Pensata

Magaly Prado

01/03/2003

Jovem Pan FM com novo diretor

Luiz Augusto Alper deixou a gerência artística da rádio Eldorado e é o novo diretor de programação da Jovem Pan. Nesta sexta-feira duas baixas: Marcelo Tas sai da Brasil 2000 FM e Sandra Groth da América AM. Tas estava pegando o pique do rádio novamente e seu "Blog do Tas" dava certo. Sandra era a única comunicadora da emissora, agora fica só na 105 FM, na qual já cumpria horário pelas manhãs. Veja abaixo matérias com os dois.

*

ALPER SAI DA ELDORADO PARA A JOVEM PAN FM

Oficialmente começa amanhã, mas durante a semana passada já cumpriu meio expediente em cada uma delas. Na Eldorado para passar o bastão para Rogério, programador da rádio há muitos anos. E na Jovem Pan, onde vai ocupar o cargo de diretor de programação da FM de São Paulo, para começar a pegar pé da situação. Marcelo Eduardo dos Santos fica com a coordenação da rede e Emílio Surita permanece o diretor artístico. "É preciso trazer a Jovem Pan para uma posição mais justa no ranking de audiência. Ela é referência para o Brasil e acho injusta sua atual posição", diz Alper, que foi convidado por Tutinha. "Gostei muito da proposta do projeto que ele tem para a rádio Jovem Pan e achei um desafio", conta Alper.

Além de fazer a audiência crescer, os projetos artísticos que Tutinha quer implantar atraíram Alper. "Um dos motivos é esse, que eu contribua nos projetos", diz Alper. "Vou colocar em prática as idéias do Tutinha que não foram colocadas e que eu considero boas", completa.

Quanto à rádio Eldorado/Estadão, uma empresa foi contratada para fazer uma revisão de gastos da parte financeira da empresa como um todo e não somente na rádio.

***

Dei no Agora

MARCELO E EQUIPE DO "BLOG DO TAS" SE DESPEDIRAM NA SEXTA-FEIRA

O programa das manhãs da Brasil 2000 ficou apenas quatro meses no ar. "Foi de sopetão. Soube um dia antes. Todos da rádio ficaram chateados. O projeto de fazer jornalismo para a molecada vai ser abortado", disse Marcelo Tas.

O "Blog" era apresentado das 9h às 11h. "O último mês foi o mais divertido, mas eu percebia uma certa insegurança no ar. Foram os quatro meses mais felizes da minha vida. Apesar dos meus dois anos na 89 FM, eu considerei meu batismo, pois fazia programa todo dia, ao vivo, com participação do ouvinte. Foi um privilégio, sou um sortudo de ter tido essa chance. Rádio é uma droga boa que vicia", falou Tas, avisando que o blog na internet continua.

*

SEM RESTRIÇÕES ARTÍSTICAS

"O 'Blog do Tas' e seus altos custos de produção inviabilizaram a permanência na programação", afirmou Juan Pastor, coordenador de programação da Brasil 2000 FM, descartando restrições artísticas.

Daqui para frente, Pastor garante que a emissora, apesar de estar enxugando gastos, vai manter a criatividade. "Mas com programas de formatos mais adequados com a realidade do mercado", disse Pastor, frisando que é característica da Brasil 2000 fazer programas diferenciados. Só que agora com custos acessíveis. Pastor citou que a equipe de Tas era grande.

***

DEPOIS DE 13 ANOS, A APRESENTADORA LARGOU A AMÉRICA NA SEXTA-FEIRA

Quando chegou a hora de renovar o contrato com a emissora, houve divergências salariais e não houve acerto financeiro com a comunicadora Sandra Groth, segundo Eduardo Gasciarino, diretor comercial da América.

Ainda assim, houve outro agravante, as mudanças de horário que estão promovendo na América. "Iria ficar apertado para ela. Sandra havia me dito que não parava em casa etc e ela acabou saindo", conta.

Sandra Groth mantém seu horário na 105 FM pelas manhãs.

Na América quem ocupa seu lugar das 15h às 17h é Kaká Siqueira, que na verdade, está cumprindo o horário até às 19h, pois entrou no lugar também de Léo Fernandes, que fazia das 17h às 19h e passa a comandar apenas os finais de semana (sábados e domingos das 6h às 9h).

"Estamos testando o Kaká Siqueira no horário do final da tarde. Caso dê certo, o que é bem provável, ele deixa as manhãs (das 4h às 7h) para Léo Fernandes", conta Gasciarino, que quis dar uma característica mais alegre, mais explosiva ao horário.

"Léo Fernandes possui um padrão muito sério. Tentamos mudar, mas ele mesmo me disse: 'Eduardo, não dá'. E lá na frente, pois primeiro o Kaká precisa se fortalecer nos dois horários, quem sabe o Léo não vai para de manhã?"

Com a saída de Sandra Groth, não há mais mulheres na América.

*

Sandra Groth já ocupou o horário nobre do rádio: pela manhã, na América e liderava a audiência, das 8h às 13h.

Quando saiu, colocaram Fábio Teruel e não deu certo. Depois tentaram com Samuel Gonçalves e também não deu certo. Só com Eli Corrêa é que vingou, segundo relato de Sandra.

Hoje vai se dedicar ao horário das 8h às 12h que comanda na 105.

Aliás, Sandra, que completou 20 anos de rádio em 2002, foi pioneira na locução diurna em FM, pois mulheres só falavam à noite ou de madrugada.

Deu início à sua carreira na rádio Cidade, de Recife. Em São Paulo, começou na Cidade, mas trabalhou também na Metrô e na Band FM.

***

Esta semana ficamos sem tribuna, ta?

beijos e bom carnaval a todos.

Magaly
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca