os governos locais. De acordo com a conselheira Regina Festa, é impossível analisar todos os processos já entregues. Ela considerou interessante sugestão do convênio entre o Ministério das Comunicações e as prefeituras que sediam as emissoras requerentes, para agilizar o processo de legalização.

Regina observou no entanto que a concessão via convênio deverá ser feita estritamente para emissoras que não têm finalidade comerciais e que são operadas por associações e fundações sem fins lucrativos. Estudo apresentado nesta segunda-feira na reunião do CCS estima que existem atualmente 20.000 rádios comunitárias em funcionamento no país e que apenas

1.707 estão autorizadas pelo Ministério a operar. Outras 7.366 emissoras estão com requerimentos à espera de análise.

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

***

PLENIMÚSICA E FACTORAMA

Magaly antes de mais nada, acabei de ouvir seu programa a sua revista radiofônica q vai ao ar sábados à partir das 14horas pela Rádio Capital São Paulo. Descontraída, é o começo de um ótimo futuro. Mas aproveito este, para mandar um pedido-recado as seus leitores; queria muito material, arquivo sonoro, da Rádio Difusora São Paulo(Jetmusic) dos anos '70'. Ou até, raríssimo quase impossível de existir, da 'Plenimúsica e Factorama', programação q a mesma rádio veiculou no final dos anos '60'. Desde já agradeço de montão, se acaso alguém tiver, e um grande abraço a todos, Luiz Eduardo de Melo e Silva, Belo Hte., M.G. leduardo.bh@terra.com.br

***

PROVOLONE

Olá Magaly! Acabei de descobrir sua coluna procurando sobre o programa Estádio 97 e adorei a idéia, não pensei que houvesse informações de programas de rádio na Folha On Line! Bom o que quero lhe dizer é que o humorista Provolone saiu do Estádio 97. Como você é sempre bem-informada, gostaria de saber se vc sabe do destino dele, pois ele e o Beto Hora (do Na Geral), são os dois melhores humoristas do rádio! Também gostaria de saber se vc sabe que grande surpresa que o Estádio 97 está preparando para os ouvintes e que guarda as 7 chaves mas soube que ontem a notícia vazou num jornal de sp mas não consegui descobrir.
Bom é isso, e meus parabéns!! Paulo Kaercher - SP

RESPOSTA: Paulo, a notícia é que eles estão com uma promoção para levar ouvintes para assistir ao jogo de futebol que vai rolar na Espanha. Acho que é com Real Madrid, o Sombra me falou, mas eu confundo um pouco as bolas quando o assunto é futebol. Eu mesma, publiquei na minha coluna no Agora que isso iria acontecer. Obrigada pela informação do Provolone.

***

QUEM SABE, PODE AJUDAR?

Bom dia! Li sua coluna na Folha Online. Sou estudante de jornalismo e pesquisador na universidade. Eu preciso saber os horários e as rádios que os radialistas e deputados Roberval Conte Lopes e Afanásio Jazadji têm programas. Se vc souber, por favor me passe, ok? Obrigado!! Denis Barreto

***

PARADEIRO DO ROBSON RAMOS

Olá Magaly!! Tudo bem? Dia desses, topei com alguém perguntando sobre mim ( Robson Ramos, ex-manhãs da Rádio Sucesso ) em sua coluna no 'Pensata' do 'Folha Online'. O título era 'Alguém sabe responder?' e eu mesmo respondo ao Daniel e à você. Estou em casa há 42 dias, aproveitando pra arrumar o novo apartamento e esperando, esperando, esperando... Os contatos nesta época são mais difíceis, mas quero voltar logo, afinal quem fica parado é poste, as contas ainda vencem nos finais de mês... e alguém tem que pagá-las. Um abraço e até a próxima rádio! Qual será? Coming soon!!! Robson Ramos

***

Um beijo a todos!
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca